Mateus - Bíblia de Estudo Online

O Senhor Jesus Cristo comparou o Reino de Deus a uma festa de casamento, onde o Rei enviou seus servos para convidar a princípio as pessoas mais próximas ao noivo, mas elas não quiseram ir (Mateus 22.1–14).

Isto refere-se aos judeus, herdeiros da promessa que não reconhecem o Filho de Deus rejeitando-o e maltratando os seus servos.

A atitude deles fez com que o Evangelho de Jesus se espalhasse por todo o mundo gentio. Porém é necessário que estejamos revestidos de Jesus Cristo para entrar no Reino de Deus.

A intenção dos fariseus (v.v 22.15 – 22)

Os fariseus procuravam um meio de levar Jesus a morte, por isso tentaram acusá-lo de traição por não pagar impostos a César.

A resposta de Cristo os deixa atônitos e nos mostra que devemos exercer a nossa cidadania terrena e celestial com equilíbrio, de forma que as pessoas não tenham de que nos acusar.

Os saduceus (v.v 22.23 – 33)

Os saduceus eram um grupo de judeus que não acreditavam na ressurreição. Com isso, eles tentam provar seu ponto de vista apresentando a Jesus Cristo uma ilustração sobre casamento.

O Mestre dá vida lhes dá uma resposta movida de profunda sabedoria e nos mostra que na eternidade não há as preocupações da vida na Terra.

Sempre à prova (v.v 22.34 – 40)

Os líderes religiosos procuravam o tempo todo testar o comprometimento de Jesus com a Lei e o seu amor a Deus. Daí eles perguntam qual o maior mandamento, e o Senhor lhes responde: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”.

A Profecia (v.v 22.41 – 46)

A profecia dizia que o Messias seria descendente de Davi (Ver o Estudo Bíblico Jesus Filho de Davi), mas Cristo mostra que ele era maior que Davi.

A base de sua resposta é o Salmo 110.1, no qual o Senhor Deus promete a Davi que lhe dará vitória sobre todos os seus inimigos.

Esboço de Mateus 22:

22.1 – 14: Parábola da festa de casamento

22.15 – 22: A “César” o que é de “César” e a Deus o que é de Deus

22.23 – 33: Na ressurreição não há casamentos

22.34 – 40: O maior mandamento

22.41 – 46: Jesus é filho de Davi?

 

O Fazendeiro e a Vinha

Em outra parábola, Jesus continuou a demonstrar a resposta da nação ao seu ministério. Ele falou de um fazendeiro que fez grandes gastos para tornar produtiva a vinha. Ele alugou a vinha para os agricultores que deveriam cuidar dela.

Quando chegou a hora da colheita, o proprietário de terras enviou seus servos … para recolher o que era seu por direito. Mas os arrendatários maltrataram os empregados, espancando um, matando outro e apedrejando um terceiro.

Outros servidores foram enviados com os mesmos resultados. Finalmente o fazendeiro enviou seu filho, pensando que o respeitariam. Os fazendeiros, no entanto, argumentaram que, se matassem o filho, a terra seria deles. Por isso o expulsaram da vinha e o mataram.

Parece claro que Jesus estava falando da nação de Israel que tinha sido cuidadosamente preparada por Deus para ser Sua frutífera vinha (cf. Is 5: 1-7). O cuidado da videira havia sido comprometido com os líderes religiosos da nação.

Mas eles falharam em reconhecer o direito do Mestre sobre eles e trataram mal Seus mensageiros e profetas. Eles finalmente matariam o Seu Filho, Jesus Cristo, fora de Jerusalém (cf. Hb 13:12).

Tirado de um e dado ao outro

Jesus colocou uma questão natural quando perguntou a seus ouvintes o que achavam que o dono da terra faria com aqueles agricultores infiéis. Obviamente, ele não os deixaria continuar a operar a vinha, mas ele iria julgá-los.

A terra seria tirada deles e usada por outros inquilinos que lhe dariam sua parte legítima da colheita. Isso estava de acordo com as Escrituras, pois Jesus citou o Salmo 118: 22–23, que se refere à pedra rejeitada que se tornará a pedra angular.

A título de aplicação, Jesus disse que o reino de Deus estava sendo tirado daqueles que O ouviam, e seria dado às pessoas que produzissem seus frutos. A palavra para “pessoas” (ethnei) é geralmente traduzida como “nação”. (Aparece aqui sem um artigo).

Duas interpretações desse verso são freqüentemente apresentadas. Uma é que Jesus estava dizendo que o reino havia sido tirado da nação judaica e seria dado às nações gentias que produziriam o fruto apropriado da fé genuína.

Argumenta-se que desde que ethnei é singular, não plural, a palavra refere-se à igreja que é chamada uma nação em Romanos 10:19 e 1 Pedro 2: 9-10. Mas o reino não foi tirado completamente de Israel para sempre (Rom. 11:15, 25). E a igreja não está herdando o reino agora.

Uma interpretação melhor é que Jesus estava simplesmente dizendo que o reino estava sendo tirado da nação de Israel naquele tempo, mas seria devolvido à nação em um dia futuro, quando essa nação demonstrasse verdadeiro arrependimento e fé.

Nessa visão, Jesus estava usando o termo “nação” no sentido de geração (cf. Mt 23:36). Por causa de sua rejeição, aquela geração de Israel nunca seria capaz de experimentar o reino de Deus (cf. comentários em 21: 18-22).

Mas uma geração futura em Israel responderá salvando a fé a esse mesmo Messias (Rm 11: 26-27), e a essa futura geração o reino será dado. Ao rejeitar Jesus a Pedra, esses construtores (Mateus 21:42) sofreram julgamento (aquele sobre quem a Pedra cair será esmagado).

Um Problema com os religiosos

Os líderes religiosos (então os principais sacerdotes e os fariseus, v. 45; cf. v. 23) perceberam que as observações de Jesus foram dirigidas a eles, e eles tentaram o seu melhor para prendê-lo. Mas eles temiam as pessoas (cf. v. 26), que pensavam que Jesus era um profeta (cf. v. 11), por isso não puderam agir.

A parábola da festa de casamento (22: 1–14; Lucas 14: 15–24). 22: 1–7. Em uma terceira parábola dirigida aos líderes religiosos (cf. as outras duas parábolas em 21: 28-32 e 21: 33-44), Jesus novamente se referiu à obra de Deus ao oferecer o reino.

A figura de um banquete de casamento aqui retrata a Era Milenar (cf. 9:15; Isaías 25: 6; Lucas 14:15). O rei nesta parábola tinha feito planos para um banquete de casamento para seu filho. Seus servos haviam dito aos convidados que era hora do banquete, mas o convite foi ignorado e os convidados se recusaram a comparecer.

esforço foi feito para estender o convite, mas o mesmo resultado se seguiu. Desde que a oferta foi rejeitada a ponto de maltratar e matar os servos, o rei ficou enfurecido.

Ele enviou seu exército e destruiu esses assassinos e queimou sua cidade.
Jesus tinha em mente o efeito da rejeição da nação a ele. Deus fez planos para o reinado milenar de Seu Filho e o convite foi estendido. Mas a pregação de João Batista, Jesus e os discípulos foram amplamente ignorados.

A nação até mataria aqueles que estendessem a oferta. Finalmente, em 70 d.C., o exército romano viria, mataria a maioria dos judeus que moravam em Jerusalém e destruiria o templo.

Barbieri, L. A., Jr. (1985). Matthew. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 70–71). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here