Em Marcos 3, Jesus entra em uma sinagoga e ali, também no sábado ele cura um homem com a mão atrofiada. A esta altura as multidões o seguem de forma rigorosa, ele exala esperança.
Ele aproveita um tempo a sós com seus discípulos e nomeia os seus apóstolos. Enquanto isso seus milagres e maravilhas se tornam cada vez mais conhecidos.
Os fariseus acusam Jesus, de operar milagres por influência de demônios. Na ocasião ele ensina sobre o reino dividido e a blasfêmia contra o Espírito Santo.
Por fim, Marcos narra o episódio em que a mãe e os irmãos de Jesus foram ao seu encontro e a multidão os impedia. Jesus Cristo revela que sua mãe e seus irmãos são TODOS os que fizerem a vontade de Deus.
Marcos 3 e as multidões
Marcos 3.7–10 é semelhante em contexto e caráter a Marcos 2.13. Um elemento adicional é que Jesus se retirou com Seus discípulos do lugar, visto que agora eles compartilhavam tanto a hostilidade quanto a aclamação popular dirigida a Jesus.
Muitas pessoas da Galiléia o seguiram e, atraídos por tudo que Ele estava fazendo, muitos deles vieram de áreas fora da Galiléia.
Do sul, por exemplo, Judéia, Jerusalém, Iduméia. A leste, Transjordânia (Peréia) e ao norte, as cidades costeiras de Tiro e Sidom (na Fenícia).
Jesus passou algum tempo em todas essas áreas. Tão intenso foi o impacto do ministério de cura de Jesus e o desejo das pessoas com doenças de tocá-Lo que Ele disse aos Seus discípulos, mantinham por perto um pequeno barco pronto para escapar da pressa das multidões.
Apenas Marcos relatou esse detalhe, sugerindo a memória de uma testemunha ocular como Pedro.
Jesus, as multidões e o poder de Deus
Em Marcos 3.11–12 vemos que nas multidões havia demoníacos, pessoas cuja fala e comportamento eram dominados por espíritos malignos.
Eles reconheceram o verdadeiro status de Jesus como o Filho de Deus e foram grandemente ameaçados por Sua presença.
Jesus não permitia seus gritos de reconhecimento e ordenou que não dissessem quem Ele era.
Ao silenciá-los. Jesus reafirmou Sua submissão ao plano de Deus para a divulgação progressiva de Sua identidade e missão.