Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Levítico 3 Estudo: A Lei do Sacrifício Pacífico

Temos, em Levítico 3, a lei relativa às ofertas pacíficas, quer elas fossem do gado, um boi castrado ou uma novilha, v.v. 1-5. Ou do rebanho, seja um cordeiro (v.v. 6-11) ou um bode, v.v. 12-17.

As ordenanças relativas a cada uma são praticamente as mesmas. Mesmo assim, elas são repetidas, para mostrar o cuidado que devemos ter para que todas as nossas ofertas sejam realizadas conforme a designação e o agrado que Deus tem nas ofertas que são assim preparadas.

Da mesma forma, isto serve para indicar a necessidade que temos de preceito após preceito, e de linha após linha. (Henry, Matthew, Comentário do Pentateuco)

Esboço de Levítico 3:

Levítico 3.1 – 5: A lei do sacrifício pacífico

Levítico 3.6 – 11: Sacrifício de comunhão

Levítico 3.12 – 17: Se a oferta for um cabrito 

 

Levítico 3.1 – 5: A lei do sacrifício pacífico

1 Quando a oferta de alguém for sacrifício de comunhão, assim se fará: se oferecer um animal do gado, seja macho ou fêmea, apresentará ao Senhor um animal sem defeito.

2 Porá a mão sobre a cabeça do animal, que será morto à entrada da Tenda do Encontro. Os descendentes de Arão, os sacerdotes, derramarão o sangue nos lados do altar.

3 Desse sacrifício de comunhão, oferta preparada no fogo, ele trará ao Senhor toda a gordura que cobre as vísceras e está ligada a elas,

4 os dois rins com a gordura que os cobre e que está perto dos lombos, e o lóbulo do fígado, que ele removerá junto com os rins.

5 Os descendentes de Arão queimarão tudo isso em cima do holocausto que está sobre a lenha acesa no altar como oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

Levítico 3.6 – 11: Sacrifício de comunhão

6 Se oferecer um animal do rebanho como sacrifício de comunhão ao Senhor, trará um macho ou uma fêmea sem defeito.

7 Se oferecer um cordeiro, ele o apresentará ao Senhor.

8 Porá a mão sobre a cabeça do animal, que será morto diante da Tenda do Encontro. Então os descendentes de Arão derramarão o sangue nos lados do altar.

9 Desse sacrifício de comunhão, oferta preparada no fogo, ele trará ao Senhora gordura, tanto a da cauda gorda cortada rente à espinha, como toda a gordura que cobre as vísceras e está ligada a elas,

10 os dois rins com a gordura que os cobre e que está perto dos lombos, e o lóbulo do fígado, que ele removerá junto com os rins.

11 O sacerdote os queimará no altar como alimento oferecido ao Senhor, preparado no fogo.

Levítico 3.12 – 17: Se a oferta for um cabrito

12 Se a sua oferta for um cabrito, ele o apresentará ao Senhor.

13 Porá a mão sobre a cabeça do animal, que será morto diante da Tenda do Encontro. Então os descendentes de Arão derramarão o sangue nos lados do altar.

14 Desse animal, que é uma oferta preparada no fogo, trará ao Senhor a gordura que cobre as vísceras e está ligada a elas,

15 os dois rins com a gordura que os cobre e que está perto dos lombos, e o lóbulo do fígado, que ele removerá junto com os rins.

16 O sacerdote os queimará no altar como alimento, como oferta preparada no fogo, de aroma agradável. Toda a gordura será do Senhor.

17 “Este é um decreto perpétuo para as suas gerações, onde quer que vivam: Não comam gordura alguma, nem sangue algum”.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.