Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Levítico 17 Estudo: A Proibição de Comer Sangue

Depois da lei a respeito da expiação a ser feita por toda Israel pelo sumo sacerdote, no Tabernáculo, com o sangue de novilhos e bodes, em Levítico 17 temos duas proibições, necessárias para a preservação da honra desta expiação.

Nenhum sacrifício poderia ser oferecido por qualquer pessoa exceto pelos sacerdotes, nem em outro lugar que não fosse à porta do Tabernáculo, sob pena de morte, v.v. 1-9.

Nenhum sangue deveria ser comido, também sob a mesma penalidade, v. 10ss.  (Henry, Matthew, Comentário do Pentateuco)

Esboço de Levítico 17:

Levítico 17.1 – 9: Instruções a respeito do sacrifício

Levítico 17.10 – 16: A proibição de comer sangue 

 

Levítico 17.1 – 9: Instruções a respeito do sacrifício

1 O Senhor disse a Moisés:

2 Diga a Arão e seus filhos e a todos os israelitas o que o Senhor ordenou:

3 Qualquer israelita que sacrificar um boi, um cordeiro ou um cabrito dentro ou fora do acampamento,

4 e não o trouxer à entrada da Tenda do Encontro para apresentá-lo como oferta ao Senhor, diante do tabernáculo do Senhor, será considerado culpado de sangue; derramou sangue e será eliminado do meio do seu povo.

5 Os sacrifícios, que os israelitas agora fazem em campo aberto, passarão a trazer ao Senhor, entregando-os ao sacerdote, para oferecê-los ao Senhor, à entrada da Tenda do Encontro, e os sacrificarão como ofertas de comunhão.

6 O sacerdote aspergirá o sangue no altar do Senhor, à entrada da Tenda do Encontro, e queimará a gordura como aroma agradável ao Senhor.

7 Não oferecerão mais sacrifícios aos ídolos em forma de bode, aos quais prestam culto imoral. Este é um decreto perpétuo para eles e para as suas gerações.

8 Diga-lhes: Todo israelita ou estrangeiro residente que oferecer holocausto ou sacrifício,

9 e não o trouxer à entrada da Tenda do Encontro para oferecê-lo ao Senhor, será eliminado do meio do seu povo.

Levítico 17.10 – 16: A proibição de comer sangue

10 Todo israelita ou estrangeiro residente que comer sangue de qualquer animal, contra esse eu me voltarei e o eliminarei do meio do seu povo.

11 Pois a vida da carne está no sangue, e eu o dei a vocês para fazerem propiciação por si mesmos no altar; é o sangue que faz propiciação pela vida.

12 Por isso digo aos israelitas: Nenhum de vocês poderá comer sangue, nem também o estrangeiro residente.

13 Qualquer israelita ou estrangeiro residente que caçar um animal ou ave que se pode comer, derramará o sangue e o cobrirá com terra,

14 porque a vida de toda carne é o seu sangue. Por isso eu disse aos israelitas: Vocês não poderão comer o sangue de nenhum animal, porque a vida de toda carne é o seu sangue; todo aquele que o comer será eliminado.

15 Todo aquele que, natural da terra ou estrangeiro, comer um animal encontrado morto ou despedaçado por animais selvagens, lavará suas roupas e se banhará com água, e ficará impuro até a tarde; então estará puro.

16 Mas, se não lavar suas roupas nem se banhar, sofrerá as consequências da sua iniquidade.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Lilian Cabral disse:

    Estou amando os estudos por aqui, tem me ajudado muito na compreensão de algumas passagens bíblicas. Parabéns! Shalom e graça e paz!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.