Jesus deixa claro que na Igreja haverá escândalos graves. Atitudes de pessoas que levarão outros a cair, abandonar a fé (Lucas 17.1,2).
Contudo, o Senhor declara que “Ai” daquele por quem o escândalo vem. Haverá graves consequências para este.
Os nossos erros não apanham ao Senhor de surpresa, inclusive porque Ele conhece o nosso fim desde o início.
Enquanto cristãos devemos manter os nossos olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.
É nele que a nossa fé começa e é nele que deve terminar.
Quantas vezes devemos perdoar a nosso irmão?
O Senhor Jesus ensina a seus discípulos sobre a necessidade de perdoar.
Ele diz que não importa quantas vezes – mesmo que sejam 7 vezes, número de plenitude – alguém vier nos pedir perdão, devemos liberá-lo (Lucas 17.3 – 6).
Ao ouvir isso os discípulos pedem que o Senhor lhes aumente a fé. Eles reconhecem que não creem o suficiente para praticar tal atitude, no entanto eles querem crer.
Jesus diz que eles não precisam de uma grande fé, mas sim disposição. Se houver essa fé inicial ela florescerá e coisas impossíveis se tornarão possíveis (Assim como o grão de mostarda).
Jesus nos ensina que a obediência é nossa obrigação.
Não devemos nos gloriar por fazer “isso ou aquilo” que agrada a Deus. O Senhor diz que embora façamos “tudo” ao final devemos nos considerar inúteis (Lucas 17.7 – 10).
A cura de dez leprosos
Dez leprosos foram até Jesus com a intenção de serem curados.
Antes de qualquer coisa o Senhor ordenou que eles fossem oferecer a oferta (de cura) ao sacerdote.
Enquanto estavam no caminho, foram curados (Lucas 17.11 – 19).
Um deles, sendo samaritano, ou seja, estrangeiro, interrompeu a viagem e voltou até Jesus Cristo para agradecer.
A atitude dele surpreendeu ao Senhor, que respondeu: “Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro? Então ele lhe disse: “Levante-se e vá; a sua fé o salvou”.
Devemos ser gratos a Deus.
Na verdade, a gratidão deve ser uma disposição natural em nossas vidas. Como disse Paulo: “Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (1 Tessalonicenses 5:18)
A vinda do Reino de Deus
Os fariseus interrogaram a Jesus sobre a manifestação do Reino de Deus. O Senhor discorre sobre como isso irá ocorrer de forma precisa.
A intenção dele é que não sejamos enganados ou sejamos pegos de surpresa (Lucas 17.20 – 37).
Em suas palavras Jesus nos adverte a ter cuidado com os falsos alarmes sobre sua vinda e nos advertiu sobre o comportamento das pessoas nestes últimos dias.
Citando por exemplo o que aconteceu com Sodoma e Gomorra e a mulher de Ló. Eles viviam alheios a vontade de Deus e quando o Senhor julgou a cidade ela olhou para trás em sentimento de lamentação, por isso foi feita estátua de sal.
Sendo assim, a vinda do Reino do Céu pode ser a qualquer momento, disse Jesus, por isso devemos vigiar.
Meu comentário do versículo 34 do capítulo 17, que diz que estando duas numa cama, uma será tirada e a outra será deixada, por o texto se tratar de qdo Jesus virá buscar sua igreja, o significado é: a alma será tirada e corpo material será deixado, ou seja, estava dois na cama, o Sr, Jesus levou a alma E deixou o corpo que veio da Terra e para a terra voltará.
Interessante observar que JESUS foi preciso em notar a ausência de 09 um numero muito citado na Biblia qual será o significado disso?
Prezado Sérgio, sou católico e digo que suas reflexões sobre as passagens da Bíblia são de extema precisão. Leio a bíblia diariamente e sempre procuro suas explicações para embasar a minha leitura. Continue assim meu amigo. Que Deus lhe abençoe sempre, que Nosso Senhor Jesus lhe encha de Espírito Santo. Um forte abraço!!