Bíblia de Estudo Online

Mateus 19 Estudo: Jesus e o Jovem Rico

Mateus 19.1 – 12: O casamento é uma instituição divina. Ao criar Adão e Eva o Senhor Deus estabeleceu o princípio: “os fez homem e mulher” e disse: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”?

Jesus Cristo concorda que o casamento que têm a benção de Deus é aquele que é feito entre homem e mulher. Um outro ponto muito importante a ser observado é que o casamento constitui uma nova família e o que isso quer dizer?

Na cultura brasileira é muito comum os filhos casarem e continuar na casa dos pais. Isso interfere diretamente na privacidade, na educação dos filhos e no desenvolvimento do casamento.

Não é esta a orientação bíblica. O desejo e a instrução de Deus é que: “o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher”.

O divórcio não é a vontade de Deus para o casamento, todavia há algumas exceções, uma delas é o caso do adultério.

E na minha OPINIÃO o cônjuge que é vítima de abuso físico ou sexual, tem a possibilidade de divorciasse, visto que sua integridade física está sendo comprometida.

O Brasil é recordista mundial de violência doméstica. Algo que não podemos admitir nem encobrir. Devemos lembrar que a vida é mais importante para Deus.

Um exemplo disso é Davi. Ele para salvar a sua vida, comeu os pães da proposição, algo que só era permitido aos sacerdotes, contudo o Senhor Deus não o puniu por isso (Mateus 12.4,7).

Mateus 19.13 – 15: Devemos incentivar as nossas crianças ao conhecimento de Deus, leitura da bíblia e participação na igreja. A vida das crianças é preciosa para Deus não devemos deixa-las distante dos planos de Deus.

Mateus 19.16 – 26: Este jovem aproximou-se de Jesus para saber que tipo de boas obras ele podia praticar, a fim de herdar a vida eterna.

O Senhor lhe respondeu que não há boas obras a serem cumpridas, mas sim mandamentos a ser obedecidos e quais.

A resposta dele ao Senhor é de que já cumpria a todos eles, Jesus Cristo então o desafiou a dar sua riqueza aos pobres. Isso o constrangeu e ele não conseguiu cumprir a exigência porque amava suas riquezas.

Mateus 19.27 – 30: Após ouvir a declaração de Jesus Cristo ao jovem rico, os apóstolos ficaram intrigados já que eles abriram mão de tudo para segui-lo.

Então Pedro perguntou: “Nós deixamos tudo para seguir-te! Que será de nós?”

O Senhor Jesus garante ao seu apóstolo que ele e todos os que abrissem mão de suas vidas e bens por causa do Reino de Deus não ficariam sem recompensas aqui nesta Terra e na era vindoura. (Ver Mateus 18 Estudo)

 

Esboço de Mateus 19:

19.1 – 12: Jesus dá instruções para o casamento

19.13 – 15: Jesus abençoa as crianças

19.16 – 26: Jesus e o jovem rico

19.27 – 30: A recompensa de seguir a Jesus

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.