marca_final-01

Lucas 8 Estudo: Mulheres no Ministério

Em Lucas 8 vemos como o ministério de Jesus influenciou e mudou a cultura de seus dias e a dos nossos. O Filho de Deus não apenas muda a nossa vida com o Seu poder, mas também com Seu comportamento.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Durante o desenvolvimento do ministério de Jesus, muitas pessoas o seguiram. Contudo, há uma presença que é marcante nessa história: as mulheres (Lucas 8.1 – 3).

A vida de Jesus marca uma transição histórica em muitos aspectos e este é um deles. Nos seus dias as mulheres não tinham qualquer valor para a sociedade.

Em Jesus elas puderam se encontrar. Sentir-se úteis e valorizadas. Amadas. O Senhor deu a elas a importância e valor que merecem.

Não é à toa que durante a crucificação elas não o abandonaram e na ressurreição elas foram as primeiras e vê-lo.

A Parábola do Semeador

Na parábola do semeador, o Senhor Jesus nos mostra que há diversos tipos de ouvintes no Evangelho. Dessa forma, cada um deles trata a mensagem de maneira diferente (Lucas 8.4 – 15).

Porém, apenas aqueles que ouvem, guardam e praticam são considerados aptos para o Reino de Deus.

Lembre-se a Palavra é a semente. E a forma como nós a tratamos influenciará diretamente na nossa colheita.

A Parábola da Candeia

O Apóstolo João disse: “Deus é luz; nele não há treva alguma” (1 João 1:5). Isto é um eco daquilo que ele aprendeu com Jesus Cristo.

Como cristãos não podemos esconder a nossa fé e convicções da sociedade. Pelo contrário, devemos ser uma voz profética (Lucas 8.16 – 18).

O Senhor Deus disse a Jeremias:

“”E você, prepare-se! Vá dizer-lhes tudo o que eu ordenar. Não fique aterrorizado por causa deles, senão eu o aterrorizarei diante deles.

E hoje eu faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze, contra toda a terra: contra os reis de Judá, seus oficiais, seus sacerdotes e o povo da terra.

Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei”, diz o Senhor. (Jeremias 1:17-19)

Ou seja, o Senhor chama Jeremias para ser luz. Cristo nos chama para ser luz, pois do contrário as pessoas serão consumidas pelas trevas.

A família de Jesus

Ao contrário do que a tradição católica prega, o Senhor Jesus não demonstra na Bíblia veneração por Maria sua mãe (Lucas 8.19 – 21).

Ele deixa bastante claro que sua mãe e seus irmãos, ou seja, sua família é qualquer um que faz a vontade de Deus.

Jesus acalma a tempestade

Durante seu ministério o Jesus Cristo operou milagres fantásticos, este é um deles (Lucas 8.22 – 25).

Ele é acordado pelos discípulos durante a tormenta e com autoridade repreende os ventos e o mar. Isto significa que a própria natureza se submete a ele reconhecendo-o como Senhor.

Portanto, não há nada em sua vida que ele não possa resolver.

A cura do endemoninhado geraseno

Muitas pessoas vivem muita opressão demoníaca, o gesareno era um deles. Ele vivia como um animal (Lucas 8.26 – 39).

Entre sepulcros. Cortava-se com pedras, comia carne podre e não havia correntes que o detivessem. Isto durou muito tempo, até o dia em que ele se encontrou com Jesus.

Com poucas palavras o Senhor o libertou e chamou novamente à vida. Recuperou sua consciência e dignidade. Os que viram o feito ficaram maravilhados.

O homem liberto implorou a Jesus que lhe deixasse segui-lo. Mas o Senhor lhe deu uma orientação diferente: ““Volte para casa e conte o quanto Deus lhe fez”. Assim, o homem se foi e anunciou na cidade inteira o quanto Jesus tinha feito por ele”.

Jesus é poderoso para libertar o mais oprimido dos pecadores.

A cura da mulher do fluxo de sangue

Uma mulher valente. É assim que podemos defini-la. Ela com certeza tem um nome, mas nenhum dos autores anotou. Certo é o espanto deles com este milagre (Lucas 8.40 – 48).

Esta mulher superou o tempo, a falta de perspectiva, a fraqueza e uma outra série de dificuldades, por quê?

Ela queria tocar em Jesus Cristo com a esperança de que poderia ser curada. E foi! O contato de sua mão no corpo do Salvador, aliada a sua fé foi o suficiente: CURADA!

Jesus Cristo sentiu que algo de diferente havia acontecido e quando procurou, a encontrou e lhe disse: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz”.

Ela recebeu carinho, cura e paz.

A ressurreição da filha de Jairo

Quando Jairo procurou Jesus, sua filha estava entre a vida e a morte. Contudo, os muitos “empecilhos” do caminho atrasaram o Mestre (Lucas 8.49 – 56).

Daí os vizinhos de Jairo foram ao seu encontro e disseram: “Sua filha morreu. Não incomode mais o Mestre”.

NOSSA!

É como se uma bomba explodisse na vida de Jairo. E convenhamos, quando leio este texto tenho a impressão de que “os caras” estavam torcendo contra Jairo. “Não incomode mais o Mestre”, soa estranho.

De toda forma, o autor da vida estava ali e ouviu tudo. Sua resposta foi imediata: “Ouvindo isso, Jesus disse a Jairo: “Não tenha medo; tão-somente creia, e ela será curada””.

De fato, Jesus Cristo foi ao encontro do corpo da menina e lhe disse: “Menina, levante-se!”. O espírito dela voltou, e ela se levantou imediatamente”.

Quando Jesus ordena a morte se transforma em vida.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.