Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Lucas 10 Estudo: A Verdadeira Alegria

Lucas 10.1 – 12: Jesus Cristo envia mais uma vez os discípulos para anunciar o Reino de Deus, sendo dessa vez um grupo bem maior: setenta.

O princípio que o Senhor quer nos ensinar é que a obra de Deus é grande. Há muitas pessoas para ser alcançadas. Precisamos orar ao Senhor para que envie trabalhadores.

Jesus envia este grupo de setenta com ordens bastante específicas. A ideia é que eles confiassem no Deus que os envia para suprir todas as suas necessidades: comida, hospedagem e higiene pessoal.

Deus é o grande financiador da sua obra. Quando ele está envolvido ela cresce e prospera mesmo em meio a dificuldades.

Lucas 10.13 – 16: Jesus Cristo anuncia juízo contra as cidades incrédulas. Neste caso, Corazim, Betsaida e Cafarnaum onde ele desenvolveu seu ministério, operando sinais e prodígios entre eles.

Além da poderosa evidência dos milagres de Jesus entre eles, houve a ministração de seus ensinamentos poderosos, os quais ainda hoje mudam a vida de bilhões de pessoas.

Mesmo tendo recebido tanto de Deus estas três cidades não apresentaram o arrependimento esperado por Jesus Cristo.

Sua “decepção” com elas foi tão grande que ele declara que se em Tiro e Sidom, duas cidades gentílicas, ele tivesse feito o mesmo, os efeitos seriam maiores.

Precisamos estar atentos para não desenvolver uma vida de incredulidade. Devemos ter em mente que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6).

Lucas 10.17 – 22: Os setenta discípulos voltaram da missão cheios de alegria, pelos sinais que haviam operado e visto.

Vendo a euforia deles, o Senhor Jesus disse algo: “alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”.

Ou seja, embora na sua vida cristã você não veja muitos sinais e maravilhas (Ver Estudo Bíblico Sobre os Milagres de Jesus) isso não deve lhe entristecer.

A certeza da salvação deve ser o suficiente para você ser uma pessoa muito feliz e motivada para compartilhá-la com outras pessoas.

Lucas 10.23,24: Jesus Cristo diz aos seus discípulos o quanto eles são bem-aventurados (Ver Estudo Bíblico Sobre as Bem-Aventuranças) por estarem testemunhando sua vinda à Terra e o seu ministério.

De fato, que grande privilégio!

Estes homens e mulheres foram os responsáveis para que esta mensagem chegasse até nós e ao longo dos séculos seja anunciada a diversas gerações.

Lucas 10.25 – 29: Um fariseu querendo testar Jesus Cristo, lhe pergunta o que deve fazer para herdar a vida eterna.

O Senhor responde que o cumprimento da Lei de Deus é amar sobre tudo e ao próximo como a si mesmo.

O princípio estabelecido não é o de ser salvo pelas obras. O princípio é o de que, quem ama a Deus sobre tudo reconhecerá a Jesus Cristo como Senhor e Salvador prometido e guardará seus mandamentos.

Além disso, praticará os ensinamentos de Jesus referentes ao amor ao próximo. Ou seja, é um resumo de tudo aquilo que precisamos crer e fazer.

Lucas 10.30 – 37: Para saber mais sobre a parábola do bom samaritano veja: Estudo Bíblico Sobre a Parábola do Bom Samaritano.

Lucas 10.38 – 42: Este episódio nos ensina muito sobre prioridade e valor. Enquanto para Marta era muito importante dar atenção e servir bem as visitas, Maria sua irmã priorizou parar para ouvir Jesus e aprender com ele.

A lição aqui é profunda. Precisamos saber discernir o que é mais importante: “ser agradável” ou “aprender de Deus”.

Maria nos ensina que os ensinamentos de Jesus Cristo são mais importantes que comida ou bebida. Sendo assim precisamos para tudo o que estamos fazendo para ouvi-los. (Ver Lucas 9 Estudo)

 

Esboço de Lucas 10:

10.1 – 12: Jesus envia 70 discípulos em missão

10.13 – 16: Ai das cidades incrédulas

10.17 – 22: A verdadeira alegria

10.23,24: A felicidade dos discípulos

10.25 – 29: Como herdar a vida eterna

10.30 – 37: Parábola do bom samaritano

10.38 – 42: A escolha de Maria

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});