Levítico - Bíblia de Estudo Online

A oferta de grãos (ou cereais) (minḥâh, que fora do sistema levítico poderia se referir a qualquer presente ou oferenda; (ver Gn 4:3-5; Jud. 6:18; 1 Sm 2:17) era normalmente grosseira. Cereal moído (trigo ou cevada), misturado com azeite e coberto com incenso. A oferta de cereais era para ser livre de fermento e mel (Levítico 2:11), mas deveria ser salgada como todas as ofertas para o altar (v. 13).

Uma oferta de cereais poderia ser oferecida por si só como um sacrifício distinto (por exemplo, vv. 14-16; 6:14; Nm. 5:15). No entanto, seu uso mais comum era como acompanhamento para uma oferta queimada ou de bolsa.

Sempre acompanhava as ofertas de comunhão (Lv 7:12-14; cf. Nm 15:4) e normalmente acompanhava os holocaustos, especialmente as ofertas de calendário (Nm 28-29).

Outra oferta suplementar não mencionada em Levítico 1–7, mas explicada em Números 15:8–10, foi a oferta de bebida (consistindo de vinho ou bebida forte) que foi derramada ao Senhor “no santuário” (Números 28: 7).

Esta oblação foi oferecida juntamente com a oferta de cereais que acompanhava uma oferta queimada ou de comunhão. A quantidade tanto da oferta de cereais como da oferta de bebida foi fixada de acordo com o tipo de animal de sacrifício que ela acompanhava (cf. Nm 15: 2-10).

No entanto, ofertas de cereais foram excluídas dos holocaustos para o sumo sacerdote e as pessoas no ritual de expiação especial no Dia da Expiação (Lv 16: 3, 5, 24). (1)

Esboço de Levítico 2:

2.1 – 10: As ofertas de manjares

2.11 – 16: A oferta de cereal 

 

Levítico 2.1 – 10: As ofertas de manjares

1 Quando alguém trouxer uma oferta de cereal ao Senhor, terá que ser da melhor farinha. Sobre ela derramará óleo, colocará incenso

2 e a levará aos descendentes de Arão, os sacerdotes. Um deles apanhará um punhado da melhor farinha com óleo e com todo o incenso, e os queimará no altar como porção memorial. É oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

3 O que restar da oferta de cereal pertence a Arão e a seus descendentes; é parte santíssima das ofertas dedicadas ao Senhor preparadas no fogo.

4 Se um de vocês trouxer uma oferta de cereal assada no forno, seja da melhor farinha: bolos feitos sem fermento, amassados com óleo, ou pães finos sem fermento e untados com óleo.

5 Se a sua oferta de cereal for preparada numa assadeira, seja da melhor farinha, amassada com óleo e sem fermento.

6 Divida-a em pedaços e derrame óleo sobre ela; é uma oferta de cereal.

7 Se a sua oferta de cereal for cozida numa panela, seja da melhor farinha com óleo.

8 Traga ao Senhor a oferta de cereal feita desses ingredientes e apresente-a ao sacerdote, que a levará ao altar.

9 Ele apanhará a porção memorial da oferta de cereal e a queimará no altar; é oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

10 O restante da oferta de cereal pertence a Arão e a seus descendentes; é parte santíssima das ofertas dedicadas ao Senhor preparadas no fogo.

Levítico 2.11 – 16: A oferta de cereal

11 Nenhuma oferta de cereal que vocês trouxerem ao Senhor será feita com fermento, pois vocês não queimarão fermento nem mel como oferta preparada no fogo ao Senhor.

12 Podem trazê-los como oferta dos primeiros frutos ao Senhor, mas não podem oferecê-los no altar como aroma agradável.

13 Temperem com sal todas as suas ofertas de cereal. Não excluam de suas ofertas de cereal o sal da aliança do seu Deus; acrescentem sal a todas as suas ofertas.

14 Se você trouxer ao Senhor uma oferta de cereal dos primeiros frutos, ofereça grãos esmagados de cereal novo, tostados no fogo.

15 Sobre ela derrame óleo e coloque incenso; é oferta de cereal.

16 O sacerdote queimará a porção memorial do cereal esmagado e do óleo, juntamente com todo o incenso, como uma oferta ao Senhor preparada no fogo.

 

Referências:

Lindsey, F. D. (1985). Leviticus. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 176). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here