Jesus inicia o capítulo ministrando uma de suas parábolas mais conhecidas: a parábola do semeador (Mateus 13.1–9). A figura de um agricultor que semeia a mesma semente em solos diferentes obtendo resultados diversos, é utilizada por Jesus Cristo para mostrar como as pessoas recebem a Palavra de Deus.
Os discípulos ficam intrigados com o fato do Mestre ensiná-los por meio de parábolas. Jesus mostra que é para que seja revelado aqueles que amam a Deus sinceramente. Quem não ama a Deus sinceramente não procura conhecer o sentido de suas palavras, quem ama ao contrário quer conhecer até mesmo os detalhes (v.v.10 – 17).
Após isso, o Mestre explica o sentido da parábola aos discípulos. Ele compara cada um dos solos e os resultados de cada semente a maneira como as pessoas ouvem a Palavra de Deus e o que fazem com esse conhecimento (v.v.18 – 23).
Esboço de Mateus 13:
13.3: A parábola do semeador
13.11: Os mistérios do reino dos céus
13.18: A explicação da parábola do semeador
13.26: A parábola do joio e do trigo
13.32: A parábola do grão de mostarda
13.33: A parábola do fermento
13.41: Explicação da parábola do joio e do trigo
13.53: Jesus ensina por parábolas
13.54: O ensino de Jesus impressiona a todos
Estudo de Mateus 13 em vídeo
Em seguida, ele conta a parábola do joio e do trigo, onde mostra que o cristão fruto da conversão sincera é saudável e alimenta as multidões com o seu testemunho, ao contrário do joio.
Embora o joio possua a mesma aparência na fase inicial a distinção é evidente no período da colheita. Além disso, a farinha produzida pela pelo joio é venenosa, ou seja não serve para alimentar a ninguém é estéril (v.v 13.24 – 30)
Mais uma figura é utilizada, a do grão de mostarda. Considera na época a menor semente cultivada pelos agricultores da Palestina nos dias de Jesus.
Mesmo sendo inicialmente uma semente minúscula o seu desenvolvimento é extraordinário, sendo capaz de gerar árvores com até três metros de altura.
Jesus Cristo utiliza esse exemplo para mostrar que embora o Reino de Deus, tenha um começo humilde na Terra ele se tornaria amplo e muitas pessoas de todo o mundo se abrigariam nele (v.v 13.31,32).
Mais uma analogia a expansão do Reino de Deus é usada, dessa vez ele é comparado ao fermento. Normalmente o fermento é utilizado na Bíblia para exemplificar algo ruim, mas na parábola do fermento é diferente.
Jesus utiliza este elemento para mostrar que o bom fermento se alastra pela massa, da mesma maneira que o Reino de Deus se alastra na vida da pessoa que recebe o Espírito Santo e molda o seu caráter à semelhança do caráter de Cristo (v.v 13.33).
Em seguida, Jesus revela aos seus discípulos qual o significado de cada um dos elementos da parábola do joio e do trigo (v.v 13.34 – 43).
Os ensinamentos de Jesus em sua maioria são por meio de figuras do dia a dia do povo simples da Palestina de seus dias. Para isso, o Mestre utiliza as parábolas uma ilustração que revele uma aplicação prática e profunda para os seus ouvintes (v.v 13.44 – 53).
Ao ouvir o ensino e as parábolas de Jesus as multidões ficavam maravilhadas. Elas queriam saber qual era a fonte de tanto poder e sabedoria.
As pessoas que o viram crescer na pequena Nazaré eram as mais espantadas. O fato delas conhecerem a Jesus, maria sua mãe e seus irmãos e irmãs criava uma espécie de bloqueio à majestade de do Filho de Deus.
Mateus 13 e a Parábola do Semeador
A Palavra de Deus tem sido semeada todos os dias, por meio dos mais diversos meios de comunicação ou pelo testemunho pessoal e diário de muitos cristãos.
Essa semeadura é uma bênção. Pois o Evangelho de Jesus Cristo promove paz, restauração e vida.
Certamente o Diabo tentará de toda forma arruinar esse projeto, seja influenciando a mente das pessoas ou inspirando incredulidade nelas.
De qualquer maneira, o Evangelho está sendo pregado, Jesus garante, o semeador saiu a semear e continua fazendo isso.
Mateus 13 e Os Mistérios do Reino dos Céus
Compreender a mensagem do Evangelho é realmente uma bênção. Conhecer os mistérios de Deus, entender e crer neles. OS discípulos receberam esta dádiva, assim como todos os que receberam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.
A Explicação da Parábola do Semeador
Jesus está comprometido em que todos ouçam o Evangelho e o compreendam. Sua intenção não é apenas falar conosco, é nos fazer entender a mensagem.
Isso é fundamental. Somente quando entendemos o que o Senhor Deus nos fala é que somos abençoados e experimentamos crescimento.
Mateus 13 e a Parábola do Joio e do Trigo
Deus criou a humanidade com um projeto lindo, perfeito. Ele nos fez para viver de maneira plena, com alegria e paz. Todavia, o Diabo procurou estragar tudo, atraindo a atenção de Adão e Eva, no Éden. E conseguiu, o joio foi plantado.
O mesmo prossegue acontecendo no decorrer da história. Deus planta o bem na Terra, o Diabo semeia o mal. Ambos prosseguem crescendo, até que no fim. A vontade de Deus prevaleça.
Mateus 13 e a Parábola do Grão de Mostarda
O Reino de Deus tem começos muitos humildes. Um grupo de doze homens, começaram seguindo Jesus.
Testemunharam sua morte e ressurreição. Pregaram o Evangelho sem a menor infraestrutura moderna e mesmo assim, a mensagem tem se espalhado ao longo dos anos.
Já são dois milênios, bilhões de seguidores e algo que começou como uma semente, se transformou em uma grande árvore e abriga inúmeras aves.
Mateus 13 e a Parábola do Fermento
Por mais que o Diabo e o pecado tentem frustrar o crescimento do Reino de Deus, mais ele cresce. É inevitável, ele vai crescer.
Assim como a massa fermentada a mensagem do Evangelho vai se espalhar por toda a humanidade, até que toda a Terra seja cheia do conhecimento de Deus.
Explicação da Parábola do Joio e do Trigo
No final, quando o Reino de Deus se manifestar completamente o pecado e o Diabo serão definitivamente derrotados. A plenitude da humanidade será restaurada e todos os que pecaram, sem arrependimento serão lançados no inferno.
Em Mateus 13 Jesus Ensina por Parábolas
Jesus procura falar conosco de maneira compreensível. Ele utiliza figuras, exemplos, realidades e sinais que possamos entender.
Durante sua jornada na Terra, seus ensinamentos procuravam ser o mais próximo daquilo que seus ouvintes entenderiam.
Isso nos mostra que o desejo de Deus é estabelecer conosco uma comunicação eficiente e constante. Com isso, ele nos dirigirá e guardará.
O Ensino de Jesus Impressiona a Todos
Quando as pessoas que conheciam começaram a ouvir o ensino de Jesus e ver os seus milagres extraordinários, elas não conseguiam assimilar o fato de que ele era Deus.
Devemos pensar nisso, porque as familiaridades podem ser um impedimento. Quando nos familiarizamos demais com a Palavra de Deus, a Igreja e o Reino, podemos achar que tudo está sob o nosso controle.
Não podemos cair neste tipo de tentação. Nosso objetivo deve ser sempre, o de desejar mais e mais de Deus.
>>> Acesse por aqui todos os estudos de Mateus
Amado irmão, a paz. Com todo o respeito tenho que discordar do amado com relação ao crescimento do Reino ser comparado ao fermento. Em nenhum lugar da Biblia o fermento é referenciado como algo bom. O Que Jesus está ensinando está relacionado com o contexto de todo o capítulo. As aves que vem se aninhar na árvore fazem parte do contexto das aves que comeram as sementes que caíram na beira do caminho. Jesus depois interpretou dizendo que estas aves representava o diabo. Ato contínuo o Reino é comparado a uma mulher que mistura fermento a tres medidas de farinha. O que Jesus está dizendo é que este Reino sofrerá ataques uma vez que for instituído. Ataques que vem de fora (Aves (diabo) que vem se aninhar na árvore ) e ataques internos, o fermento age na massa de dentro para fora da massa. Grande abraço
Paz irmão Armando.
Tá tudo bem.
EU também discordo do seu entendimento.
Mas nós não somos irmãos porque temos razão, mas porque Jesus nos faz UM.
Deus abençoe sua vida e muito obrigado por contribuir com sua visão do assunto.
JESUS NOS ensina através de parábolas.
Faltou a explicação da pérola de grande valor versículo 44
Deus a abençoe, gostei muito desse formato a tempo que eu venho procurando um site onde me ajude com os meus estudos de maneira clara , simples,compreensível.
Muito obrigada…
Obrigado,por tão magnificas explicações!
Deus Abençoe!
Não tenho igreja, estou me propondo a ler e compreender a Biblia. Este site é muito agradável, detalhado, de fácil compreensão. Muito grata!
Glória a Deus!
Que alegria Tatiana!
Gostei muito desse resumo detalhado. Quanto mais detalhes melhor. Meus parabéns.
Gostava mais quando era um resumo de tdo e não assim por partes
Obrigado por sua sugestão Beatriz.
Eu estava esperando feedbacks sobre esse formato.
Deus abençoe!