Bíblia de Estudo Online

Mateus 16 Estudo: A Confissão de Pedro

Mateus 16.1 – 4: Os fariseus e saduceus pedem a Jesus que opere um milagre, apenas para satisfazer o ego deles. No entanto, os milagres de Jesus Cristo não têm esse propósito.

Por isso o Senhor lhes responde que eles devem ficar atentos aos sinais. Pois assim com as nuvens dizem se haverá chuva ou não, os milagres de Jesus mostram que é chegado o Reino de Deus.

Mateus 16.5 – 12: Jesus orienta que seus discípulos tomem cuidado com os ensinos fraudulentos dos fariseus, isso porque a religiosidade e legalismo deles não passa de ego e satisfação pessoal, não visa a glória de Deus.

O Senhor Jesus não quer que os seus discípulos imitem esse padrão, pelo contrário ele quer que seus pastores amem o povo e lhes ensine a servir sinceramente a Deus.

Mateus 16.13 – 20: Em um momento a sós com seus discípulos o Senhor lhes pergunta sobre quem as multidões acreditam que ele seja.

Cada um responde, e ao final percebe-se que as pessoas não estão entendendo quem ele realmente é.

Por fim, Pedro reponde: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Jesus Cristo o elogia e diz que essa revelação lhe foi dada por Deus, seu Pai. Crendo dessa maneira Pedro, assim como os outros apóstolos seriam colunas da verdade e como igreja o que eles ligassem na Terra seria ligado no céu.

Mateus 16.21 – 23: Após a confissão de Pedro, o Senhor Jesus revela que é necessário ser preso, espancado e crucificado pelas autoridades religiosas de Israel.

Pedro fica espantado com as palavras de Jesus e o “proíbe” de dizer aquilo acerca de si mesmo. Jesus repreende severamente a Pedro por se deixar ser usado por Satanás.

Precisamos estar atentos sobre estas questões. Pedro havia acabado de ser usado por Deus, para confessar que Jesus era o Messias e em seguida é usado pelo Diabo para tentar impedir o propósito de Deus na vida do Senhor Jesus.

Mateus 16.24 – 28: Jesus Cristo adverte seus discípulos sobre o rigor da caminhada cristã. É uma renúncia diária, constante aos prazeres do pecado e a ordem estabelecida pelo Diabo no mundo.

Contudo, há recompensa para aqueles que perseverarem em fazer a vontade de Deus. Serão agraciados com uma vida eterna de paz e descanso na presença de Deus. (Ver Mateus 15 Estudo)

 

Esboço de Mateus 16:

16.1 – 4: Fariseus e saduceus pedem um sinal

16.5 – 12: Cuidado com o fermento dos fariseus

16.13 – 20: A confissão de Pedro

16.21 – 23: Pedro é usado pelo Diabo

16.24 – 28: O discípulo deve tomar a sua cruz

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.