Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Lucas 2 Estudo: Jesus é Apresentado no Templo

Lucas 2.1 – 6: Cada homem se dirigiu à localidade onde era conservado o registro de sua família paterna. De acordo com os costumes romanos, todos estavam obrigados a isso, alistando-se para o recenseamento, na localidade de sua família.

Os costumes judaicos modificaram a exigência legal, requerendo que cada qual se dirigisse à localidade onde estava registrado o anal relativo a seu ancestral, e não ao local onde residia atualmente.

O recenseamento romano consistia essencialmente de duas partes:

  1. Declaração dos nomes das pessoas, sua ocupação, esposas, filhos, servos e propriedades;
  2. Declaração do valor de suas propriedades, do dinheiro e outros recursos com que esperavam contribuir para a manutenção do governo, o fornecimento de homens (para o exército) e dinheiro.

Lucas 2.7 – 20: Para saber mais sobre o nascimento de Jesus Cristo leia: O Nascimento de Jesus

Lucas 2.21 – 33: O Senhor é apresentado no Templo, conforme está escrito em Êxodo 13.2. Na ocasião a criança era consagrada ao Senhor, circuncidada e era oficialmente nomeada.

Do primogênito esperava-se consagração e responsabilidade de uma maneira diferenciada, assim como está escrito:

“Consagre a mim todos os primogênitos. O primeiro filho israelita me pertence, não somente entre os homens, mas também entre os animais”. (Êxodo 13.2)

Lucas 2.34 – 39: Após apresentar o menino Jesus, Simeão profetizou para Maria sobre como seria o seu futuro. Ele viria para revelar os sentimentos dos corações dos homens e promover uma revolução em Israel e no mundo.

Além disso, ele deu uma prévia a Maria sobre o sofrimento que a aguardava. Este certamente, como consequência da missão de seu Filho.

Da mesma forma, a profetisa Ana. Ao ver o menino Jesus ela dá graças a Deus e diz a todos que ali estavam que ele é a redenção de Israel.

Lucas 2.40 – 50: Enquanto o tempo passava, Jesus “crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”.

Todos os anos, como de costume, José e Maria celebravam a Páscoa em Jerusalém. Quando Jesus Cristo estava com doze anos, algo diferente aconteceu, especialmente quando eles retornaram.

O que houve é que após três dias de viagem, eles sentiram a falta de Jesus. Depois de procurar entre os viajantes eles resolveram voltar a Jerusalém e o encontraram no Templo.

Ele estava conversando com os doutores da lei sobre as Escrituras e todos eles estavam maravilhados com suas respostas. (Para saber mais, leia: Estudo Bíblico Sobre o Nascimento de Jesus).

Lucas 2.51,52: Embora sendo Deus, Jesus Cristo não menospreza a autoridade de seus pais terrenos, José e Maria.

Ele era obediente a eles e não lhes causava desgosto. Pelo contrário, o procedimento do Senhor mesmo quando criança honrava a seus pais. (Ver Lucas 1 Estudo)

 

Esboço de Lucas 2:

2.1 – 6: O recenseamento

2.7 – 20: O nascimento de Jesus

2.21 – 33: Jesus é apresentado no Templo

2.34 – 39: A profecia de Simeão e Ana, a viúva

2.40 – 50: Jesus é encontrado no templo

2.51,52: Jesus é um menino obediente

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.