Bíblia de Estudo Online

Mateus 22 Estudo: O Maior Mandamento

Mateus 22.1 – 14: O Senhor Jesus Cristo comparou o Reino de Deus a uma festa de casamento, onde o Rei enviou seus servos para convidar a princípio as pessoas mais próximas ao noivo, mas elas não quiseram ir.

Isto refere-se aos judeus, herdeiros da promessa que não reconhecem o Filho de Deus rejeitando-o e maltratando os seus servos.

A atitude deles fez com que o Evangelho de Jesus Cristo se espalhasse por todo o mundo gentio. Porém é necessário que estejamos revestidos de Jesus Cristo para entrar no Reino de Deus.

Mateus 22.15 – 22: Os fariseus procuravam um meio de levar Jesus Cristo a morte, por isso tentaram acusá-lo de traição por não pagar impostos a César.

A resposta de Jesus os deixa atônitos e nos mostra que devemos exercer a nossa cidadania terrena e celestial com equilíbrio, de forma que as pessoas não tenham de que nos acusar.

Mateus 22.23 – 33: Os saduceus eram um grupo de judeus que não acreditavam na ressurreição. Com isso, eles tentam provar seu ponto de vista apresentando a Jesus Cristo uma ilustração sobre casamento.

O Mestre dá vida lhes dá uma resposta movida de profunda sabedoria e nos mostra que na eternidade não há as preocupações da vida na Terra.

Mateus 22.34 – 40: Os líderes religiosos procuravam o tempo todo testar o comprometimento de Jesus Cristo com a Lei e o seu amor a Deus.

Daí eles perguntam qual o maior mandamento, e o Senhor lhes responde: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”.

Mateus 22.41 – 46: A profecia dizia que o Messias seria descendente de Davi (Ver o Estudo Bíblico Jesus Filho de Davi), mas o Jesus Cristo mostra que ele era maior que Davi.

A base de sua resposta é o Salmo 110.1, no qual o Senhor Deus promete a Davi que lhe dará vitória sobre todos os seus inimigos. (Ver Mateus 21 Estudo)

 

Esboço de Mateus 22:

22.1 – 14: Parábola da festa de casamento

22.15 – 22: A “César” o que é de “César” e a Deus o que é de Deus

22.23 – 33: Na ressurreição não há casamentos

22.34 – 40: O maior mandamento

22.41 – 46: Jesus é filho de Davi?

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.