Levítico - Bíblia de Estudo Online

Em Levítico 3, continuamos a ver uma exposição relacionada as ofertas de cheiro suave. Neste capítulo veremos as ofertas pacíficas, que representam a paz entre o homem pecador e o Deus Santo, sendo seladas pela apresentação do holocausto e da remissão dos pecados.

Ao contrário das outras, a oferta pacífica nem era queimada como os holocaustos, nem era oferecida aos sacerdotes como a oferta de manjares, ela deveria assumir a forma de uma refeição onde Deus, o sacerdote e o ofertante, participam juntos.

Após a aceitação de seu arrependimento, o ofertante tem paz com Deus, para se relacionar, se aproximar e participar da mesa do Senhor.

É prazer de Deus nos perdoar e nos aceitar, e Ele faz isso mediante a intercessão de Jesus. Aos romanos o apóstolo Paulo diz: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1).

Após o perdão de Deus, não devemos permitir que o Diabo ou os pensamentos de uma consciência culpada nos oprima. Uma vez que Cristo nos perdoou, somos recebidos por Deus, de maneira pacífica e prazerosa.

Ou seja, Ele não deseja nos destruir ou punir, mas nos acolher em Seus braços de amor. O ambiente ideal para louvor, adoração e reconhecimento da bondade e do amor do Senhor.

Portanto, todas as vezes que cometer um erro, se aproxime de Deus com arrependimento, fé e sem constrangimento, pois o Senhor tem prazer em Ser bondoso com o Seu povo, com aqueles que invocam o Seu Santo Nome.

Esboço de Levítico 3:

3.1 – 5: A lei do sacrifício pacífico

3.6 – 11: Sacrifício de comunhão

3.12 – 17: Se a oferta for um cabrito 

 

Levítico 3.1 – 5: A lei do sacrifício pacífico

1 Quando a oferta de alguém for sacrifício de comunhão, assim se fará: se oferecer um animal do gado, seja macho ou fêmea, apresentará ao Senhor um animal sem defeito.

2 Porá a mão sobre a cabeça do animal, que será morto à entrada da Tenda do Encontro. Os descendentes de Arão, os sacerdotes, derramarão o sangue nos lados do altar.

3 Desse sacrifício de comunhão, oferta preparada no fogo, ele trará ao Senhor toda a gordura que cobre as vísceras e está ligada a elas,

4 os dois rins com a gordura que os cobre e que está perto dos lombos, e o lóbulo do fígado, que ele removerá junto com os rins.

5 Os descendentes de Arão queimarão tudo isso em cima do holocausto que está sobre a lenha acesa no altar como oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

Levítico 3.6 – 11: Sacrifício de comunhão

6 Se oferecer um animal do rebanho como sacrifício de comunhão ao Senhor, trará um macho ou uma fêmea sem defeito.

7 Se oferecer um cordeiro, ele o apresentará ao Senhor.

8 Porá a mão sobre a cabeça do animal, que será morto diante da Tenda do Encontro. Então os descendentes de Arão derramarão o sangue nos lados do altar.

9 Desse sacrifício de comunhão, oferta preparada no fogo, ele trará ao Senhora gordura, tanto a da cauda gorda cortada rente à espinha, como toda a gordura que cobre as vísceras e está ligada a elas,

10 os dois rins com a gordura que os cobre e que está perto dos lombos, e o lóbulo do fígado, que ele removerá junto com os rins.

11 O sacerdote os queimará no altar como alimento oferecido ao Senhor, preparado no fogo.

Levítico 3.12 – 17: Se a oferta for um cabrito

12 Se a sua oferta for um cabrito, ele o apresentará ao Senhor.

13 Porá a mão sobre a cabeça do animal, que será morto diante da Tenda do Encontro. Então os descendentes de Arão derramarão o sangue nos lados do altar.

14 Desse animal, que é uma oferta preparada no fogo, trará ao Senhor a gordura que cobre as vísceras e está ligada a elas,

15 os dois rins com a gordura que os cobre e que está perto dos lombos, e o lóbulo do fígado, que ele removerá junto com os rins.

16 O sacerdote os queimará no altar como alimento, como oferta preparada no fogo, de aroma agradável. Toda a gordura será do Senhor.

17 “Este é um decreto perpétuo para as suas gerações, onde quer que vivam: Não comam gordura alguma, nem sangue algum”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here