Bíblia de Estudo Online

Marcos 10 Estudo: O Perigo do Amor ao Dinheiro

Marcos 10.1 – 12: Em Marcos 10, Jesus dá respostas aos fariseus em relação ao casamento e o divórcio. Ele fala sobre quais as motivações de Moisés ao recomendar a carta de divórcio e qual a vontade de Deus para o casamento.

10.13 – 16: Os discípulos queriam impedir que as crianças se aproximassem de Jesus Cristo, mas ele os repreendeu dizendo que para receber o Reino de Deus, é necessário ser como crianças.

Marcos 10.17 – 22: Um jovem aproxima-se de Jesus perguntando sobre o que era necessário fazer para herdar a vida eterna. O Senhor recomenda que ele guarde os mandamentos. Então ele responde que já faz isso.

Jesus percebe que ele quer testá-lo, então faz o diz que se ele quer ser perfeito deve abrir mão de sua riqueza. Isto entristece o jovem porque ele tem muitas riquezas e não consegue abrir mão delas.

Marcos 10.23 – 25: A partir disso Jesus ensina sobre o perigo do amor as riquezas. Ele diz que dificilmente alguém que ama as riquezas poderá entrar no Reino de Deus.

10.28 – 31: O sermão de Jesus (ensinamentos de Jesus) instiga os discípulos a perguntarem, sobre quais os benefícios de abrir mão tudo e segui-lo, algo que eles fizeram.

Jesus responde que eles receberiam cem vezes mais nesta vida de diversas formas, e na próxima era a vida eterna.

Marcos 10.32 – 34: Aproximando-se de Jerusalém, Jesus mais uma vez fala sobre sua morte e ressurreição. Dessa vez ele dá maiores detalhes ao discípulos, mas aparentemente eles continuam sem entender (Ver Ressurreição de Jesus).

10.35 – 41: Após a declaração de Jesus sobre sua morte e ressurreição, Tiago e João pedem ao Senhor um lugar especial no seu Reino. Eles querem ficar ao lado do trono de Jesus durante seu governo.

Jesus lhes responde falando sobre a complexidade desse pedido e revelando que isso é algo que Deus Pai, decidirá.

Marcos 10.42 – 45: Intrigado com o pedido dos discípulos, Jesus percebe que eles possuem um desejo de grandeza incutido. Isso o motiva a mais um sermão.

Ele deixa claro que no Reino de Deus as coisas funcionam de maneira diferente. Sendo assim, o segredo da grandeza no Reino de Deus é o serviço.

Quanto mais você servir, maior será!

Marcos 10.46 – 52: Marcos encerra o capítulo, relatando mais um milagre: a cura de Bartimeu o cego de Jericó. Enquanto o Senhor passava Bartimeu ouviu e se pôs a gritarJesus Cristo, como sempre não desprezou seu clamor e atendeu ao seu pedido. (Ver Marcos 9 Estudo).

 

Esboço de Marcos 10:

10.1 – 12: Jesus ensina sobre casamento e divórcio

10.13 – 16: Jesus e as crianças

10.17 – 22: Jesus e o jovem rico

10.23 – 25: O perigo do amor ao dinheiro

10.28 – 31: Os benefícios de seguir a Jesus Cristo

10.32 – 34: Jesus fala sobre sua morte e ressurreição

10.35 – 41: O pedido de Tiago e João

10.42 – 45: Jesus revela o segredo da grandeza

10.46 – 52: Jesus cura Bartimeu o cego de Jericó

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.