Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Levítico 2 Estudo: A Oferta de Manjares e Cereal

Em Levítico 2 temos a lei relativa às ofertas de manjares. A composição destas, seja de flor de farinha crua com azeite e incenso (v. 1), ou assada no formo (v. 4), ou em uma caçarola (v.v. 5,6), ou em uma frigideira, v. 7.  E o tratamento que lhes era dado, quanto à farinha (v.v. 2,3), quanto aos bolos asmos, v.v. S-10.

Algumas regras peculiares no tocante a isso que, fermento e mel jamais devem ser aceitos (v.v. 11,12), e que o sal nunca deverá faltar nas ofertas de manjares, v. 13. A lei relativa às ofertas das primícias das espigas, v. 14ss. (Henry, Matthew, Comentário do Pentateuco)

Esboço de Levítico 2:

Levítico 2.1 – 10: As ofertas de manjares

Levítico 2.11 – 16: A oferta de cereal 

 

Levítico 2.1 – 10: As ofertas de manjares

1 Quando alguém trouxer uma oferta de cereal ao Senhor, terá que ser da melhor farinha. Sobre ela derramará óleo, colocará incenso

2 e a levará aos descendentes de Arão, os sacerdotes. Um deles apanhará um punhado da melhor farinha com óleo e com todo o incenso, e os queimará no altar como porção memorial. É oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

3 O que restar da oferta de cereal pertence a Arão e a seus descendentes; é parte santíssima das ofertas dedicadas ao Senhor preparadas no fogo.

4 Se um de vocês trouxer uma oferta de cereal assada no forno, seja da melhor farinha: bolos feitos sem fermento, amassados com óleo, ou pães finos sem fermento e untados com óleo.

5 Se a sua oferta de cereal for preparada numa assadeira, seja da melhor farinha, amassada com óleo e sem fermento.

6 Divida-a em pedaços e derrame óleo sobre ela; é uma oferta de cereal.

7 Se a sua oferta de cereal for cozida numa panela, seja da melhor farinha com óleo.

8 Traga ao Senhor a oferta de cereal feita desses ingredientes e apresente-a ao sacerdote, que a levará ao altar.

9 Ele apanhará a porção memorial da oferta de cereal e a queimará no altar; é oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

10 O restante da oferta de cereal pertence a Arão e a seus descendentes; é parte santíssima das ofertas dedicadas ao Senhor preparadas no fogo.

Levítico 2.11 – 16: A oferta de cereal

11 Nenhuma oferta de cereal que vocês trouxerem ao Senhor será feita com fermento, pois vocês não queimarão fermento nem mel como oferta preparada no fogo ao Senhor.

12 Podem trazê-los como oferta dos primeiros frutos ao Senhor, mas não podem oferecê-los no altar como aroma agradável.

13 Temperem com sal todas as suas ofertas de cereal. Não excluam de suas ofertas de cereal o sal da aliança do seu Deus; acrescentem sal a todas as suas ofertas.

14 Se você trouxer ao Senhor uma oferta de cereal dos primeiros frutos, ofereça grãos esmagados de cereal novo, tostados no fogo.

15 Sobre ela derrame óleo e coloque incenso; é oferta de cereal.

16 O sacerdote queimará a porção memorial do cereal esmagado e do óleo, juntamente com todo o incenso, como uma oferta ao Senhor preparada no fogo.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.