Em Mateus 10.1 – 4, ao chamar seus doze discípulos o Senhor Jesus lhes concedeu autoridade e poder para pregar o Evangelho. As instruções iniciais para o primeiro envio dos doze, são precisas:
- Pregar primeiro aos judeus;
- O tema era a proximidade do Reino de Deus;
- Curar enfermos, ressuscitar mortos e expulsar demônios;
- Não cobrar nada pelo ensino;
- Não deviam preocupar-se com provisão e hospedagem;
- Não insistir com aqueles que rejeitassem.
Após essas instruções o Senhor Jesus mostra aos discípulos quais as prováveis consequências de segui-lo:
- Perseguição;
- Rejeição;
- Traição;
- Desprezo.
Contudo, o Senhor os exorta a não desanimar. Isso porque Deus tem cuidado de pequenos passarinhos e os cabelos de nossa cabeça estão contados.
A expressão do Mestre procura valorizar o cuidado de Deus com cada um de nós, não importa o contexto ou situação vivida.
Confessar publicamente a Jesus é muito mais do que dizer: “Eu confesso Jesus”, “eu aceito Jesus” ou “eu me arrependo”.
Além da confissão com os lábios é necessário apresentar a disposição para suportar a severa oposição, até mesmo de pessoas que amamos como cônjuge e filhos.
É apresentar perseverança para abrir mãos de bens, vantagens, oportunidades, etc., quando eles comprometerem o nosso relacionamento com Deus. Ou seja, quem confessa a Cristo deve cultivar disposição para “morrer” todos os dias.
Muitas pessoas criticam severamente os ministros, servos e servas de Deus. Eles são constantemente acusados de serem ladrões, gananciosos, mentirosos, corruptos e muitas outras coisas.
Porém, o Senhor Jesus fez a promessa de que qualquer um que ajude a algum de seus servos, mesmo que com um copo de água fria não ficará sem recompensa.
Esboço de Mateus 10:
10.1: Jesus chama os apóstolos e lhes dá poder
10.5: Jesus dá instruções aos apóstolos
10.25: Prováveis consequências de seguir a Jesus
10.30: O cuidado de Deus com seus servos
10.32: Confessar a Jesus Cristo envolve escolhas
10.42: Recompensas a quem ajudar os servos de Jesus
Em Mateus 10 Jesus Chama os Apóstolos e Lhes dá poder
A obra de Deus é um grande desafio e cercada por hostes e principados dominados pelo Diabo, o nosso adversário.
Sabendo disso, o Senhor Jesus nos concede autoridade e poder em seu Nome, para enfrenta-los e desfazer suas obras e libertas os oprimidos das trevas.
Se formos tímidos com relação a isso, não obteremos vitória, mas com fé e confiança no Senhor, triunfaremos sobre espíritos malignos e doenças.
Em Mateus 10 Jesus Dá Instruções aos Apóstolos
Ciente da oposição, Jesus nos orienta sobre como proceder. Poder exige responsabilidade – que diga o Tio Ben, por isso a orientação sobre como se comportar é tão necessária.
Nessa guerra não estamos sozinhos, o Senhor está conosco. Se ficarmos atentos poderemos ouvir sua voz e receber instruções específicas sobre o que fazer.
Por isso, que ao longo da história da Igreja lemos relatos tão extraordinários de eventos ocorridos na vida de pessoas simples.
Elas ouviram a mesma instrução que os discípulos iniciais e isso faz toda a diferença. Portanto, esteja atento a ministração particular de Deus sobre sua vida.
Prováveis Consequências de Seguir a Jesus
É muito importante termos a ciência de que enfrentaremos muitas dificuldades por causa da escolha de servir e obedecer ao Senhor Jesus.
Ele não esconde o fato de que por sua causa enfrentaremos calúnia, reclusão, incompreensão e muitas outras coisas. Contudo, o Espírito Santo nos capacita e consola, com força, graça e convicção para suportarmos o dia mal.
Mateus 10 e o Cuidado de Deus Com Seus Servos
Jesus nos deixa cientes de tudo o que pode nos acontecer por causa de nossa fé nele, porém não acaba assim. Há cuidado preparado para nós.
Nossa vida está em suas mãos, se confiarmos o suficiente sentiremos seu amor e cuidado. Ele nos conhece e guarda desde os mínimos detalhes, até mesmo nossos cabelos estão contados.
Quem se importaria com isso?
Apenas alguém que nos ame e se importe profundamente. Este é o caso, embora Deus nos diga que há riscos e dificuldades a nossa espera, podemos contar com seu amor.
Confessar a Jesus Cristo Envolve Escolhas
Não sei você, mas as vezes na hora do apelo eu fico realmente confuso. Pede para que todos na Igreja fechem os olhos, música suave para relaxar e voz macia.
Em seguida, a pergunta: “quem deseja confessar Jesus como Salvador?” – pregador prossegue – não se preocupe, ninguém está olhando. Não precisa ter vergonha – e por aí vai.
Parece mesmo que estamos em meio a uma operação de tráfico de drogas e ao menor movimento a pessoa será pega.
Jesus é enfático: “Quem me negar diante dos homens, será negado diante de meu pai”. Portanto, a confissão deve ser feita com confiança.
No momento da confissão e durante os dias de vida aqui na Terra. Não podemos, não devemos e não temos porque nos envergonhar de Jesus. Quando estava sendo crucificado, exposto, despido ele não se envergonhou de nós.
Recompensas a Quem Ajudar os Servos de Jesus
Durante a história da nossa vida, veremos que Deus levantará muitas pessoas para nos ajudar. São conexões de ouro. Pessoas que podem ser comparadas com anjos.
Estas pessoas receberão muitas e muitas bênçãos de Deus pelo favor feito a cada um de nós.
>>> Acesse por aqui todos os estudos de Mateus
A paz
Parabéns pelo seu estudos muito esclarecedor..
Deus te abençoe
Queria saber mais sobre Apocalipse
Abraço
Wilton de Campos
Paz Diego.
Tomei a iniciativa de conhecer a Jesus a cada dia mais, e com estudos feitos, deixo o meu agradecimento por esclarecimentos sobre a bíblia tão edificantes que são colocados neste site.
Muito obrigada, e Deus abençoe muito mais.
Ah! Jane, você não faz ideia de como fico feliz com seu testemunho.
Eu oro, com o objetivo de que o Senhor lhe abençoe mais e mais.
a paz do senhor meu irmão que Deus o abençoe grandemente muito bom este estudo Deus seja louvado
pastor que maravilhas de estudos tenho aprendido muito envie os estudos por meu imail
Olá Diego a paz do senhor Jesus…gostei muito deste site é uma benção…um abraço…
Paz Alexandre!
Obrigado.
Site abençoado! Tem me ajudado muito a esclarecer dúvida, a certas passagens da Bíblia Sagrada