Bíblia de Estudo Online

Marcos 12 Estudo: O Maior Mandamento

Marcos 12.1 – 9: Após ter sua autoridade questionada pelos líderes religiosos de Jerusalém, Jesus Cristo conta a parábola da vinha. Sua intenção é mostrar que Israel é a vinha, os servos maltratados fora os profetas e ele era o próprio filho.

Ao acreditar que respeitariam o seu herdeiro, o dono da vinha o envio. Contudo o destino dele foi pior que o de seus antecessores, pois o agarram e assassinaram para ficar coma herança.

Marcos 12.10 – 13: Ao perceber que era contra eles que o Senhor Jesus falava, as autoridades religiosas começaram a procurar meios para prendê-lo. A partir daí passaram a organizar todo tipo de armadilha para o Senhor Jesus

Marcos 12.14 – 17: As autoridades religiosos perguntam a Jesus Cristo se era necessário pagar os impostos. Eles sabiam que qualquer um que negasse isso, tornava-se inimigo do império romano.

Contudo, o Mestre mais uma vez impressiona a todos. Ele deixa claro que como cidadão temos direitos e deveres para com o Estado. Jesus não nega a nossa cidadania.

Com isso, ele diz que devemos dar ao governo o que lhe pertence e a Deus o que lhe pertence.

Marcos 12.18 – 27: Os saduceus era um dos grupos religiosos de Israel que não acreditavam na ressurreição do mortos. Com isso foram a Jesus questioná-lo sobre o assunto.

A resposta do Mestre é esclarecedora e mostra a soberania de Deus.

Marcos 12.28 – 34: Um dos mestres da lei, após ouvir a resposta de Jesus Cristo aos saduceus, ficou maravilhado. Isso o inspirou a falar com o Mestre.

A pergunta dele foi sobre qual seria o maior mandamento. O Senhor Jesus respondeu, que o maior mandamento é o amor absoluto a Deus e o amor ao próximo como a si mesmo.

Marcos 12.35 – 40: Após essa série de armadilhas, Jesus Cristo adverte sobre a malícia dos mestres da lei. Ele nos adverte a ter cuidado com a aparência religiosa delas, pois não passa de hipocrisia.

Marcos 12.41 – 44: Jesus Cristo ao observar as pessoas que ofertavam, percebeu que uma pobre viúva deu duas moedas. Essas moedas eram a menor porção monetária da moeda daqueles dias.

O Senhor destaca não a quantidade da oferta, mas a qualidade dela. A mulher pegou tudo o que tinha e entregou como oferta. Ela se recusou a não ofertar.

 

Esboço de Marcos 12:

12.1 – 9: A parábola da vinha

12.10 – 13: Líderes religiosos procuram prender Jesus

12.14 – 17: Ensinamentos de Jesus sobre os impostos

12.18 – 27: Ensinamentos de Jesus sobre a ressurreição

12.28 – 34: Jesus revela qual o maior mandamento

12.35 – 40: Jesus e os mestres da lei

12.41 – 44: Jesus e a oferta da viúva

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.