Em Levítico 12 vemos o início das regras referentes ao tratamento com as diversas formas de contaminação que poderia haver entre o povo. Daqui até o capítulo 15, o que vemos é um intenso desejo, por parte de Deus, em manter Seu povo completamente santo e sadio.
O Senhor deseja que não apenas a nossa alma seja purificada, o que era possível através dos vários sacrifícios, mas também que o corpo e o ambiente em que eles viviam, fossem limpos.
Isso fica claro, quando analisamos este pensamento com a declaração do escritor aos Hebreus:
Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. (Hebreus 10:22).
A contaminação sanitária, ainda hoje é a responsável pela morte de milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com pesquisa feita pela OMS, cerca de 2 milhões de pessoas morrem todos os anos por ingerir comida ou água contaminada (dados de 2015).
Agora pense comigo, se isso acontece no século XXI, imagine milhares de anos a.C.
O que fica muito claro nestes capítulos, é que temos um Deus amoroso e bom, que cuida de todas as partes do nosso ser e não apenas da nossa espiritualidade.
Esboço de Levítico 12:
12.1 – 5: Purificação cerimonial
12.6 – 8: Purificação pelo nascimento
Levítico 12.1 – 5: Purificação cerimonial
1 Disse o Senhor a Moisés:
2 Diga aos israelitas: Quando uma mulher engravidar e der à luz um menino, estará impura por sete dias, assim como está impura durante o seu período menstrual.
3 No oitavo dia o menino terá que ser circuncidado.
4 Então a mulher aguardará trinta e três dias para ser purificada do seu sangramento. Não poderá tocar em nenhuma coisa sagrada e não poderá ir ao santuário, até que se completem os dias da sua purificação.
5 Se der à luz uma menina, estará impura por duas semanas, como durante o seu período menstrual. Nesse caso aguardará sessenta e seis dias para ser purificada do seu sangramento.
Levítico 12.6 – 8: Purificação pelo nascimento
6 Quando se completarem os dias da sua purificação pelo nascimento de um menino ou de uma menina, ela trará ao sacerdote, à entrada da Tenda do Encontro, um cordeiro de um ano para o holocausto e um pombinho ou uma rolinha como oferta pelo pecado.
7 Ele os oferecerá ao Senhor para fazer propiciação por ela, que ficará pura do fluxo do seu sangramento. Essa é a regulamentação para a mulher que der à luz um menino ou uma menina.
8 Se ela não tiver recursos para oferecer um cordeiro, poderá trazer duas rolinhas ou dois pombinhos, um para o holocausto e o outro para a oferta pelo pecado. Assim o sacerdote fará propiciação por ela, e ela ficará pura.