Marcos - Bíblia de Estudo Online

Em Marcos 1, o autor anuncia o princípio do Evangelho de Jesus Cristo. Ao fazê-lo ele apresenta João Batista, como o mensageiro que prepara o caminho do Senhor Jesus.

O testemunho de João Batista as multidões que queriam ouvi-lo é de que, Jesus Cristo é maior do que ele, a tal ponto, que João Batista não se considera digno de encurva-se e amarrar-lhe as sandálias.

Em seguida Jesus Cristo é batizado por João Batista, no rio Jordão e o Espírito Santo desce sobre ele em forma de pomba, e uma voz do céu é ouvida por todos dando testemunho acerca de Jesus.

Após isso, o Espírito Santo conduz Jesus ao deserto onde ele é tentando pelo Diabo durante quarenta dias.

Jesus vence o Diabo e a tentação, e em seguida ao reunir-se novamente aos seus apóstolo ele fica sabendo da prisão de João Batista.

Para Jesus Cristo isto é um sinal, então ele começa a anunciar que o Reino de Deus é chegado. Neste ponto ele começa a chamar os primeiros apóstolos e a ensiná-los.

O ministério de Jesus Cristo é marcado pelo seu poderoso ensino e por prodígios e maravilhas que apenas ele é capaz de fazer. O final de Marcos 1 apresenta diversos relatos sobre isso.

Esboço de Marcos 1:

1.1 – 6: João Batista, o mensageiro

1.7,8: O testemunho de João Batista

1.9 – 14: Batismo de Jesus, a tentação, e a prisão de João Batista

1.15 – 20: O Reino de Deus e os primeiros apóstolos

1.21 – 27: Jesus ensina na sinagoga e expulsa demônios

1.28 – 31: Jesus cura a sogra de Pedro

1.32 – 34: Jesus cura vários doentes e expulsa demônios

1.35 – 37: Jesus ora em lugar deserto

1.38 – 45: Jesus percorre a Galileia e cura um leproso

 

A Pregação de Jesus (Mt 4: 12-17; Lc 4: 14-21)

Jesus começou seu ministério na Galileia (cf. Marcos 1:9) depois que João Batista foi preso por Herodes Antipas I pela razão declarada em Marcos 6:17–18. Antes de entrar na Galileia, Jesus ministrou na Judeia por cerca de um ano (cf. João 1:19–4:45), que Marcos não mencionou.

Isso mostra que o propósito de Marcos não era dar um relato cronológico completo da vida de Jesus.

A Prisão de João Batista

As palavras foram colocadas em Marcos 1.4, para a “prisão” de João Batista, traduzida é paradothēnai, de paradidomi, “entregar ou entregar”. O verbo é usado da traição de Jesus por Judas (3:19), sugerindo que Marcos estabeleceu um paralelo entre as experiências de João e Jesus. (cf. 1: 4, 14a).

A voz passiva sem um agente declarado implica que o propósito de Deus estava sendo cumprido na prisão de João (cf. paralelo a Jesus, 9:31; 14:18) e que o tempo para o ministério de Jesus na Galileia tinha chegado agora.

Jesus veio à Galileia proclamando as boas novas (euangelion; cf. v. 1) de (a partir de) Deus (kēryssōn; cf. 1: 4). Possivelmente, as palavras “do reino” (KJV) devem ser incluídas antes de “de Deus” por causa de sua presença em muitos manuscritos gregos.

O Tempo é Chegado! (Marcos 1:15)

As duas declarações de Jesus e dois mandamentos resumem sua mensagem. A primeira declaração, A hora chegou, enfatiza a nota distintiva de cumprimento no anúncio de Jesus (cf. Lucas 4: 16-21).

O tempo de preparação e expectativa designado por Deus, a era do Antigo Testamento, agora estava cumprido de acordo com o plano de Deus (cf. Gálatas 4: 4; Hebreus 1: 2; 9: 6–15).

O Reino está próximo

A segunda declaração, O reino de Deus está próximo, apresenta uma característica fundamental da mensagem de Jesus. “Reino” (basileia) significa “realeza” ou “regra real”.

Envolvida no termo está a autoridade soberana de um governante, a atividade de governar, e o domínio da regra incluindo seus benefícios (Dicionário Teológico do Novo Testamento [doravante TDNT] Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., sv “basileia”, 1: 579–80 e comenta Marcos 3: 23–27.

Assim, “o reino de Deus” é um conceito dinâmico (não estático) que se refere à atividade soberana de Deus ou governar sobre a Sua criação.

Este conceito era familiar aos judeus dos dias de Jesus. À luz da profecia do Antigo Testamento (cf. 2Sm 7: 8-17; Isaías 11: 1-9; 24:23; Jeremias 23: 4-6; Miquéias 4: 6-7; Zc 9: 9 -10; 14: 9) eles esperavam que um futuro reino messiânico (davídico) fosse estabelecido na terra (cf. Mt 20:21; Marcos 10:37; 11:10; 12: 35-37; 15:43; Lucas 1: 31–33; 2:25, 38; Atos 1: 6).

Então, Jesus não teve que despertar interesse em Sua mensagem. Seus ouvintes naturalmente entenderam sua referência ao reino de Deus como o tão aguardado reino messiânico previsto no Antigo Testamento.

Arrependimento e fé

O tempo da decisão havia chegado; Assim, a resposta exigida para a qual Jesus convocou Seus ouvintes foi um duplo comando: Arrependa-se e acredite nas boas novas!

O arrependimento e a fé (crença) estão unidos em uma só peça (não em atos sucessivos no tempo). “Se arrepender” (metanoe; cf. Marcos 1: 4) é se afastar de um objeto de confiança existente (por exemplo, a si mesmo).

“Acreditar” (pisteuō, aqui pisteuete pt, a única aparição do NT nessa combinação) é comprometer-se sinceramente com um objeto de fé. Assim, acreditar nas boas novas significava crer em Jesus como o Messias, o Filho de Deus.

Ele é o “conteúdo” das boas novas (cf. v. 1). Somente por este meio pode a pessoa entrar ou receber (como um presente) o reino de Deus (cf. 10:15).

Como nação, Israel rejeitou oficialmente esses requisitos, e Jesus ensinou que Seu reino terrestre davídico não viria imediatamente. (cf. Lucas 19:11). Depois que Deus completa Seu propósito atual de salvar judeus e gentios e edificar Sua igreja (cf. Rom. 16: 25-27; Efésios 3: 2-12), Jesus retornará e estabelecerá Seu reino nesta terra (Mt 25 : 31, 34; Atos 15: 14–18; Apocalipse 19:15; 20: 4–6).

A nação de Israel será restaurada e redimida (Romanos 11: 25-29) e desfrutará do cumprimento das promessas do reino.

Referências:

Grassmick, J. D. (1985). Marca. Em J. F. Walvoord e R. B. Zuck (Orgs.), O Comentário do Conhecimento da Bíblia: Uma Exposição das Escrituras (Vol. 2, p. 107-108). Wheaton, IL: Victor Books.

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