Marcos - Bíblia de Estudo Online

Neste capítulo vemos que Jesus dá respostas aos fariseus em relação ao casamento e o divórcio. Ele fala sobre quais as motivações de Moisés ao recomendar a carta de divórcio e qual a vontade de Deus para o casamento (Marcos 10.1–12)

Cuidado!

Um jovem aproxima-se de Jesus perguntando sobre o que era necessário fazer para herdar a vida eterna. O Senhor recomenda que ele guarde os mandamentos. Então ele responde que já faz isso (Marcos 10.17–22)

Jesus percebe que ele quer testá-lo, então faz o diz que se ele quer ser perfeito deve abrir mão de sua riqueza. Isto entristece o jovem porque ele tem muitas riquezas e não consegue abrir mão delas.

A partir disso Jesus ensina sobre o perigo do amor as riquezas. Ele diz que dificilmente alguém que ama as riquezas poderá entrar no Reino de Deus (10.23-25)

Quais os benefícios de seguir a Jesus?

O sermão de Jesus instiga os discípulos a perguntarem, sobre quais os benefícios de abrir mão tudo e segui-lo, algo que eles fizeram. Jesus responde que eles receberiam cem vezes mais nesta vida de diversas formas, e na próxima era a vida eterna (10.28 – 31).

Aproximando-se de Jerusalém, Jesus mais uma vez fala sobre sua morte e ressurreição. Dessa vez ele dá maiores detalhes ao discípulos, mas aparentemente eles continuam sem entender (Ver Ressurreição de Jesus).

Após a declaração de Jesus sobre sua morte e ressurreição, Tiago e João pedem ao Senhor um lugar especial no seu Reino. Eles querem ficar ao lado do trono de Jesus durante seu governo.

Jesus lhes responde falando sobre a complexidade desse pedido e revelando que isso é algo que Deus Pai, decidirá.

O menor é o maior

Intrigado com o pedido dos discípulos, Jesus percebe que eles possuem um desejo de grandeza incutido. Isso o motiva a mais um sermão (10.42 – 45). Ele deixa claro que no Reino de Deus as coisas funcionam de maneira diferente. Sendo assim, o segredo da grandeza no Reino é o serviço.

Quanto mais você servir, maior será!

Marcos encerra o capítulo, relatando mais um milagre: a cura de Bartimeu o cego de Jericó. Enquanto o Senhor passava Bartimeu ouviu e se pôs a gritar. Jesus, como sempre não desprezou seu clamor e atendeu ao seu pedido.

Esboço de Marcos 10:

10.1 – 12: Jesus ensina sobre casamento e divórcio

10.13 – 16: Jesus e as crianças

10.17 – 22: Jesus e o jovem rico

10.23 – 25: O perigo do amor ao dinheiro

10.28 – 31: Os benefícios de seguir a Jesus Cristo

10.32 – 34: Jesus fala sobre sua morte e ressurreição

10.35 – 41: O pedido de Tiago e João

10.42 – 45: Jesus revela o segredo da grandeza

10.46 – 52: Jesus cura Bartimeu o cego de Jericó

 

Um Verdadeiro Teste

Quando Jesus disse aos discípulos que é difícil para os ricos entrarem no reino de Deus, eles ficaram maravilhados (ethambounto, “surpresos”; cf. 1:27; 10:32) porque no Judaísmo as riquezas eram uma marca do favor de Deus e assim uma vantagem, não uma barreira, em relação ao reino de Deus (Marcos 10: 23-25).

Somente aqui nos Evangelhos Sinópticos Jesus se dirigiu aos Doze como crianças (cf. João 13:33), refletindo sua imaturidade espiritual.

À luz de sua surpresa, Jesus repetiu e esclareceu Sua declaração original. Se as palavras “para aqueles que confiam em riquezas” são omitidas, Marcos 10:24 (que é exclusivo de Marcos) se aplica a todos que são confrontados com as exigências do reino de Deus. Se incluídos, explicam a dificuldade do rico e expõem o perigo de confiar nas riquezas.

A comparação humorística (v. 25) emprega um provérbio judaico memorável para descrever o impossível. É mais fácil, em comparação com um camelo, o maior animal da Palestina naquela época, passar pelo olho de uma agulha de costura comum (a abertura menor) do que por um homem rico que confia em suas riquezas para entrar no reino de Deus.

Referências:

Grassmick, J. D. (1985). Marca. Em J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), O Comentário do Conhecimento da Bíblia: Uma Exposição das Escrituras (Vol. 2, p. 151). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here