Marcos - Bíblia de Estudo Online

Em Marcos 4, Jesus começa contando a parábola do semeador. É um ensino poderoso e expõe os princípios espirituais da pregação do Evangelho.

A semente e o semeador são os mesmos a prosperidade de cada semente está diretamente ligada a terra em que são cultivadas.

Jesus deixa claro para os seus discípulos que não há nada que esteja oculto que um dia não venha a ser revelado, ou seja o Deus de justiça esclarecerá todas as coisas.

Por fim, Jesus compara o Reino de Deus a uma semente. Ele declara que ele irá crescer, frutificar e muitos virão de todas as partes abrigar-se debaixo de sua sombra.

Marcos encerra dizendo que tudo o que Cristo ensinava era por meio de parábolas, fazia isto para que o povo pudesse compreendê-lo.

Esboço de Marcos 4:

4.1 – 9: A parábola do semeador

4.10 – 20: Jesus explica a parábola do semeador

4.21 – 25: Tudo será revelado

4.26 – 29: O Reino de Deus é como uma semente

4.33,34: O ensino de Jesus é por parábolas

4.35 – 41: Jesus Cristo acalma a tempestade

 

Características do Ensino de Jesus

O trecho de Marcos 4:33–34, resumem o propósito e a abordagem do ensino parabólico de Jesus (vv. 11–12). Sua prática era falar a Palavra (cf. 1:15) para eles, as multidões mais os discípulos, através de parábolas que Ele adaptou aos seus níveis de entendimento.

Por causa de equívocos sobre o reino de Deus, Jesus não ensinou sobre isso sem usar uma parábola (no discurso figurativo). Mas aos seus próprios discípulos em particular (kat ‘idian; cf. 6: 31-32; 7:33; 9: 2, 28; 13: 3) Ele explicou (literalmente, “continuou explicando”) tudo sobre como Sua missão e o reino de Deus estão relacionados. Essa abordagem dupla, ilustrada aqui no capítulo 4, é assumida em todo o restante do Evangelho.

Referências:

Grassmick, J. D. (1985). Mark. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 121). Wheaton, IL: Victor Books.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here