Marcos - Bíblia de Estudo Online

Esta última entrada de Jesus em Jerusalém marca o início da semana da sua crucificação. Aqui se inicia a contagem regressiva da maior demonstração de amor dada a humanidade (Marcos 11.1–10).

É o momento em que Deus se fez homem, viveu entre nós, conheceu nossas dores e se entregou como sacrifício de expiação perfeito pelo nossos pecados.

Figueira maldita

Muitos estudiosos fazem a interpretação simbólica desse milagre de Jesus. A aplicação prática e pessoal é a de que não podemos apenas ter aparência de cristãos. As pessoas esperam que nós tenhamos frutos para alimentá-las. Elas querem vir até nós e encontrar a paz que o mundo não têm (11.11–14).

Nos nossos dias os cristãos são tão ansiosos ou estressados como qualquer pessoa. Não inspiram a presença de um Deus real e pessoal em suas vidas. A estes está reservado o mesmo fim da figueira cheia de folhas. 

Casa de oração

Durante a páscoa muitas pessoas vinham de todas as partes a Jerusalém para oferecer sacrifícios e ofertas agradáveis a Deus. Na ocasião muitas delas também entregavam o dízimo anual.

Devido a distância, a grande maioria trazia apenas o dinheiro, deixando para comprar no Templo o animal correspondente ao seu dízimo ou oferta.

Estes animais eram vendidos no Templo pelos cambistas que tinham acordo com os sacerdotes. Apenas os animais comprados a eles recebia a aprovação de “agradável ao Senhor” (Marcos 11.15–18).

O que irritou o Senhor Jesus foi o fato de que eles estavam supervalorizando os animais. E completamente desinteressados com a vontade de Deus.

O resultado da fé

Na manhã seguinte a que Jesus amaldiçoou a figueira, Pedro observou que ela estava completamente seca. Isso o impressiona, e ele vai falar com o Mestre.

A reposta de Jesus é que a fé convicta em Deus, é capaz de fazer qualquer coisa. A mensagem de Jesus é que qualquer um que creia sinceramente não considera nenhuma problema ou dificuldade impossível de resolver.

Nos dias de Jesus, havia uma expressão popular: “remover montanhas” (Marcos 11.19–24). Era aplicada a problemas ou questões muito difíceis ou impossíveis de se resolver. O ensino de Cristo é o de que até mesmo estes, para a fé não são nada.

Jesus prossegue o seu ensino sobre a fé e aproveita para falar sobre a oração. Através dela devemos apresentar nossas necessidades com confiança a Deus.

A oração é um canal de conversa com Deus. É por meio dela que nos comunicamos com o nosso Pai. Sabendo disso, o Senhor Jesus nos exorta a durante a oração, liberar perdão.

Nossas orações não serão eficazes se tivermos problemas de relacionamento com outras pessoas. Isso ocorre porque o princípio do relacionamento perfeito com Deus é o amor ao próximo.

Esboço de Marcos 11:

11.1 – 10: A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém

11.11 – 14: Jesus amaldiçoa a figueira

11.15 – 18: Jesus expulsa os negociantes do Templo

11.19 – 24: O poder da fé e a oração

11.25,26: Jesus ensina sobre o perdão

11.27 – 33: Líderes religiosos questionam a autoridade de Jesus

 

Montado Em Um Jumento

Os discípulos colocaram suas capas externas no jumentinho como uma sela improvisada. Jesus montou o potro, que nunca tinha montado, e começou a cavalgar até Jerusalém (Marcos 11: 7-8).

Muitas pessoas entraram na excitação do momento e espontaneamente começaram a honrá-lo, espalhando suas vestes exteriores diante dEle na estrada poeirenta (cf. 2 Reis 9: 12-13). Outros espalham galhos verdes (stibadas, “folhas ou galhos frondosos”) cortados dos campos ao redor. Ramos de palmeiras são mencionados em João 12:13.

O arranjo quiástico (a-b-b’a) destes versos sugere o canto antifônico por dois grupos – aqueles que foram à frente de Jesus e aqueles que O seguiram. Eles cantaram o Salmo 118: 25–26.

No festival anual da Páscoa (cf. Marcos 14: 1), os judeus cantavam os seis salmos de “subida” (Salmos 113–118) para expressar ações de graças, louvores e pedidos a Deus.

Hosana!

Hosana, uma transliteração da palavra grega que é em si uma transliteração do hebraico hōšî ‘h nâ, originalmente era uma oração dirigida a Deus, significando “salve-nos agora” (cf. Salmos 118: 25a). Mais tarde veio a ser usado como um grito de louvor (como “Aleluia!”).

Em seguida, como uma recepção entusiástica aos peregrinos ou a um famoso rabino. Hosana no mais alto, nos lugares mais altos, provavelmente significa “Salve-nos, ó Deus, que vive no céu”. Seu uso aqui provavelmente reflete uma mistura de todos esses elementos devido à natureza da multidão.

A aclamação, Bem-aventurado (lit., “Pode… ser abençoado”), exige que o poder gracioso de Deus atenda a alguém ou efetue alguma coisa. Aquele que vem em nome do Senhor (como representante de Deus e com Sua autoridade) originalmente se referiu a um peregrino vindo ao festival.

Embora essas palavras não sejam um título messiânico, essa multidão de peregrinos as aplicou a Jesus, talvez com conotações messiânicas (cf. Gênesis 49:10; Mt 3:11), mas elas não chegaram a identificar Jesus como o Messias.

Cometeram um erro

O reino vindouro em associação com Davi refletia a esperança messiânica das pessoas para a restauração do reino davídico (cf. 2 Sam. 7:16; Amós 9: 11-12).

Mas seu entusiasmo era por um Messias reinante e um reino político, não percebendo e não aceitando o fato de que Aquele que estava montado no jumentinho era seu Messias (cf. Zc 9: 9), o Messias sofredor cujo reino estava próximo por causa de Sua presença com eles.

Para a maioria das pessoas, então, esse momento de júbilo era simplesmente parte da tradicional celebração da Páscoa – não alarmou as autoridades romanas nem iniciou um chamado para a prisão de Jesus pelos governantes judeus.

Examinando o Templo

Depois de entrar em Jerusalém, Jesus foi ao templo (hieron, “os recintos do templo”; cf. vv. 15, 27), não ao santuário central (naos; cf. 14:58; 15:29, 38). Ele cuidadosamente examinou as instalações para ver se elas estavam sendo usadas como Deus pretendia.

Isto levou a Sua ação no dia seguinte (cf. Marcos 11: 15-17). Como estava próximo do pôr do sol quando os portões da cidade foram fechados, Jesus foi para Betânia (cf. v. 1a) com os Doze para a noite.

Referências:

Grassmick, J. D. (1985). Marca. Em J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), O Comentário do Conhecimento da Bíblia: Uma Exposição das Escrituras (Vol. 2, p. 156). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here