Lucas - Bíblia de Estudo Online

Esboço de Lucas 1:

1.1 – 4: Lucas escreve a Teófilo

1.5 – 11: Zacarias e Isabel

1.12 – 23: O anjo Gabriel fala com Zacarias

1.24,25: Isabel fica grávida

1.26 – 38: Gabriel anuncia a Maria o nascimento de Jesus

1.39 – 45: O encontro de Maria e Isabel

1.46 – 56: Maria exalta a Deus

1.57 – 66: O nascimento de João Batista

1.67 – 80: Profecia de Zacarias sobre João Batista

 

Lucas 1.1 – 4: Lucas escreve a Teófilo

A palavra grega anothen, traduzida por “origem”, quer dizer: “de cima”, “dos altos céus”, e se refere também a uma análise criteriosa de “alto a baixo”, “do começo ao fim”.

Teófilo, que em latim e grego significa “querido por Deus” ou “aquele que ama a Deus”, foi um militar de alta patente do exército romano que, convertido ao Senhor Jesus Cristo, patrocinou a pesquisa e a publicação deste relatório fiel sobre a vida e a obra de Jesus.

A obra veio a tornar-se parte do cânon bíblico (livros inspirados por Deus) do Novo Testamento e cujo propósito, assim como João (João 20. 31), é proporcionar a seus leitores plena certeza quanto aos tremendos fatos relacionados à vida de Jesus Cristo e à nossa salvação eterna.

Lucas 1.5 – 11: Zacarias e Isabel

Zacarias e Isabel eram descendentes de Arão. Em virtude disso, Zacarias era sacerdote. Eles eram um casal “justo aos olhos de Deus”.

Embora fossem um casal temente a Deus, eles não eram plenos. Sentiam falta de gerar um filho. Isabel era estéril e eles já estavam com a idade avançada.

Tudo mudou, quando em serviço no Templo o anjo Gabriel apareceu a Zacarias e falou com ele.

Lucas 1.12 – 23: O anjo Gabriel fala com Zacarias

Gabriel veio a Terra para dar a boa notícia de que Zacarias e Isabel engravidariam e o filho deles seria um poderoso servo de Deus: João Batista.

Gabriel lhe disse qual seria o propósito da vida e da vinda de João. Deus detalhes de seu ministério e falou sobre o prazer de Deus nele.

Zacarias ficou perplexo com a visão e com a notícia, e duvidou. Isso gerou “desconforto” em Gabriel, que disse que ele ficaria mudo, por causa da dúvida.

Lucas 1.24,25: Isabel fica grávida

Quando a Palavra vem de Deus ela se cumpre. Sendo assim, Isabel ficou grávida como Gabriel havia dito. E por cinco meses permaneceu em casa, visto que já era uma senhora.

Contudo, Isabel louvava continuamente ao Senhor por seu cuidado, bondade e fidelidade.

Lucas 1.26 – 38: Gabriel anuncia a Maria o nascimento de Jesus

Assim como a Zacarias, Gabriel aparece a Maria. O propósito dele era comunicá-la, de que embora virgem, ela seria mãe do Salvador da humanidade. O Messias prometido (Ver Estudo Bíblico Sobre o Nascimento de Jesus).

Naturalmente, Maria ficou espantada e ouviu atentamente as instruções do anjo. Por fim, a resposta dela foi bem diferente da que Zacarias deu.

Com um grande coração de serva, a mãe do Senhor disse a Gabriel: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”.

Lucas 1.39 – 45: O encontro de Maria e Isabel

Algum tempo depois, Maria foi visitar Isabel para saber como estava sua parente. Quando Maria entrou na casa, João Batista estremeceu no ventre de Isabel. Isso gerou grande alegria e espanto.

Embora não devamos reverência a Maria, ou mesmo tratá-la como deusa, não podemos esquecer a grandeza da sua importância como mãe de Jesus.

Isso fica bem evidente nas palavras de Isabel: “Mas por que sou tão agraciada, ao ponto de me visitar a mãe do meu Senhor?”.

O fato de receber a visita de Maria mãe de Jesus, deixou Isabel profundamente maravilhada.

Lucas 1.46 – 56: Maria exalta a Deus

Ao ver as maravilhas que o Senhor Deus estava operando em sua vida e ao redor dela, Maria mãe de Jesus, exalta a Deus. Ela entoa um cântico de adoração e gratidão ao Senhor.

Lucas 1.57 – 66: O nascimento de João Batista

Quando chegou o tempo, o filho de Zacarias e Isabel nasceu. Quando isso aconteceu as pessoas queriam saber como ele se chamaria.

Como Zacarias estava mudo, Isabel respondeu que ele se chamaria João. Mas não havia ninguém com esse nome na família, e isso deixou todos espantados pois contrariava o costume da época.

Daí eles pediram para Zacarias escrever qual seria o nome do menino, e para a surpresa de todos, o nome escrito foi João, embora não tivesse sido combinado com Isabel.

Quando escreveu o nome do menino, Zacarias foi imediatamente curado. Com isso todos ficaram espantado e Zacarias louvou intensamente a Deus.

Lucas 1.67 – 80: Profecia de Zacarias sobre João Batista

Ao voltar a falar Zacarias começou a profetizar a respeito de João Batista. Suas palavras são um resumo da importância e da “grandeza” daquele que seria o precursor de Jesus Cristo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Daí eles pediram para João escrever qual seria o nome do menino, e para a surpresa de todos, o nome escrito foi João, embora não tivesse sido combinado com Isabel.

    este texto não deviria ser:

    Daí eles pediram para ZACARIAS escrever qual seria o nome do menino, e para a surpresa de todos, o nome escrito foi João, embora não tivesse sido combinado com Isabel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here