Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Lucas 19 Estudo: Encontro de Jesus e Zaqueu  

Lucas 19.1 – 10: O encontro entre Jesus Cristo e Zaqueu é um verdadeiro exemplo de arrependimento e conversão.

O desejo de Zaqueu de ver Jesus representa o anseio do ser humano por um encontro real com Deus. Com aquele que pode preencher todo o vazio da sua alma.

O Senhor que é bondoso e misericordioso, percebe esse desejo e sua atitude imediata é aproximar-se, e ele o faz. Zaqueu queria apenas vê-lo, Jesus vai além e propõe uma visita.

A alegria do pecador ao receber o Salvador é imensa. A presença de Jesus Cristo produz arrependimento em Zaqueu. O contraste do Santo com o pecador.

O  choque é imediato e a conversão de Zaqueu é confirmada por sua atitude de restituir a quem ele roubou.

As palavras de Jesus Cristo sacramentam isso: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

Lucas 19.11 – 28: Este trecho bíblico deixa bastante claro que todos nós recebemos várias incumbências no Reino de Deus. Porém, cada um conforme a sua capacidade.

Estamos sendo continuamente avaliados pelo Senhor na caminhada cristã. Isto é mais que o suficiente para que mantenhamos o foco e sejamos comprometidos com a sua obra (Ver Estudo Bíblico Sobre Dons Espirituais).

Lucas 19.29 – 40: A entrada de Jesus em Jerusalém marca sua última visita a cidade antes da crucificação e ressurreição ao terceiro dia.

Embora o Senhor Jesus Cristo soubesse da grande angústia que lhe esperava, ele não demonstra apreensão, tristeza, irritação ou qualquer atitude contrária ao seu comportamento durante todos os anos.

Sua disposição em servir a Deus e a humanidade são de altíssimo nível. Portanto, devemos seguir seu exemplo e dar o nosso melhor, mesmo diante de situações que não gostaríamos de viver.

Lucas 19.41 – 48: A vida ministerial de Jesus Cristo na Terra está chegando ao fim. E percebe-se nele uma grande tristeza por Jerusalém, a habitação da paz. Ela não o havia reconhecido.

As lágrimas de Jesus se derramam, pois o futuro que Ele prevê não é dos melhores. Ele anuncia profeticamente várias dificuldades que sobrevirão a cidade.

Rejeitar Jesus Cristo é sempre uma possibilidade, no entanto, as consequências dessa escolha são pesadas e desastrosas. Tanto que não podemos suportar. (Ver Lucas 18 Estudo)

 

Esboço de Lucas 19:

19.1 – 10: O encontro de Jesus e Zaqueu

19.11 – 28: Parábola dos talentos

19.29 – 40: Entrada triunfal em Jerusalém

19.41 – 48: O lamento de Jesus sobre Jerusalém

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. juliana disse:

    muito edificante Deus te abencoe

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.