marca_final-01

Marcos 1 Estudo: As Boas Notícias de Jesus

O Evangelho de Jesus segundo Marcos, começa nos dizendo que Jesus é uma boa notícia e não poderia ser diferente. Por “Evangelho” de Jesus Cristo aqui se entende evidentemente a bendita História que nosso Evangelista está prestes a contar sobre Sua Vida, Ministério, Morte, Ressurreição e Glorificação, e sobre o início da Reunião de Crentes em Seu Nome.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Em Marcos 1, o autor anuncia o princípio do Evangelho de Jesus Cristo. Ao fazê-lo ele apresenta João Batista, como o mensageiro que prepara o caminho do Senhor Jesus.

O testemunho de João Batista as multidões que queriam ouvi-lo é de que, Jesus Cristo é maior do que ele, a tal ponto, que João Batista não se considera digno de encurva-se e amarrar-lhe as sandálias.

Em seguida Jesus Cristo é batizado por João Batista, no rio Jordão e o Espírito Santo desce sobre ele em forma de pomba, e uma voz do céu é ouvida por todos dando testemunho acerca de Jesus.

Após isso, o Espírito Santo conduz Jesus ao deserto onde ele é tentando pelo Diabo durante quarenta dias.

Jesus vence o Diabo e a tentação, e em seguida ao reunir-se novamente aos seus apóstolo ele fica sabendo da prisão de João Batista.

Para Jesus Cristo isto é um sinal, então ele começa a anunciar que o Reino de Deus é chegado. Neste ponto ele começa a chamar os primeiros apóstolos e a ensiná-los.

O ministério de Jesus Cristo é marcado pelo seu poderoso ensino e por prodígios e maravilhas que apenas ele é capaz de fazer. O final de Marcos 1 apresenta diversos relatos sobre isso.

Marcos 1 e Jesus, a boa notícia

O versículo inicial é o título e o tema do livro. A palavra evangelho (euangeliou, “boas novas”) não se refere ao livro de Marcos, conhecido como “o Evangelho de Marcos”. Em vez disso, refere-se às boas novas sobre Jesus Cristo.

Aqueles familiarizados com o Antigo Testamento sabiam da importância da palavra “evangelho” (ver Is 40.9 e 61.1-3). “Notícias” significava que algo significativo havia acontecido.

Quando Marcos usou a palavra, ela se tornou um termo técnico que significa pregação cristã sobre Jesus Cristo. “O evangelho” é a proclamação do poder de Deus por meio de Jesus Cristo para salvar todos os que crêem (Romanos 1.16).

Para Marcos, o início do evangelho foram os fatos históricos da vida, morte e ressurreição de Jesus. Mais tarde, os apóstolos o proclamaram, começando (por exemplo, Atos 2.36) onde Marcos terminava.

O evangelho é “sobre Jesus Cristo”, o Filho de Deus. “Jesus”, Seu nome pessoal divinamente dado, é o equivalente grego do hebraico Josué que significa “Yahweh é a salvação”.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

});