Em Marcos 5, há o registro de três maravilhosos milagres operados por Jesus Cristo. O primeiro deles é a cura do endemoninhado gesareno.

Ele vivia oprimido por demônios há muito tempo, ninguém conseguia contê-lo ou conviver com ele. Correntes não conseguiam segurá-lo, nada era suficiente. Isso fez com que ele se isolasse e vivesse entre o sepulcros, mutilando seu próprio corpo.

Quando Jesus Cristo o encontrou os demônios que o oprimiam tiveram que deixá-lo. Após a libertação e a cura, o homem pede ao Senhor para segui-lo, Jesus por sua vez, ordena que ele volte para casa e conte a família sobre a bondade de Deus com ele.

O gesareno obedece e faz muito mais do que lhe foi pedido. Ele anuncia a mais de dez cidades sobre o que Jesus Cristo fez por ele.

O Segundo milagre de Jesus em Marcos 5, é o da mulher do fluxo de sangue. Havia doze anos que ela era afligida por uma enfermidade.

Quando ele ouviu falar de Jesus Cristo ela creu da seguinte forma: “Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada”.

Isso mesmo aconteceu, ao tocar no manto de Jesus Cristo ela foi imediatamente curada e testemunhou a todos os presentes sobre o milagre.

O terceiro milagre de Jesus em Marcos 5, é o da filha de Jairo. A menina já havia sido dada por morta, quando Jesus exortou a Jairo que não desistisse de crer.

Cristo ordenou que todos saíssem, ficando com ele apenas Pedro, Tiago e João. Com poucas palavras o Senhor da vida ordenou e a menina acordou, completamente curada.

Esboço de Marcos 5:

Marcos 5.1 – 15:  Jesus cura o endemoninhado gesareno

Marcos 5.16 – 20: O homem curado quer seguir a Jesus Cristo

Marcos 5.21 – 24: A filha de Jairo 

Marcos 5.25 – 34: Jesus cura a mulher do fluxo de sangue

Marcos 5.35 – 43: Jesus cura a filha de Jairo 

 

Preso Por Dentro

“E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender”. (Marcos 5:1-3)

O autor destaca a situação infeliz em que se encontrava essa pobre criatura. Ele estava sob o poder de um “espírito imundo”. O demônio havia se apossado dele, e o efeito disso não foi, como acontecia com muitos, uma melancolia silenciosa, mas sim um frenesi irado. Ele era furiosamente louco.

A sua situação parece ter sido pior do que a de qualquer dos outros endemoninhados que foram libertos por Cristo. Ele “tinha a sua morada nos sepulcros”, entre as sepulturas dos mortos. Os sepulcros ficavam fora das cidades, “nos lugares assolados” (Jó -3.14).

Isto dava ao demônio uma excelente vantagem, pois ai daquele que está só. Talvez o demônio o conduzisse até os sepulcros, para levar as pessoas a fantasiarem que as almas dos mortos se transformavam em demônios e faziam maldades, de modo a se isentarem disso.

Tocar em um sepulcro tornava uma pessoa imunda (Nm 19.16). O espírito imundo leva as pessoas a uma condição de contaminação, e assim conserva a sua possessão. Cristo, ao resgatar as almas do poder de Satanás, impede que os vivos estejam entre os mortos.

Incontrolável

Ele possuía muita força e era incontrolável: “Nem ainda com cadeias o podia alguém prender”. Estar preso em cadeias seria um requisito para garantir tanto o seu próprio bem, quanto a segurança das outras pessoas.

Aqueles que são perturbados dessa maneira não podem andar à solta. As cordas não eram capazes de detê-lo, e nem mesmo os “grilhões e cadeias” (w. 3,4).

É muito deplorável a situação daqueles que precisam ser presos dessa maneira – dentre todas as pessoas infelizes deste mundo, eles são os que merecem mais piedade – mas o caso desse homem era o pior de todos, pois nele o demônio agia de uma forma tão forte, que ele não podia ser preso.

Isso apresenta a triste condição daquelas almas sobre as quais o demônio tem domínio: os “filhos da desobediência”, em quem os espíritos imundos operam. Alguns pecadores notoriamente voluntariosos são como esse homem perturbado.

O Cavalo e a Mula

Todos são, nesse aspecto, como o cavalo e a mula, cuja boca precisa de cabresto e freio, mas alguns são como o jumento selvagem, que não se pode domar.

Os mandamentos e as maldições da lei são como cadeias e grilhões, para refrear os pecadores e afastá-los dos seus caminhos ímpios, mas eles quebram e despedaçam as cadeias, e isto é uma evidência do poder do diabo na vida deles.

Ele era um terror e um tormento, para si mesmo e para todos ao seu redor (v. 5). O diabo é um senhor cruel para aqueles que são cativos dele, um tirano genuíno.

Essa criatura infeliz “andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes e pelos sepulcros e ferindo-se com pedras”, lamentando-se da sua situação deplorável, ou furioso e indignado contra o céu. Os homens em estado de frenesi sempre se machucam e se destroem.

O que é um homem, quando a razão é destronada e Satanás se senta no trono?

Os adoradores de Baal, na sua fúria, feriram a si mesmos, como esse endemoninhado, na sua. A voz de Deus diz: Não cause dano a si mesmo; a voz de Satanás diz: Faça, a si mesmo, todo o dano que puder.

Entretanto, ainda assim a Palavra de Deus é desprezada, e a de Satanás, considerada. Alguns entendem que ao dizer que ele se feria com pedras, talvez o significado fosse somente de cortar os pés com as pedras agudas sobre as quais ele corria descalço. (Henry, Matthew, Comentário dos Evangelhos)

2 COMENTÁRIOS

  1. Maravilhoso estudo. Mas cheguei nele quando buscava esclarecimento para algo que me intriga nesse texto. No entanto, mesmo tendo sido acrescenta da de muitos esclarecimentos maravilhosos ainda assim não achei o que procurava. Portanto vou perguntar, e a minha dúvida é:
    Por que Jesus permitiu àquela legião possuir aos porco e consequentemente destruí- los? Por que não os ordenou saírem sem causar danos a quaisquer criatura viva?

    • Porque Jesus é o Senhor Ires, e naquele momento ele quis fazer dessa forma.

      A maioria das decisões que Deus toma, estã numa esfera que nós humanos, não conseguimos compreender, mas para Ele faz todo o sentido.

      Espero ter ajudado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here