Lucas 3.1 – 6: João Batista começou o seu ministério no deserto próximo ao Jordão. Ele era um profeta diferenciado, pois sua missão era preparar o coração do povo para o ministério de Jesus Cristo.

Lucas 3.7 – 14: A pregação de João Batista confrontava o povo ao arrependimento. A mudança de atitude. Algo que acontecia de fato, eles sentindo o constrangimento da Palavra de Deus perguntavam a João Batista o que deviam fazer.

João Batista os instruía no caminho de santidade e os exortava a que dessem frutos dignos de arrependimento.

Lucas 3.15 – 20: O testemunho de João Batista era tão forte e carregado pelo poder de Deus, que as pessoas começaram a pensar que ele era o Cristo.

Isto me surpreende muito, pois João Batista não fez nenhum milagre. Contudo, ele era o milagre. Ele era a voz profética.

João Batista diz que o Messias seria muito maior do que ele. Enquanto eu “Eu os batizo com água… Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo”, dizia João.

Lucas 3.21,22: Certo dia enquanto João Batista, batizava no Jordão, Jesus Cristo chegou para ser batizado por ele.

No entanto, quando ele foi batizado por João Batista, enquanto ainda orava o Espírito Santo desceu sobre ele e a voz de Deus Pai foi ouvida por todos dizendo: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado”.

Lucas 3.23 – 38: Lucas teria dado a genealogia de Maria, enquanto que Mateus fornece a de José. Essa explicação foi pela primeira vez proposta por Ánio de Viterbo, no ano de 1490, um erudito católico-romano.

Essa explicação foi aceita por Lutero, e também por muitos protestantes desde então; porém, não é de modo geral favorecida nem pelos eruditos católicos-romanos e nem pelos eruditos protestantes atualmente. Quanto muito, não passa de uma conjectura, que pode ser verdadeira ou não. (CHAMPLIN, Russel pg 46, Comentário v.v Novo Testamento). (Ver Lucas 2 Estudo)

 

Esboço de Lucas 3:

3.1 – 6: O ministério de João Batista

3.7 – 14: A pregação de João Batista

3.15 – 20: João Batista anuncia não ser o Cristo

3.21,22: O Batismo de Jesus Cristo

3.23 – 38: A genealogia de Jesus Cristo

Inscreva-se em nosso canal e receba conteúdo exclusivo » QUERO SER UM INSCRITO!

Estudos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here