Bíblia de Estudo Online

Marcos 9 Estudo: A Transfiguração de Jesus

Em Marcos 9, o Senhor Jesus Cristo leva Pedro, Tiago e João para o alto de um monte, e ali eles testemunham um acontecimento extraordinário: a transfiguração de Jesus Cristo.

Eles viram um pouco da glória do Senhor Jesus e testemunharam o diálogo dele com Moisés e Elias. O momento glorioso foi marcado pela presença de uma nuvem que os envolveu e uma voz de Deus que asseverou: “Este é o meu Filho amado. Ouçam-no!”

Após isso, a glória se desfez e eles desceram do monte. Jesus os advertiu que não contassem nada a ninguém até que ele ressuscitasse do mortos (Ver a Ressurreição de Jesus), algo que no momento eles não compreenderam.

A seguir os discípulos começaram a discutir sobre qual deles realmente seria o maior, talvez inspirados pelo momento de transfiguração que testemunharam.

Os mestres da lei estão dizendo a multidão que antes que se manifeste o Messias, Elias viria primeiro. Isto gera dúvida nos discípulos e eles perguntam sobre isso a Jesus.

Que os explica dizendo, que Elias já veio, isto é: João Batista, mas eles não o respeitaram nem reconheceram.

Marcos 9 destaca mais um milagre de Jesus. Ele expulsa um espírito que causa surdez e mudez. O Senhor critica severamente os seus discípulos de não conseguirem expulsá-lo e diz que eles não conseguiram devido a incredulidade deles.

Jesus Cristo explica que certas entidades só são repelidas por meio da oração e do jejum. Algo que eles não estavam fazendo.

Jesus percebendo isso, os ensinou que o maior entre eles seria aquele que se comportasse como o menor, isto é servindo a todos.

Ele encerra ensinando acerca das coisas que nos fazem pecar e nos exorta a abrir mão delas antes que elas resultem em condenação e nós sejamos lançados no inferno.

 

Esboço de Marcos 9:

9.1 – 10: A transfiguração de Jesus

9.11 – 14: Jesus explica a “segunda vinda” de Elias

9.15 – 27: Jesus expulsa um espírito maligno

9.28, 29: A importância da oração e do jejum

9.30 – 32: Jesus fala mais uma vez sobre seu sofrimento

9.33 – 37: Jesus Cristo ensina quem é o maior

9.38 – 40: Jesus reprova o partidarismo

9.42 – 50: Jesus ensina sobre os tropeços e o inferno

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.