Marcos - Bíblia de Estudo Online

Na manhã da sexta-feira da paixão, como é conhecida até hoje, as autoridades judaicas formalizaram a denúncia contra Jesus Cristo, por traição e blasfêmia e a entregaram a Pilatos, governador romano da Judeia (Marcos 15.1 – 5).

Ao mesmo tempo em que Jesus é interrogado por Pilatos, surge na cena, Barrabás que provavelmente era um insurgente contra o governo. Uma espécie de terrorista, assassino. Que estava prestes a receber merecida condenação. 

Era costume na Páscoa, que um condenado fosse perdoado por aclamação popular. Pilatos sabendo disso, abriu a votação acreditando que Jesus seria o escolhido. Para que se cumprisse a Escritura e o propósito do Senhor Deus, a multidão perdoou Barrabás e condenou a Jesus.

Para ver todos os detalhes da crucificação de Jesus, leia o estudo bíblico: Sofrimento, Crucificação e Morte de Jesus Cristo.

Esboço de Marcos 15:

15.1 – 5: Pilatos interroga Jesus Cristo

15.6 – 15: A multidão condena Jesus e a solta Barrabás

15.16 – 20: Jesus é entregue para ser crucificado

15.21 – 32: Jesus é crucificado

15.33 – 38: Jesus morre e o véu do templo se rasga

15.39 – 47: O corpo de Jesus é preparado é sepultado

 

O julgamento de Jesus

O julgamento de Jesus perante as autoridades políticas romanas também teve três audiências:

(a) uma interrogação inicial de Pilatos (cf. Mt 27.2, 11-14; Marcos 15.1b-5; Lucas 23: 1-5; João 18 : 28-38);

(b) uma interrogação por Herodes Antipas (cf. Lc 23: 5-12);

(c) uma acusação final antes de Pilatos, a libertação de Barrabás, e o veredicto da crucificação (cf. Mt 27: 15-26; Marcos 15: 6-20; Lucas 23: 13-25; João 18: 39-19: 16 ).

Antes do Sinédrio, Jesus foi condenado por blasfêmia sob a lei judaica, mas aqui ele foi julgado por traição sob a lei romana. Em ambas as ocasiões Ele foi condenado a morrer, em conformidade com a vontade de Deus (cf. Marcos 10: 33-34).

Quem é Pilatos?

O Sinédrio conduziu Jesus a cidade da residência de Caifás (cf. 14:53), provavelmente até o palácio de Herodes, onde o entregaram a Pilatos para execução da sentença de morte.

Pôncio Pilatos, o quinto prefeito romano (um título posteriormente mudado para “procurador”, isto é, magistrado imperial) da Judeia ocupou o cargo de 26 a 36 dC. Ele era um governador severo que desprezava os judeus (cf. Lucas 13: 1–2).

Normalmente ele residia em Cesareia no Mar Mediterrâneo, mas ele veio a Jerusalém em ocasiões especiais como o festival da Páscoa para ajudar a manter a ordem. Presumivelmente, ele ficou no palácio de Herodes, como era costume dos governadores provinciais, e não na fortaleza de Antônia, perto do templo. Se assim for, o julgamento civil de Jesus foi realizado lá.

A curiosidade de Pilatos

Pilatos tinha a responsabilidade exclusiva pelas decisões do tribunal romano. O processo, geralmente realizado em público, foi aberto com uma denúncia pelo autor, seguido pelo interrogatório do magistrado e outros depoimentos do réu e de outras testemunhas.

Quando todas as evidências estavam eram apresentadas, o magistrado geralmente consultava seus assessores jurídicos e então pronunciava a sentença, que tinha que ser executada imediatamente.

Em vez de confirmar a sentença de morte do Sinédrio (cf. João 18: 29-32), Pilatos insistiu em ouvir o caso. Apenas uma das três acusações que já haviam sido feitas (cf. Lucas 23: 2) mereceu a atenção de Pilatos, a saber, alegação de Jesus de ser “um rei”.

Então Pilatos perguntou a Jesus: Você é (enfático) o rei dos judeus? ? Para Pilatos tal afirmação era equivalente a traição contra César, um crime punível com a morte.

Jesus deu uma resposta enigmática, literalmente, Você (enfático) diz (assim), ou seja, “Tu o dizes” (Marcos 15:2). É melhor entendida como um “sim”, mas com uma qualificação anexada.

Como Messias, Jesus é o Rei dos judeus, mas seu conceito de realeza diferia do que estava implícito na pergunta de Pilatos (cf. João 18: 33-38).

Mais informações

Desde que a resposta inicial de Jesus não forneceu nenhuma base sólida para uma condenação capital sob a lei romana, Pilatos retornou aos seus acusadores para obter mais informações.

Os principais sacerdotes (cf. v. 1a) aproveitaram a oportunidade para reforçar seu caso pressionando múltiplas acusações contra Jesus.

Novamente, Pilatos tentou fazer com que Jesus respondesse aos seus acusadores e defendesse a si mesmo contra as suas acusações, mas para sua total admiração, Jesus permaneceu absolutamente silencioso (cf. Is 53: 7; lit., “Ele não respondeu mais nada”; negativo). Tal silêncio era raro em um tribunal romano. Parecia confirmar o sentimento inicial de Pilatos de que Jesus não era culpado (Marcos 15: 3-5).

Marcos incluiu apenas dois breves pronunciamentos de Jesus – um para Caifás (Marcos 14:62) e outro para Pilatos (15: 2). O silêncio de Jesus destaca o fato de que Ele, o Filho do Homem, sofreu e morreu dentro do plano soberano de Deus.

Aprendendo que Jesus era um Galileu e esperando evitar fazer um julgamento contra Ele, Pilatos enviou-o a Herodes Antipas, governador da Galileia (cf. 6:14), também em Jerusalém na época. Mas Herodes logo retornou a Pilatos. Somente Lucas registrou essa fase intermediária do julgamento civil (cf. Lucas 23: 6-12).

A tentativa de Pilatos

Todos os anos, durante o festival da Páscoa, era o costume do governador, como um sinal de boa vontade para libertar um prisioneiro selecionado pelo povo (cf. verso 8).

Embora nenhuma referência explícita ao costume ocorra fora do Novo Testamento, era consistente com a atitude conciliatória de Roma em relação aos povos do assunto em questões locais.

Em vez de conceder a Jesus uma absolvição, Pilatos escolheu conceder a costumeira anistia da Páscoa, pensando que o povo pediria a libertação de Jesus (cf. verso 9).

Qual foi o crime?

Desde que a multidão rejeitou a oferta de Pilatos e solicitou a libertação de Barrabás, ele perguntou (“novamente” está na Gr.) Sobre o que eles queriam fazer com o que eles chamavam de Rei dos Judeus (Marcos 15: 12–14).

Pilatos não aceitou este título para Jesus, mas sua pergunta implicava que ele estava disposto a libertar Jesus também se quisessem. Mas sem hesitação eles gritaram de volta, Crucifica-O! O castigo que outrora aguardava Barrabás foi agora imposto a Jesus.

Pilatos os desafiou a declarar o crime que tornava Jesus culpado o suficiente para ser crucificado. Mas eles persistentemente clamaram todos os mais altos, Crucifica-O!

Pilatos considerou o clamor da multidão uma aclamação, indicando legalmente uma decisão por demanda popular. Assim, Jesus deve ser declarado culpado de alta traição, uma ofensa capital normalmente punível pela crucificação nas províncias romanas.

Saiu a sentença!

Embora ele acreditasse que Jesus era inocente (cf. verso 14), Pilatos seguiu a conveniência política, e não a justiça. Desejando satisfazer o povo para que não se queixassem ao imperador Tibério – colocando assim sua posição em perigo (cf. João 19:12) – o Pilatos libertou Barrabás para eles e mandou açoitar Jesus e condenou-o à morte por crucificação.

Uma flagelação romana era uma surra brutal que sempre precedia a execução de uma sentença capital para criminosos do sexo masculino, embora também pudesse ser uma punição separada (cf. TDNT, s.v. “mastigoō,” 4: 517–9).

Tiravam a roupa do prisioneiro, muitas vezes amarrado a um poste, e espancado nas costas por vários guardas usando pequenos chicotes de couro cravejados com pedaços afiados de osso ou metal. Nenhum limite foi definido no número de golpes. Muitas vezes esse castigo foi fatal.

Pilatos mandou Jesus açoitar na esperança de que as pessoas ficassem com pena e ficassem satisfeitas. Mas isso também falhou; eles ainda insistiram que Ele fosse crucificado (cf. João 19: 1-7).

 

Referências:

Grassmick, J. D. (1985). Marca. Em J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), O Comentário do Conhecimento da Bíblia: Uma Exposição das Escrituras (Vol. 2, p. 185-187). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here