Levítico - Bíblia de Estudo Online

Se uma mulher deu à luz um filho, ela ficou impura por 7 dias (Levítico 12: 1-5), seguida por um adicional de 33 dias antes de poder ser purificada (v. 4). No caso de uma filha, cada período de tempo foi duas vezes mais longo (duas semanas mais 66 dias, v. 5).

Foi somente durante seu período de 7 a 14 dias que ela foi contagiosamente impura (isto é, como ela era impura durante seu período mensal, v.2; cf. 15: 19-24), mas ela ainda era individualmente impura para o restante do tempo e não pôde entrar no santuário até que os 40 ou 80 dias de sua purificação terminassem.

A razão pela qual ela era impura por um longo período para uma menina não é declarada, mas talvez uma alta pós-natal durasse mais no caso de uma menina, ou talvez a razão fosse que a criança estaria sujeita à impureza associada ao parto e ao parto. (1)

Esboço de Levítico 12:

12.1 – 5: Purificação cerimonial

12.6 – 8: Purificação pelo nascimento

 

Levítico 12.1 – 5: Purificação cerimonial

1 Disse o Senhor a Moisés:

2 Diga aos israelitas: Quando uma mulher engravidar e der à luz um menino, estará impura por sete dias, assim como está impura durante o seu período menstrual.

3 No oitavo dia o menino terá que ser circuncidado.

4 Então a mulher aguardará trinta e três dias para ser purificada do seu sangramento. Não poderá tocar em nenhuma coisa sagrada e não poderá ir ao santuário, até que se completem os dias da sua purificação.

5 Se der à luz uma menina, estará impura por duas semanas, como durante o seu período menstrual. Nesse caso aguardará sessenta e seis dias para ser purificada do seu sangramento.

Levítico 12.6 – 8: Purificação pelo nascimento

6 Quando se completarem os dias da sua purificação pelo nascimento de um menino ou de uma menina, ela trará ao sacerdote, à entrada da Tenda do Encontro, um cordeiro de um ano para o holocausto e um pombinho ou uma rolinha como oferta pelo pecado.

7 Ele os oferecerá ao Senhor para fazer propiciação por ela, que ficará pura do fluxo do seu sangramento. Essa é a regulamentação para a mulher que der à luz um menino ou uma menina.

8 Se ela não tiver recursos para oferecer um cordeiro, poderá trazer duas rolinhas ou dois pombinhos, um para o holocausto e o outro para a oferta pelo pecado. Assim o sacerdote fará propiciação por ela, e ela ficará pura.

 

Referências:

Lindsey, F. D. (1985). Leviticus. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 191–192). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here