Mateus 10.1 – 4: Ao chamar seus doze discípulos o Senhor Jesus lhes concedeu autoridade e poder para pregar o Evangelho.

Mateus 10.5 – 15: As instruções iniciais para o primeiro envio dos doze, são precisas:

  1. Pregar primeiro aos judeus;
  2. O tema era a proximidade do Reino de Deus;
  3. Curar enfermos, ressuscitar mortos e expulsar demônios;
  4. Não cobrar nada pelo ensino;
  5. Não deviam preocupar-se com provisão e hospedagem;
  6. Não insistir com aqueles que rejeitassem.

Mateus 10.16 – 25: Após essas instruções Jesus Cristo mostra aos apóstolos quais as prováveis consequências de segui-lo:

  1. Perseguição;
  2. Rejeição;
  3. Traição;
  4. Desprezo.

Mateus 10.26 – 31: Contudo, o Senhor os exorta a não desanimar. Isso porque Deus tem cuidado de pequenos passarinhos e os cabelos de nossa cabeça estão contados.

A expressão de Jesus Cristo procura valorizar o cuidado de Deus com cada um de nós, não importa o contexto ou situação vivida.

Mateus 10.32 – 39: Confessar publicamente a Jesus Cristo é muito mais do que dizer: “Eu confesso Jesus”, “eu aceito Jesus” ou “eu me arrependo”.

Confessar a Jesus, além da confissão com os lábios é apresentar a disposição para suportar a severa oposição, até mesmo de pessoas que amamos como cônjuge e filhos.

É apresentar disposição para abrir mãos de bens, vantagens, oportunidades, etc., quando eles comprometerem o nosso relacionamento com DeusOu seja, quem confessa a Cristo deve cultivar disposição para “morrer” todos os dias.

Mateus 10.40 – 42: Muitas pessoas criticam severamente os ministros, servos e servas de Deus. Eles são constantemente acusados de serem ladrões, gananciosos, mentirosos, corruptos e muitas outras coisas.

Porém, o Senhor Jesus fez a promessa de que qualquer um que ajude a algum de seus servos, mesmo que com um copo de água fria não ficará sem recompensa. 

Esboço de Mateus 10:

Mateus 10.1: Jesus chama os apóstolos e lhes dá poder

Mateus 10.5: Jesus dá instruções aos apóstolos

Mateus 10.25: Prováveis consequências de seguir a Jesus

Mateus 10.30: O cuidado de Deus com seus servos

Mateus 10.32: Confessar a Jesus Cristo envolve escolhas

Mateus 10.42: Recompensas a quem ajudar os servos de Jesus

 

Jesus Chama os Apóstolos e Lhes dá poder

“Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades”. (v.v – 1)

A obra de Deus é um grande desafio e cercada por hostes e principados dominados pelo Diabo, o nosso adversário.

Sabendo disso, o Senhor Jesus nos concede autoridade e poder em seu Nome, para enfrenta-los e desfazer suas obras e libertas os oprimidos das trevas.

Se formos tímidos com relação a isso, não obteremos vitória, mas com fé e confiança no Senhor, triunfaremos sobre espíritos malignos e doenças.

Jesus Dá Instruções aos Apóstolos

“Jesus enviou os doze com as seguintes instruções…” (v.v – 5)

Ciente da oposição, Jesus nos orienta sobre como proceder. Poder exige responsabilidade – que diga o Tio Ben, por isso a orientação sobre como se comportar é tão necessária.

Nessa guerra não estamos sozinhos, o Senhor está conosco. Se ficarmos atentos poderemos ouvir sua voz e receber instruções específicas sobre o que fazer.

Por isso, que ao longo da história da Igreja lemos relatos tão extraordinários de eventos ocorridos na vida de pessoas simples.

Elas ouviram a mesma instrução que os discípulos iniciais e isso faz toda a diferença. Portanto, esteja atento a ministração particular de Deus sobre sua vida.

Prováveis Consequências de Seguir a Jesus

“Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!” (v.v – 25)

É muito importante termos a ciência de que enfrentaremos muitas dificuldades por causa da escolha de servir e obedecer ao Senhor Jesus.

Ele não esconde o fato de que por sua causa enfrentaremos calúnia, reclusão, incompreensão e muitas outras coisas. Contudo, o Espírito Santo nos capacita e consola, com força, graça e convicção para suportarmos o dia mal.

O Cuidado de Deus Com Seus Servos

“Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados”. (v.v – 30)

Jesus nos deixa cientes de tudo o que pode nos acontecer por causa de nossa fé nele, porém não acaba assim. Há cuidado preparado para nós.

Nossa vida está em suas mãos, se confiarmos o suficiente sentiremos seu amor e cuidado. Ele nos conhece e guarda desde os mínimos detalhes, até mesmo nossos cabelos estão contados.

Quem se importaria com isso?

Apenas alguém que nos ame e se importe profundamente. Este é o caso, embora Deus nos diga que há riscos e dificuldades a nossa espera, podemos contar com seu amor.

Confessar a Jesus Cristo Envolve Escolhas

“Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus”. (v.v – 32)

Não sei você, mas as vezes na hora do apelo eu fico realmente confuso. Pede para que todos na Igreja fechem os olhos, música suave para relaxar e voz macia.

Em seguida, a pergunta: “quem deseja confessar Jesus como Salvador?” – pregador prossegue – não se preocupe, ninguém está olhando. Não precisa ter vergonha – e por aí vai.

Parece mesmo que estamos em meio a uma operação de tráfico de drogas e ao menor movimento a pessoa será pega.

Jesus é enfático: “Quem me negar diante dos homens, será negado diante de meu pai”. Portanto, a confissão deve ser feita com confiança.

No momento da confissão e durante os dias de vida aqui na Terra. Não podemos, não devemos e não temos porque nos envergonhar de Jesus. Quando estava sendo crucificado, exposto, despido ele não se envergonhou de nós.

Recompensas a Quem Ajudar os Servos de Jesus

“E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa”. (v.v – 42)

Durante a história da nossa vida, veremos que Deus levantará muitas pessoas para nos ajudar. São conexões de ouro. Pessoas que podem ser comparadas com anjos.

Estas pessoas receberão muitas e muitas bênçãos de Deus pelo favor feito a cada um de nós.

Inscreva-se em nosso canal e receba conteúdo exclusivo » QUERO SER UM INSCRITO!

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here