Marcos - Bíblia de Estudo Online

Na madrugada do domingo, Maria mãe de Jesus e algumas mulheres foram ao sepulcro de Jesus para ungir o seu corpo, como um ato de pura devoção. Contudo, eles não esperavam que acontecesse o que estava por vir (Marcos 16.1 – 4).

Ao chegar no sepulcro, elas foram surpreendidas com o túmulo de Jesus aberto e com um anjo que as aguardava para dizer que Ele havia ressuscitado.

Com isso, ele lhes fez promessas de poder e autoridade confirmando o ministério deles e a Palavra por eles anunciada, por meio de sinais, prodígios e maravilhas.

Esboço de Marcos 16:

16.1 – 4: As mulheres vão ao sepulcro de Jesus Cristo

16.5 – 14: A Ressurreição de Jesus Cristo

16.15 – 20: A grande comissão

 

Amor Sincero

O sábado, sábado (16 de nisã), concluiu ao pôr do sol e o novo dia judaico, domingo (17 de nisã), começou. Naquela noite, depois do crepúsculo, as mulheres que haviam testemunhado a morte e o sepultamento de Jesus (cf. 15,40-47) compraram especiarias, óleos aromáticos, para ungir o corpo de Jesus (lit., “Ele”) na manhã seguinte (Marcos 16: 1).

Isso indica que eles não esperavam que Jesus ressuscitasse dos mortos (cf. 8:31; 9:31; 10:34).

Especiarias foram derramadas sobre um corpo morto para neutralizar o odor de decadência e como uma expressão simbólica da devoção amorosa. O embalsamamento não era um costume judeu.

Muito cedo no primeiro dia da semana (domingo, 17 de maio), logo após o nascer do sol, as mulheres foram ao sepulcro. Eles saíram de casa enquanto ainda estava escuro (cf. João 20: 1) e chegaram ao túmulo pouco depois do nascer do sol.

Duas delas sabiam que uma grande pedra havia sido rolada em frente à entrada da tumba (cf. Marcos 15:47). Apenas Marcos registrou sua preocupação com o problema prático de recuperá-lo.

Evidentemente, elas não estavam cientes do selamento oficial do túmulo ou dos soldados que lá estavam (cf. Mt 27: 62-66).

SURPRESA!

Quando as mulheres chegaram ao local, olharam para a tumba e imediatamente notaram que a pedra fora removida, pois (gar; cf. 1:16) era muito grande e, portanto, facilmente visível (Marcos 16: 4–5).

As mulheres entraram na sala externa da tumba que levava à câmara funerária interna. Eles ficaram surpresos ao ver um jovem (neaniskon; cf. 14:51) sentado à sua direita, provavelmente em frente à câmara funerária.

As circunstâncias únicas, a descrição que o acompanha e a mensagem reveladora (16: 6–7) indicam que Marcos o via como um mensageiro angélico enviado por Deus, embora Marcos o chamasse de jovem, conforme aparecia para as mulheres. O manto branco retratava sua origem e esplendor celestial (cf. 9: 3).

Lucas (24: 3-4) e João (20:12) mencionaram a presença de dois anjos, o número necessário para uma testemunha válida (cf. Deuteronômio 17: 6); mas Mateus (28: 5) e Marcos se referiam a apenas um, presumivelmente o porta-voz.

As mulheres ficaram alarmadas (exethambēthēsan; cf. Mc 9:15; 14:33) quando encontraram o mensageiro divino. Este verbo composto de forte emoção (usado apenas por Marcos no NT), expressa uma angústia esmagadora sobre o que é altamente incomum (cf. 16: 8).

O espanto das mulheres

As mulheres fugiram da tumba porque (gar; cf. 1:16) eles estavam tremendo (tromos, um substantivo) e perplexos (espanto, ekstasis; cf. 5:42). Por um tempo eles não disseram nada a ninguém (Mt 28: 8) uma dupla expressão negativa em grego único a Marcos, porque (gar) eles estavam com medo (efobounto; cf. Mc 4:41; 5:15, 33, 36; 6: 50-52; 9:32; 10:32).

Sua resposta foi semelhante à de Pedro na transfiguração (cf. 9: 6). O objeto de seu medo era a impressionante revelação da presença e do poder de Deus em ressuscitar Jesus dos mortos. Eles estavam sobrecarregados com medo reverente e reduzido ao silêncio.

Vários intérpretes acreditam que Marcos concluiu seu Evangelho neste momento. O final abrupto é consistente com o estilo de Marcos e pontua seu desenvolvimento dos temas de medo e assombro em todo o seu Evangelho.

O leitor é deixado a refletir com admiração o significado do túmulo vazio, conforme interpretado pela mensagem reveladora do anjo.

Referências:

Grassmick, J. D. (1985). Mark. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 192-193). Wheaton, IL: Victor Books.

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