Em Lucas 2.1–6, vemos que cada homem se dirigiu à localidade onde era conservado o registro de sua família paterna. De acordo com os costumes romanos, todos estavam obrigados a isso, alistando-se para o recenseamento, na localidade de sua família.
Os costumes judaicos modificaram a exigência legal, requerendo que cada qual se dirigisse à localidade onde estava registrado o anal relativo a seu ancestral, e não ao local onde residia atualmente.
O recenseamento romano consistia essencialmente de duas partes:
- Declaração dos nomes das pessoas, sua ocupação, esposas, filhos, servos e propriedades;
- Declaração do valor de suas propriedades, do dinheiro e outros recursos com que esperavam contribuir para a manutenção do governo, o fornecimento de homens (para o exército) e dinheiro.
Em Lucas 2.7-20, vemos a descrição sobre o Nascimento de Jesus.
Após isso o Senhor é apresentado no Templo, conforme está escrito em Êxodo 13.2. Na ocasião a criança era consagrada ao Senhor, circuncidada e era oficialmente nomeada.
Do primogênito esperava-se consagração e responsabilidade de uma maneira diferenciada, assim como está escrito:
“Consagre a mim todos os primogênitos. O primeiro filho israelita me pertence, não somente entre os homens, mas também entre os animais”. (Êxodo 13.2)
Lucas 2 e o bebê Jesus
Após apresentar o menino Jesus, Simeão profetizou para Maria sobre como seria o seu futuro. Ele viria para revelar os sentimentos dos corações dos homens e promover uma revolução em Israel e no mundo (Lucas 2.34–39).
Além disso, ele deu uma prévia a Maria sobre o sofrimento que a aguardava. Este certamente, como consequência da missão de seu Filho.
Da mesma forma, a profetisa Ana. Ao ver o menino Jesus ela dá graças a Deus e diz a todos que ali estavam que ele é a redenção de Israel.
Enquanto o tempo passava, Jesus “crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele” (Lucas 2.40–50).
A ida a Jerusalém
Todos os anos, como de costume, José e Maria celebravam a Páscoa em Jerusalém. Quando Jesus Cristo estava com doze anos, algo diferente aconteceu, especialmente quando eles retornaram.
O que houve é que após três dias de viagem, eles sentiram a falta de Jesus. Depois de procurar entre os viajantes eles resolveram voltar a Jerusalém e o encontraram no Templo.
Ele estava conversando com os doutores da lei sobre as Escrituras e todos eles estavam maravilhados com suas respostas. (Para saber mais, leia: Estudo Bíblico Sobre o Nascimento de Jesus).
Embora sendo Deus, Jesus Cristo não menospreza a autoridade de seus pais terrenos, José e Maria (Lucas 2.51,52).
Ele era obediente a eles e não lhes causava desgosto. Pelo contrário, o procedimento do Senhor mesmo quando criança honrava a seus pais.
O melhor estudo Bíblico que eu já encontrei na internet, estão de parabéns, que Deus os abençoe.
Muito bom…
Esse jeito de explicar, separando os versículos é melhor, do que fazer tipo um resumo de todo o capítulo.
Obrigada e Deus abençoe
Obrigado pelo feedback Jane.
É muito importante.