A entrada de Jesus em Jerusalém marca o início da semana da sua crucificação. Aqui se inicia a contagem regressiva da maior demonstração de amor dada a humanidade (Mateus 21.1–11)
É o momento em que Deus se fez homem, viveu entre nós, conheceu nossas dores e se entregou como sacrifício de expiação perfeito pelos nossos pecados.
Estudo de Mateus 21 em vídeo
Mateus 21 e o Templo
Durante a páscoa muitas pessoas vinham de todas as partes a Jerusalém para oferecer sacrifícios e ofertas agradáveis a Deus. Na ocasião muitas delas também entregavam o dízimo anual.
Devido a distância, a grande maioria trazia apenas o dinheiro, deixando para comprar no Templo o animal correspondente ao seu dízimo ou oferta.
Estes animais eram vendidos no Templo pelos cambistas que tinham acordo com os sacerdotes. Apenas os animais comprados a eles recebiam a aprovação de “agradável ao Senhor”.
O que irritou o Senhor Jesus foi o fato de que eles estavam supervalorizando os animais. E completamente desinteressados com a vontade de Deus (Mateus 21.12-14).
Outro ponto que exige nossa atenção, é sobre a necessidade de incentivar nossas crianças a louvarem ao Senhor Jesus e aprenderem a adorar a Deus. Vemos aqui a profecia se cumprindo e o louvor puro sendo entoado pelas crianças (v.v 15,16).
Jesus Amaldiçoa a Figueira
Muitos estudiosos fazem a interpretação simbólica desse milagre de Jesus. A aplicação prática e pessoal é a de que não podemos apenas ter aparência de cristãos. As pessoas esperam que nós tenhamos frutos para alimentá-las. Elas querem vir até nós e encontrar a paz que o mundo não têm (Mateus 21.17 – 20).
Nos nossos dias os cristãos são tão ansiosos ou estressados como qualquer pessoa. Não inspiram a presença de um Deus real e pessoal em suas vidas. A estes está reservado o mesmo fim da figueira cheia de folhas. (Ver Estudo Sobre Intimidade com Deus e Compromisso com Deus)
A Fé em Deus
Na manhã seguinte a que Cristo amaldiçoou a figueira, Pedro observou que ela estava completamente seca. Isso o impressiona, e ele vai falar com o Mestre (Mateus 21.21,22).
A reposta de Jesus é que a fé convicta em Deus, é capaz de fazer qualquer coisa. A mensagem de Jesus é que qualquer um que creia sinceramente não considera nenhum problema ou dificuldade impossível de resolver.
Nos dias de Jesus, havia uma expressão popular: “remover montanhas”. Era aplicada a problemas ou questões muito difíceis ou impossíveis de se resolver. O ensino de Jesus Cristo é o de que até mesmo estes, para a fé não são nada.
O Problema da Incredulidade
Muitas pessoas deixam de ver e receber as bênçãos da glória de Deus, pelo fato de procurar explicação em tudo no que se refere a fé. Os líderes religiosos, por puro capricho, queriam que Jesus lhes desse satisfação de onde vinha sua autoridade (Mateus 21.23 – 27).
Não devemos cair na tentação da incredulidade. Devemos estar como crianças abertos ao conhecimento sobrenatural de Deus.
A verdadeira obediência
Nesta parábola nós vemos um maravilhoso exemplo de atitude. Um pai pede a dois filhos que execute a mesma tarefa (Mateus 21.28 – 32).
Um diz que vai, mas não vai. O outro diz que não vai, mas vai. O que Jesus nos ensina é que a aparência de nada vale. É um ensino sobre caráter, dignidade e transparência.
Autoridade questionada
Após ter sua autoridade questionada pelos líderes religiosos de Jerusalém, o Filho de Deus conta a parábola do retorno do proprietário a vinha. Sua intenção é mostrar que Israel é a vinha, os servos maltratados fora os profetas e ele era o próprio filho (v.v 21.33 – 41) .
Ao acreditar que respeitariam o seu herdeiro, o dono da vinha o envio. Contudo o destino dele foi pior que o de seus antecessores, pois o agarram e assassinaram para ficar coma herança.
Mateus 21 e o problema da Religiosidade
Jesus fala mais uma vez contra a religiosidade. Ele mostra que ao rejeitarem seu ensino e autoridade, os judeus estão rejeitando o fundamento de toda a Palavra de Deus (v.v 21.42 – 46).
Jesus mostra que a aparência não tem espaço na nova dispensação da graça de Deus, mas sim frutos dignos de arrependimento.
>>> Acesse por aqui todos os estudos de Mateus
Uma Pessoa Criticar uma informação, é porque não quer aceitar, sabendo que está correta, mais o eco a vangloria dele fala mais alto?
peça sabedoria a Deus Tiago 1:5.
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Discordo completamente com o estudo e o comentario referente a parte da figueira que seca. Nao ha nada nas escrituras que aponte nessa direcao, a questao abordada eh de fe e nao de conduta pessoal. Por essas e outras que peco que Deus me proteja dos que acreditam em Deus.
Muito bom esse estudo mais queria entender melhor o significado das parábolas e das curas de JESUS