Lucas 4.1 – 13: Após o batismo nas águas, o Senhor Jesus Cristo foi dirigido pelo Espírito Santo ao deserto. Ali ele foi tentado pelo Diabo durante quarenta dias e quarenta noites.

Isso significa que além das propostas descritas nos evangelhos, o adversário fez muitas outras a Jesus. O propósito dele era destruir o propósito da redenção, visto que apenas o sangue puro do Senhor poderia nos purificar.

De acordo com a descrição, o Diabo tentou a Jesus Cristo nos três âmagos da nossa humanidade:

  1. A necessidade (“manda esta pedra transformar-se em pão”.)
  2. O poder (“Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo”.)
  3. As riquezas (“se me adorares, tudo será teu…”)

Contudo, o Senhor Jesus permaneceu firme no seu propósito e não pecou contra Deus (Assista ao Estudo Bíblico: Pense Grande e Sinta Pela Fé).

Lucas 4.14 – 21: Como era seu costume, Jesus Cristo vai a sinagoga no sábado. Na ocasião ele recebeu a oportunidade de ler a Escritura Sagrada.

Abrindo em Isaías o Senhor ele leu Isaías 61.1,2. Na exposição do texto ele asseverou que aquela Escritura se cumpria nele. Ou seja, ele era o Messias prometido.

Lucas 4.22 – 30: A declaração de Jesus Cristo na sinagoga gerou um misto de admiração e revolta tão grande que ele acabou sendo expulso da cidade.

Mas antes de partir ele deixou sua mensagem. Jesus deixou claro que normalmente não somos reconhecidos no meio em que vivemos.

Muitas vezes, assim como ele precisamos sair. Partir para uma nova realidade, onde não somos influenciados pelo negativismo. Onde podemos desenvolver todo o nosso potencial.

Normalmente é em lugares assim que conseguimos viver o melhor de Deus para a nossa vida.

Lucas 4.31 – 37: Saindo de Nazaré e chegando em Cafarnaum, Jesus Cristo começa a ensinar. Contudo, durante os ensinamentos de Jesus coisas extraordinárias aconteciam.

Pessoas oprimidas eram libertas e os enfermos eram curados (Ver Estudo Bíblico Sobre os Milagres de Jesus).

Lucas 4.38,39: Ao chegar na casa de Simão Pedro, Jesus Cristo e os discípulos encontraram a sogra dele doente, com muita febre.

Os presentes pediram que o Senhor fizesse algo por ela, assim sendo o Senhor Jesus impôs as mãos sobre ela e imediatamente ela foi curada (Ver Milagres de Jesus na Bíblia).

Lucas 4.40 – 44: As multidões passaram a seguir Jesus Cristo por onde quer que ele ia. Elas queriam ouvi-lo e ser saradas por ele. Rogavam que ele não lhes deixasse.

Mas Jesus conhecia a sua missão e estava focado em cumpri-la. Sendo assim a sua reposta foi: “É necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus noutras cidades também, porque para isso fui enviado”. (Ver Lucas 3 Estudo)

 

Esboço de Lucas 4:

4.1 – 13: Jesus Cristo é tentado pelo Diabo

4.14 – 21: Jesus lê Isaías na sinagoga

4.22 – 30: Jesus Cristo é expulso de Nazaré

4.31 – 37: Jesus Cristo liberta oprimidos em Cafarnaum

4.38,39: Jesus Cristo cura a sogra de Pedro

4.40 – 44: Jesus Cristo cura e liberta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here