Mateus - Bíblia de Estudo Online

Jesus subiu a um monte com alguns dos discípulos, especificamente Pedro, Tiago e João. Ali eles testemunharam a transfiguração do Senhor. Uma forte luz os cercou e Moisés e Elias apareceram. Ali estavam os representantes da Lei e dos profetas e a nova dispensação, a graça que se inicia com Cristo.

Por fim, uma nuvem de glória os envolveu e a voz de Deus Pai bradou dizendo: “Este é o meu Filho amado de quem me agrado. Ouçam-no!” (Mateus 17.1–9).

Ou seja, nos últimos dias a voz de autoridade pertence a Jesus, não mais a Lei ou aos profetas.

A profecia de Malaquias 4.5,6 diz que antes da manifestação do Messias, Elias voltaria e anunciaria arrependimento ao povo .

Elias veio, disse Jesus e não deram ouvidos a ele. Este era João Batista que pregou no deserto, comia gafanhotos, mel silvestre, se vestia com pele de animais, batizava com água e anunciava a chegada do Reino de Deus e do Messias(v.v 17.10–13)

Após isso, o escritor relata que um pai aflito pede a Jesus que liberte a seu filho da opressão maligna, visto que os discípulos não puderam. Jesus critica severamente a incredulidade deles (v.v 17.14 – 21).

Em seguida ordena que o menino seja trazido e o cura. Perplexos os discípulos perguntam ao Senhor porque não puderam curá-lo. Jesus responde mostrando que, além da fé deles ser pequena para o ato, aquele tipo de possessão exigia uma vida de jejum e oração.

Ao ver que o tempo se aproxima, Cristo fala sobre sua iminente morte e ressurreição, e os discípulos ficam profundamente entristecidos.

Por fim, o Senhor nos dá um bonito exemplo de cidadania. As autoridades procuravam a todo tempo acusa-lo de algo que custasse sua vida e sabiam que o fato de não pagar impostos se configurava insurreição contra o imperador (Mateus 17.22,23).

O Mestre nos ensina que embora sejamos filhos de Deus e herdeiros do céu, precisamos dar bom testemunhos como cidadãos. Pagar impostos, dividas e manter o bom nome de Jesus que está sobre nós é nossa obrigação na Terra. 

Esboço de Mateus 17:

17.1 – 9: A transfiguração de Jesus Cristo

17.10 – 13: A vinda de Elias

17.14 – 21: A importância da fé

17.22,23: Jesus fala sobre sua morte e ressurreição

17.24 – 27: Jesus paga impostos

 

A Transfiguração de Jesus (Marcos 9: 2–13; Lucas 9: 28–36)

Jesus havia acabado de dizer que alguns que estavam com Ele não morreriam antes de verem o Filho do Homem vindo em Seu reino (Mateus 16:28). A continuação da história ocorreu seis dias depois, quando Jesus levou Pedro, Tiago e João com Ele uma montanha alta sozinhos.

Lucas escreveu que esse evento ocorreu “cerca de oito dias depois” (Lucas 9:28), que inclui os dias iniciais e finais, bem como os seis dias entre eles. A alta montanha pode ter sido o Monte Hermon, perto de Cesareia de Filipe, pois Jesus estava naquela região (Mateus 16:13).

Lá Jesus foi transfigurado (metemorofōthē, “mudado em forma”; cf. Rom. 12: 2; 2 Cor. 3:18) antes deste círculo íntimo de discípulos (Mateus 17: 2). Esta foi uma revelação da glória de Jesus. O esplendor de Sua glória foi evidenciado em Sua face e em Suas vestes que se tornaram brancas como a luz.

Moisés e Elias

Moisés e Elias apareceram do céu de alguma forma visível e conversaram com Jesus (demonstrando assim que a existência consciente segue a morte). Lucas escreveu que Moisés e Elias conversaram com Jesus sobre a morte que viria (Lucas 9:31).

Por que Moisés e Elias, de todo o povo do Antigo Testamento, estavam presentes nesta ocasião?

Talvez esses dois homens e os discípulos sugiram todas as categorias de pessoas que estarão no reino vindouro de Jesus. Os discípulos representam indivíduos que estarão presentes em corpos físicos. Moisés representa pessoas salvas que morreram ou vão morrer. Elias representa indivíduos salvos que não experimentarão a morte, mas serão arrebatados ao céu vivos (1 Ts 4:17).

Esses três grupos estarão presentes quando Cristo instituir Seu reino na terra. Além disso, o Senhor estará em Sua glória como Ele estava na transfiguração, e o reino acontecerá na terra, como isto obviamente aconteceu.

Os discípulos estavam, assim, desfrutando de um antegosto do reino prometido pelo Senhor (Mt 16:28).

Façamos Tendas

Pedro pareceu sentir o significado do evento, pois ele sugeriu que ele erguesse três abrigos, para Jesus, Moisés e Elias. Ele viu nesse evento o cumprimento da Festa dos Tabernáculos dos judeus, que parecia de duas maneiras: para trás, para as peregrinações no deserto por 40 anos, e para o pleno desfrute das bênçãos de Deus quando Israel reunisse Seu povo na terra.

Pedro estava correto em sua compreensão do que estava acontecendo (ele viu o reino), mas ele estava errado em seu tempo.

Enquanto Pedro ainda falava, uma voz mais importante falou de uma nuvem brilhante que os envolvia. Esta voz disse: “Este é o meu Filho amado de quem me agrado. Ouçam-no!” (cf. 3:17).

Essa autenticação do Filho de Deus pela voz do Pai carregava grande significado para os discípulos. Anos depois, quando Pedro escreveu sua segunda epístola, ele se referiu a esse evento (2 Pedro 1: 16–18).

Essa autenticação de Jesus pelo Pai fez com que os discípulos aterrorizados caíssem em seus rostos. Quando o próprio Senhor disse aos discípulos para se levantarem, eles não viram ninguém exceto Jesus, pois Moisés e Elias haviam partido.

O Retorno

Quando este pequeno grupo retornou da montanha, Jesus disse aos três para não contar a ninguém o que eles tinham testemunhado até depois que Ele ressuscitou dos mortos (cf. 16:20).

Algumas pessoas já haviam tentado tornar Jesus, rei à força, e se as notícias desse evento se tornassem conhecidas, talvez outros tivessem tentado fazer o mesmo.

Este evento foi um sabor do reino, mas os discípulos ficaram intrigados. Muitos ensinavam que, antes que o Messias pudesse vir, Elias deveria retornar. Jesus explicou que Elias de fato deve vir e restaurar todas as coisas (cf. Mal. 4: 5), mas Elias já havia chegado na pessoa de João Batista e seu ministério não foi reconhecido.

Em vez de receber João Batista, os líderes religiosos o rejeitaram. Como eles se recusaram a reconhecer o ministério de João e, em vez disso, o rejeitaram, Jesus também seria rejeitado.

No primeiro anúncio sobre o nascimento de João, Zacarias, seu pai tinha sido informado de que ele iria diante do Senhor “no espírito e poder de Elias” (Lucas 1:17).

As primeiras palavras do Senhor a respeito de João (Mt 11:14) afirmavam que ele teria sido o predito Elias se a nação tivesse respondido na fé salvadora. Tudo necessário para trazer o reino de Messias foi realizado. A única contingência foi a aceitação pela nação de seu legítimo rei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here