Cadastre seu e-mail e faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Lucas 24 Estudo: Ressurreição de Jesus

Em Lucas 24, o escritor nos mostra o que aconteceu após a ressurreição de Jesus, na manhã do domingo, terceiro dia após a crucificação.

As mulheres foram as primeiras a ir ao túmulo, com a intenção de levar especiarias, preparadas para o corpo.

Mas elas acabaram sendo surpreendidas com a presença de dois anjos que disseram: “Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia…”

Dominadas pela alegria elas foram aos apóstolos e avisaram a Pedro e João, do que estava acontecendo. A princípio eles duvidaram, mas depois partiram a toda velocidade para conferir.

Quando chegaram, puderam ver que de fato o túmulo estava vazio. Jesus ressuscitou!

Jesus encontrou com dois deles no caminho de Emáus, depois na praia, enfim, muitos encontros estavam marcados entre eles.

Servimos a um Deus vivo e maravilhoso, que tem cuidado de nós. Por isso, nossa esperança deve manter-se viva. (Ver Lucas 23 Estudo)

 

Esboço de Lucas 24:

Lucas 24.1 – 8: As mulheres visitam o túmulo

1 No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres levaram ao sepulcro as especiarias aromáticas que haviam preparado. 2 Encontraram removida a pedra do sepulcro,

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Lucas 24.9 – 12: Contando aos apóstolos

“Mas eles não acreditaram nas mulheres; as palavras delas lhes pareciam loucura”.

Lucas 24.13 – 27: No caminho de Emaús

“Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo”.

Embora Jesus tenha advertido severamente dos discípulos sobre sua partida, eles não compreenderam e com isso, a morte do Mestre foi para eles a implosão da esperança.

O foco deles estava na dor e desesperança, e enquanto dois deles caminhavam para Emaús, Jesus ressuscitado se aproximou e caminhou com eles, não perceberam que era o Senhor.

Isto nos mostra que o nosso foco deve estar em Jesus Cristo e não nos problemas ou na dor. O Senhor nos mostra que muitas vezes o problema já está resolvido, mas nossa incredulidade não nos permite enxergar.

Lucas 24.28 – 35: Os discípulos reconhecem Jesus

“Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles”.

A companhia do viajante desconhecido era bastante agradável, a dor que afligia a todos, não parecia afetá-lo.

Com isso, chegando ao destino final e percebendo que ele seguiria viajem, os discípulos o convidaram a ficar e comer.

A surpresa veio no momento de ação de graças pela comida. Quando Jesus abençoou o alimento, eles o reconheceram.

Isto nos mostra que quando estamos familiarizados com o agir de Deus, em algum momento sua presença será revelada a nós.

Seu cuidado e amor se manifestaram enquanto caminhava com seus seguidores aflitos. Ele tratou o coração e a fé deles. Por isso eles declararam:

“Não estava queimando o nosso coração, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?”

O Senhor é aquele que faz o nosso coração arder diante de sua Palavra.

Lucas 24.36 – 43: Jesus aparece ao discípulos

“Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho. Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e os pés”.

Jesus Cristo não nos permite ficar reféns da dúvida. Quando apareceu a todos os discípulos ele pediu que eles lhe tocassem. O Mestre queria ter a certeza que eles sabiam quem ele era.

Deus não nos guia por uma vida de dúvidas e confusões, mas de certeza e paz. Sua graça nos dirige por caminhos em que a nossa alma vai encontrando alento e conforto.

Isto acontece porque ele nos ama. Deus ama você e tem prazer em revelar carinho, amor e cuidado com a sua fé.

Lucas 24.44 – 53: Jesus fortalece os discípulos

“E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos””.

Muitas coisas nos acontecem, é verdade, mas a maioria delas nos sãos prevenidas na Bíblia Sagrada.

Se mantivermos nosso foco e fé, na Palavra de Deus não seremos surpreendidos pela calamidade, nem perderemos a esperança na hora da aflição.

Jesus Cristo nos fortalece e o seu Espirito Santo, ajudador nos consola nas mais profundas angústias.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.