O Senhor Jesus Cristo comparou o Reino de Deus a uma festa de casamento, onde o Rei enviou seus servos para convidar a princípio as pessoas mais próximas ao noivo, mas elas não quiseram ir (Mateus 22.1–14).
Isto refere-se aos judeus, herdeiros da promessa que não reconhecem o Filho de Deus rejeitando-o e maltratando os seus servos.
Estudo de Mateus 22 em vídeo
A atitude deles fez com que o Evangelho de Jesus se espalhasse por todo o mundo gentio. Porém é necessário que estejamos revestidos de Jesus Cristo para entrar no Reino de Deus.
Mateus 22 e a intenção dos fariseus
Os fariseus procuravam um meio de levar Jesus a morte, por isso tentaram acusá-lo de traição por não pagar impostos a César (v.v 22.15 – 22) .
A resposta de Cristo os deixa atônitos e nos mostra que devemos exercer a nossa cidadania terrena e celestial com equilíbrio, de forma que as pessoas não tenham de que nos acusar.
Os saduceus
Os saduceus eram um grupo de judeus que não acreditavam na ressurreição. Com isso, eles tentam provar seu ponto de vista apresentando a Jesus Cristo uma ilustração sobre casamento (v.v 22.23 – 33).
O Mestre dá vida lhes dá uma resposta movida de profunda sabedoria e nos mostra que na eternidade não há as preocupações da vida na Terra.
Sempre à prova
Os líderes religiosos procuravam o tempo todo testar o comprometimento de Jesus com a Lei e o seu amor a Deus. Daí eles perguntam qual o maior mandamento, e o Senhor lhes responde: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento” (Mateus 22.34 – 40).
Mateus 22 e a Profecia
A profecia dizia que o Messias seria descendente de Davi (Ver o Estudo Bíblico Jesus Filho de Davi), mas Cristo mostra que ele era maior que Davi.
A base de sua resposta é o Salmo 110.1, no qual o Senhor Deus promete a Davi que lhe dará vitória sobre todos os seus inimigos.
>>> Acesse por aqui todos os estudos de Mateus