Início Bíblia de Estudo Online Lucas 17 Estudo: A Questão do Perdão

Lucas 17 Estudo: A Questão do Perdão

Lucas - Bíblia de Estudo Online

Lucas 17.1,2: Jesus Cristo deixa claro que na Igreja haverá escândalos graves. Atitudes de pessoas que levarão outros a cair, abandonar a fé.

Contudo, o Senhor declara que “Ai” daquele por quem o escândalo vem. Haverá graves consequências para este.

Lucas 17.3 – 6: O Senhor Jesus Cristo ensina a seus discípulos sobre a necessidade de perdoar. Ele diz que não importa quantas vezes (7 vezes, número de plenitude) alguém vier nos pedir perdão, devemos liberá-lo.

Ao ouvir isso os discípulos pedem que o Senhor lhes aumente a fé. Ou seja, eles reconhecem que não creem o suficiente para praticar tal atitude, no entanto eles querem ter.

Jesus Cristo diz que eles não precisam de uma grande fé (grão de mostarda), mas sim disposição. Se houver essa fé inicial ela florescerá e coisas impossíveis se tornarão possíveis.

Lucas 17.7 – 10: Jesus nos ensina que a obediência é nossa obrigação. Ou seja, não devemos nos gloriar por fazer “isso ou aquilo” que agrada a Deus. O Senhor diz que embora façamos “tudo” ao final devemos nos considerar inúteis.

Lucas 17.11 – 19: Dez leprosos foram até Jesus Cristo com a intenção de serem curados (Ver 35 Milagres de Jesus Cristo). Antes de qualquer coisa o Senhor ordenou que eles fossem oferecer a oferta (de cura) ao sacerdote. Enquanto estavam no caminho, foram curados.

Um deles, sendo samaritano, ou seja, estrangeiro, interrompeu a viagem e voltou até Jesus Cristo para agradecer.

A atitude dele surpreendeu a Jesus. Ao que o Senhor respondeu: “Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro? Então ele lhe disse: “Levante-se e vá; a sua fé o salvou”.

Devemos ser gratos a Deus. Na verdade, a gratidão deve ser uma disposição natural em nossas vidas. Como disse Paulo: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (1 Tessalonicenses 5:18)

Lucas 17.20 – 37: Os fariseus interrogaram a Jesus Cristo sobre a manifestação do Reino de Deus. O Senhor discorre sobre como isso irá ocorrer de forma precisa. A intenção dele é que não sejamos enganados ou sejamos pegos de surpresa. (Atos 16 Estudo)

 

Esboço de Lucas 17:

17.1,2: A questão do escândalo 

17.3 – 6: A questão do perdão

17.7 – 10: “Servos Inúteis”

17.11 – 19: Jesus Cristo cura dez leprosos

17.20 – 37: A manifestação do Reino de Deus

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here