Levítico - Bíblia de Estudo Online

Os sacerdotes deviam evitar a impureza cerimonial decorrente do contato com os mortos (Levítico 21:1b – 4), exceto no caso de um parente próximo (uma relação de sangue dentro de sua própria casa, não um relacionado a ele pelo casamento v.5).

Mas essa permissão para tocar o corpo de um parente próximo não era permitida no caso específico de Nadabe e Abiú (10:3-7), provavelmente porque suas mortes eram um julgamento divino.

Como todos os israelitas, os sacerdotes deveriam evitar costumes pagãos de luto (Levíticos 21:5–6). Tal associação com práticas pagãs tornaria-as profanas e profanaria o nome de seu Deus, tornando-as impróprias para apresentar as oferendas no altar.

Pelas mesmas razões, os sacerdotes evitavam casar-se com prostitutas e divorciados, mas podiam casar-se com uma viúva (contraste v. 14). Obviamente, a reputação da esposa de um sacerdote pode refletir na aptidão de seu marido para ministrar em coisas sagradas (Levítico 21:7-8).

A motivação e os meios de santidade são encontrados no pronunciamento divino, “eu o SENHOR, que te faz santo”, isto é, o Senhor, seu Santificador, sou santo. A tríplice repetição desta frase (ou similar) marca as três seções principais deste capítulo (vv. 15,23).

Não apenas a reputação da esposa de um sacerdote (vv. 7-8), mas também a reputação de sua filha afetava sua aptidão para o serviço sacerdotal. Tal prostituição (seja cultual, em um santuário pagão ou não-cultural) exigia a pena de morte (queimada pelo fogo). (1)

Esboço de Levítico 21:

21.1 – 9: Leis a respeito do sacerdote

21.10 – 15: Com relação ao casamento

21.16 – 24: Somente o melhor 

 

Levítico 21.1 – 9: Leis a respeito do sacerdote

1 Disse ainda o Senhor a Moisés: Diga o seguinte aos sacerdotes, os filhos de Arão: Um sacerdote não poderá tornar-se impuro por causa de alguém do seu povo que venha a morrer,

2 a não ser por um parente próximo, como mãe ou pai, filho ou filha, irmão,

3 ou irmã virgem dependente dele por ainda não ter marido; por causa dela, poderá tornar-se impuro.

4 Não poderá tornar-se impuro e contaminar-se por causa de parentes por casamento.

5 Os sacerdotes não raparão a cabeça, nem apararão as pontas da barba, nem farão cortes no corpo.

6 Serão santos ao seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus. Pelo fato de apresentarem ao Senhor as ofertas preparadas no fogo, ofertas de alimento do seu Deus, serão santos.

7 Não poderão tomar por mulher uma prostituta, uma moça que tenha perdido a virgindade, ou uma mulher divorciada do seu marido, porque o sacerdote é santo ao seu Deus.

8 Considerem-no santo, porque ele oferece o alimento do seu Deus. Considerem-no santo, porque eu, o Senhor, que os santifico, sou santo.

9 Se a filha de um sacerdote se corromper, tornando-se prostituta, desonra seu pai; deverá morrer queimada.

Levítico 21.10 – 15: Com relação ao casamento

10 O sumo sacerdote, aquele entre seus irmãos sobre cuja cabeça tiver sido derramado o óleo da unção, e que tiver sido consagrado para usar as vestes sacerdotais, não andará descabelado, nem rasgará as roupas em sinal de luto.

11 Não entrará onde houver um cadáver. Não se tornará impuro, nem mesmo por causa do seu pai ou da sua mãe;

12 e não deixará o santuário do seu Deus, nem o profanará, porquanto foi consagrado pelo óleo da unção do seu Deus. Eu sou o Senhor.

13 A mulher que ele tomar terá que ser virgem.

14 Não poderá ser viúva, nem divorciada, nem moça que perdeu a virgindade, nem prostituta, mas terá que ser uma virgem do seu próprio povo,

15 assim ele não profanará a sua descendência entre o seu povo. Eu sou o Senhor, que o santifico.

Levítico 21.16 – 24: Somente o melhor

16 Disse ainda o Senhor a Moisés:

17 Diga a Arão: Pelas suas gerações, nenhum dos seus descendentes que tenha algum defeito poderá aproximar-se para trazer ao seu Deus ofertas de alimento.

18 Nenhum homem que tenha algum defeito poderá aproximar-se: ninguém que seja cego ou aleijado, que tenha o rosto defeituoso ou o corpo deformado;

19 ninguém que tenha o pé ou a mão defeituosos,

20 ou que seja corcunda ou anão, ou que tenha qualquer defeito na vista, ou que esteja com feridas purulentas ou com fluxo, ou que tenha testículos defeituosos.

21 Nenhum descendente do sacerdo­te Arão que tenha qualquer defeito poderá aproximar-se para apresentar ao Senhor ofertas preparadas no fogo. Tem defeito; não poderá aproximar-se para trazê-las ao seu Deus.

22 Poderá comer o alimento santíssimo de seu Deus, e também o alimento santo;

23 contudo, por causa do seu defeito, não se aproximará do véu nem do altar, para que não profane o meu santuário. Eu sou o Senhor, que os santifico.

24 Foi isso que Moisés falou a Arão e a seus filhos e a todos os israelitas.

 

Referências:

Lindsey, F. D. (1985). Leviticus. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 203). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here