Levítico - Bíblia de Estudo Online

Em Levítico 2, vemos o segundo tipo de ofertas de cheiro suave: as ofertas de manjares. Elas representam o equilíbrio que há no caráter perfeito de Jesus. Nele não há excessos em nenhum de seus atributos.

Os elementos desta oferta possuem várias representações relacionadas a vida e ministério de Cristo.

O fogo – um exemplo do estilo de vida do Senhor, mesmo sendo Deus, não foi poupado dos sofrimentos e angústia desta vida. As mesmas dores que nos atingem todos os dias, o atingiram de maneira impiedosa e exigente, inclusive na sua forma de morte.

Incenso – a forma como o cheiro da obediência e orações de Jesus encheram as narinas de Deus de prazer e satisfação. A vida de Seu Filho foi a única que atingiu todo o propósito de obediência exigida pelo Pai (Êxodo 30:34-37).

Sem fermento – Jesus é a representação da verdade absoluta. Ele não é uma verdade dentre tantas, Ele é a própria verdade. A ausência de fermento, simboliza isso (Êxodo 12:15).

Ausência de Mel – Cristo não se utilizou de métodos egoístas, diabólicos, mentirosos ou qualquer forma de engano em sua vida. Todos os que vieram até Ele e creram, o fizeram com base na verdade e foram atraídos pela graça de Deus.

Azeite misturado – um símbolo do nascimento sobrenatural de Jesus (Mateus 1:18-23). Gerado pelo Espírito Santo, no ventre da virgem Maria, nele se cumpriu a promessa de Isaías 7:14.

Unção com azeite – representa Jesus sendo cheio do Espírito Santo, logo após ser batizado por João Batista nas águas do Jordão (João 1:32).

O forno – além das aflições físicas, Jesus foi exposto a muitos sofrimentos na alma. A rejeição e incredulidade dos judeus, a traição de Judas, o julgamento injusto, o pedido da multidão por Barrabás, enfim, muitas situações agrediram sua alma (Hebreus 2:18).

A frigideira – representa o sofrimento visível de Jesus. O espancamento, os açoites, os cravos em suas mãos e o seu lado transpassado pela lança do soldado romano (Mateus 27:27-31).

Salo caráter relevante e imparcial de Cristo. O brilho da verdade, o poder para se posicionar e fazer a diferença. A presença de Jesus impede o apodrecimento da alma.

Esboço de Levítico 2:

2.1 – 10: As ofertas de manjares

2.11 – 16: A oferta de cereal 

 

Levítico 2.1 – 10: As ofertas de manjares

1 Quando alguém trouxer uma oferta de cereal ao Senhor, terá que ser da melhor farinha. Sobre ela derramará óleo, colocará incenso

2 e a levará aos descendentes de Arão, os sacerdotes. Um deles apanhará um punhado da melhor farinha com óleo e com todo o incenso, e os queimará no altar como porção memorial. É oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

3 O que restar da oferta de cereal pertence a Arão e a seus descendentes; é parte santíssima das ofertas dedicadas ao Senhor preparadas no fogo.

4 Se um de vocês trouxer uma oferta de cereal assada no forno, seja da melhor farinha: bolos feitos sem fermento, amassados com óleo, ou pães finos sem fermento e untados com óleo.

5 Se a sua oferta de cereal for preparada numa assadeira, seja da melhor farinha, amassada com óleo e sem fermento.

6 Divida-a em pedaços e derrame óleo sobre ela; é uma oferta de cereal.

7 Se a sua oferta de cereal for cozida numa panela, seja da melhor farinha com óleo.

8 Traga ao Senhor a oferta de cereal feita desses ingredientes e apresente-a ao sacerdote, que a levará ao altar.

9 Ele apanhará a porção memorial da oferta de cereal e a queimará no altar; é oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

10 O restante da oferta de cereal pertence a Arão e a seus descendentes; é parte santíssima das ofertas dedicadas ao Senhor preparadas no fogo.

Levítico 2.11 – 16: A oferta de cereal

11 Nenhuma oferta de cereal que vocês trouxerem ao Senhor será feita com fermento, pois vocês não queimarão fermento nem mel como oferta preparada no fogo ao Senhor.

12 Podem trazê-los como oferta dos primeiros frutos ao Senhor, mas não podem oferecê-los no altar como aroma agradável.

13 Temperem com sal todas as suas ofertas de cereal. Não excluam de suas ofertas de cereal o sal da aliança do seu Deus; acrescentem sal a todas as suas ofertas.

14 Se você trouxer ao Senhor uma oferta de cereal dos primeiros frutos, ofereça grãos esmagados de cereal novo, tostados no fogo.

15 Sobre ela derrame óleo e coloque incenso; é oferta de cereal.

16 O sacerdote queimará a porção memorial do cereal esmagado e do óleo, juntamente com todo o incenso, como uma oferta ao Senhor preparada no fogo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here