Bíblia de Estudo Online

Mateus 15 Estudo: O Que Nos Torna Impuros?

Mateus 15.1 – 9: Tradição religiosa que não entende o valor espiritual dos ritos tende a ser legalista e sem misericórdia. Este é o caso dos fariseus e mestres da lei dos dias de Jesus Cristo.

O Senhor os repreende severamente por não entenderem o verdadeiro espírito da Lei e adverte os seus discípulos a não darem ouvidos a eles.

Mateus 15.10 – 14: Jesus ensina que alimentos não podem tornar o ser humano impuro. Porque o que é ingerido pela boca, após o processo é lançado fora.

Mateus 15.15 – 20: Pedro fica intrigado com o novo ensino de Jesus Cristo. Afinal eles estavam em uma comunidade completamente ritualística, onde tudo era sinônimo de pureza ou impureza.

Jesus ensina que o coração é a fonte da pureza ou impureza do ser humano. Isto acontece porque dele “saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias”.

Mateus 15.21 – 28: A missão de Jesus era anunciar o Reino de Deus aos judeus. No entanto, a região da Galileia era habitada por muitos estrangeiros os quais também se maravilhavam com o ensino e os milagres dele.

Uma mulher cananéia seguiu ao Senhor e seus discípulos, gritando e pedindo que ele curasse sua filha.

A princípio o Senhor se mostra relutante, mas a perseverança e a fé da mulher acabam por convencê-lo e o Senhor libera uma palavra de cura sobre a menina, que tem sua saúde restaurada.

Mateus 15.29 – 31: Mais uma vez os evangelhos registram o poder de Jesus para operar milagres (Ver Estudo Bíblico Sobre a Cura Divina e os 35 Milagres de Jesus).

Mateus 15.32 – 39: Ver Estudo Bíblico Sobre a Multiplicação de Pães e Peixes. (Ver Mateus 14 Estudo)

Esboço de Mateus 15:

15.1 – 9: Jesus repreende os fariseus e mestres da lei

15.10 – 14: O que torna o ser impuro?

15.15 – 20: A impureza vem do coração

15.21 – 28: Jesus cura a filha de uma cananeia

15.29 – 31: Jesus cura as multidões

15.32 – 39: A segunda multiplicação de pães e peixes

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.