Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Lucas 22 Estudo: O Beijo de Judas

Lucas 22.1 – 6: O destino de Jesus Cristo aqui na Terra entra no ciclo final. O Diabo corrompe o coração de um de seus discípulos e o incita a trair o Mestre.

Judas vai ao encontro dos líderes religiosos e juntos eles firmam um acordo e um sinal. A emboscada deveria ser feita a noite, quando as multidões não estivessem por perto e o “star” do plano seria dado com um beijo na face do Senhor.

Lucas 22.7 – 20: Jesus Cristo reúne seus discípulos para um dos momentos mais marcantes da história do cristianismo. A instituição da Santa Ceia.

O sacramento ministrado pelo próprio Jesus que deve ser guardado até a volta do Senhor e repetido como um memorial a sua morte e ressurreição.

Lucas 22.21 – 23: Durante a Santa Ceia, Jesus Cristo anuncia oficialmente que será traído por um dos discípulos. Isso gera perplexidade e inquietação neles. Até mesmo Judas está chocado, mas não arrependido.

No entanto, o Senhor deixa bem clara quais as consequências de tal atitude.

Lucas 22.24 – 27: Daí em diante iniciou uma discussão entre eles sobre quem era o maior discípulo. Jesus Cristo ouve tudo e dá uma lição.

Ele ensina que a grandeza não está em ser servido, mas em servir. No Reino de Deus a honra é de quem serve.

Lucas 22.28 – 34: Jesus começa a abrir o coração para os seus discípulos amados que lhe seguiram durante aqueles 3 anos e meio. Ele deixa claro que o esforço que eles fizeram para segui-lo não será perdido na memória de Deus.

Após isso ele diz que Pedro está prestes a passar por uma grande provação. Este por sua vez, garante que irá com o Senhor até a morte. Após isso, ele diz que antes que o galo cante, três vezes Pedro o negará.

É muito importante que estejamos atentos as palavras do Senhor a nosso respeito. Embora pareça rude, Jesus está apenas preparando seu discípulo para a realidade.

Lucas 22.35 – 38: O cuidado de Jesus Cristo com seus discípulos é o mesmo que um pai tem por seus filhos. Ele sabia tudo que lhe aguardava, e para que eles não fossem pegos de surpresa lhes deu várias advertências.

Lucas 22.39 – 46: Para saber mais leia o estudo bíblico: Jesus no Getsêmani.

Lucas 22.47, 48: Enquanto Jesus Cristo ainda estava no Jardim do Getsêmani, Judas Iscariotes chega ao lugar. Vários soldados o acompanhavam, mas permaneciam escondidos na penumbra.

Judas vai ao encontro de Jesus Cristo e o saúda com um beijo. Este era o sinal que diferenciava o Mestre dos demais. Para não acontecer de prenderem a pessoa errada.

Isso me ensina muito. Jesus era diferente das outras pessoas nas suas atitudes, comportamento, caráter. E embora seja o Filho de Deus era facilmente confundido com os homens comuns de sua época.

Lucas 22.49 – 54: Ao perceber o que estava acontecendo os discípulos pensaram em “partir para a briga” com os soldados. Pedro não hesitou e arrancou a orelha de um deles com uma faca.

Acredita-se que a intenção real do apóstolo, era na verdade arrancar a cabeça dele, mas um ato de esquiva impediu o assassinato.

Jesus Cristo ao ver aquilo ordenou que ficassem quietos. Aquilo era parte de sua missão, e ele aceitava isso. Em seguida, impôs as mãos sobre o soldado e lhe restaurou a orelha.

Jesus é um fenômeno de amor, resiliência, humildade e obediência. Ele não perdeu o controle mesmo diante de situações extremamente estressantes.

Quando tudo lhe foi contrário e hostil, ele permaneceu fiel a Deus. QUE EXEMPLO!

Lucas 22.55 – 62: Após a prisão de Jesus enquanto os guardas o levavam, Pedro os seguiu a distância. No caminho ele foi abordado três vezes, por três pessoas diferentes e em todas elas, negou que conhecia Jesus Cristo.

Como é dura a vida não é mesmo?

A semente do pecado em nós nos leva a fazer coisas terríveis. Sabemos que Pedro amava a Jesus. Mas o medo, a incerteza e a tragédia suplantaram esse amor.

Lucas 22.63 – 71: Diante de um julgamento ilegal na calada da noite o Mestre dos Mestres foi interrogado. Acusações injustas e falsa foram tidas por verdade.

Tudo isso acabou, quando ao ser questionado se era o Cristo, Jesus respondeu: SIM!

Daí em diante as autoridades judaicas tinham a confissão que queriam. Condenaram a Jesus por blasfêmia, pois diziam que ele não era o Messias. (Ver Lucas 21 Estudo)

 

Esboço de Lucas 22:

22.1 – 6: Satanás entra no coração de Judas

22.7 – 20: Instituição da Santa Ceia

22.21 – 23: Jesus anuncia que será traído

22.24 – 27: Quem é o maior?

22.28 – 34: Jesus prediz que Pedro o negará

22.35 – 38: Jesus prepara seus discípulos

22.39 – 46: Jesus ora no Getsêmani

22.47, 48: Judas beija Jesus

22.49 – 54: Jesus Cristo é preso

22.55 – 62: Pedro nega a Jesus

22.63 – 71: Jesus confessa ser o Cristo

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});