Marcos - Bíblia de Estudo Online

Em Marcos 2, o autor começa relatando a cura de um paralítico em Cafarnaum. O doente foi colocada na presença de Cristo, por quatro amigos do rapaz que o desceram pelo telhado, isto porque a casa estava lotada e não havia outro lugar para entrar.

Durante este milagre, o Filho de Deus mostra sua autoridade para perdoar pecados, algo que os mestres da lei questionaram.

Após isso, Marcos relata a presença de Jesus na coletoria, onde ele chama Levi (Mateus) para ser seu discípulo. Imediatamente Levi deixa tudo e o segue.

A alegria de Levi por ter conhecido Jesus é tão grande que ele prepara um jantar e convida todos seus amigos, que lotam a casa.

O Senhor dá mais uma lição: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”. (Marcos 2:17)

Marcos encerra narrando o episódio em que os discípulos com fome, apanham espigas no sábado. Os fariseus criticam sua atitude.

Jesus Cristo responde citando o exemplo de Davi e declara: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado… o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado” (Marcos 2:27).

Esboço de Marcos 2:

2.1 – 12: Jesus cura um paralítico em Cafarnaum

2.13 – 15: Jesus chama Levi

2.16 – 22: Jesus come com publicanos e pecadores

2.23 – 28: Jesus Cristo é Senhor do sábado

 

O chamado de Levi

Jesus saiu de Cafarnaum para o lago (Mar da Galileia) mais uma vez (cf. 1.16). Para resumir sua atividade, Marcos afirmou que Jesus estava ensinando uma grande multidão que continuava a ouvi-lo (Marcos 2:13).

Sua retirada de centros populosos é um padrão recorrente em Marcos (cf. 1:45; 2:13; 3: 7, 13; 4: 1; 5:21; etc.) e lembra o tema “deserto” (cf. 1 : 4, 12-13, 35, 45).

Cafarnaum era um posto da alfândega na rota da caravana de Damasco para o Mar Mediterrâneo (Marcos2:14). Levi (sobrenome Mateus; cf. 3:18; Matt. 9: 9; 10: 3) era um oficial de imposto judaico no serviço de Herodes Antipas, o governante da Galileia.

Para esse serviço, muitas vezes envolvendo práticas fraudulentas, esses funcionários eram desprezados pelos judeus. No entanto, Jesus estendeu a Levi um gracioso chamado para segui-lo e deixar seu antigo chamado para trás (cf. Marcos 1: 17-18).

Um divisor de águas

Pouco depois, Levi deu um jantar para Jesus e seus discípulos. Esta é a primeira menção (de 43) em Marcos dos “discípulos” como um grupo distinto. Marcos adicionou um comentário editorial explicando que havia muitos (discípulos) que seguiram Jesus, não apenas os cinco mencionados até agora no Evangelho de Marcos.

Comeram com Jesus muitos coletores de impostos (ex-associados de Levi) e “pecadores”, um termo técnico para pessoas comuns consideradas pelos fariseus como inculpáveis ​​na Lei, que não obedeciam a rígidos padrões farisaicos.

Para Jesus e Seus discípulos compartilharem uma refeição (uma expressão de confiança e companheirismo) com eles ofenderam os mestres da Lei que eram fariseus.

Os fariseus, o partido religioso mais influente na Palestina, eram profundamente devotos à Lei mosaica. Eles regulavam estritamente suas vidas pelas interpretações supostamente vinculantes da tradição oral e eram meticulosos sobre a manutenção da pureza cerimonial (cf. 7: 1-5).

Eles criticaram Jesus por não ser um separatista, por falhar em observar sua distinção piedosa entre “os justos” (eles mesmos) e “os pecadores”.

A Resposta de Jesus

Jesus respondeu às suas críticas com um conhecido provérbio (reconhecido como válido pelos seus oponentes) e uma declaração da sua missão que justificava a sua conduta (Marcos 2:17).

As palavras, os justos, são usadas ironicamente para se referir àqueles que se consideravam como tais, isto é, os fariseus (cf. Lc 16: 14-15). Eles não viram necessidade de se arrepender e crer (cf. Marcos 1:15).

Mas Jesus sabia que todos, inclusive os justos, são pecadores. Ele veio (ao mundo) para chamar pecadores, aqueles que humildemente reconhecem sua necessidade de receber Seu perdão gracioso, ao reino de Deus. Foi por isso que Jesus comeu com os pecadores (cf. 2: 5–11, 19-20).

Referências:

Grassmick, J. D. (1985). Mark. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 113). Wheaton, IL: Victor Books.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here