Mateus - Bíblia de Estudo Online

Os discípulos de Jesus perguntam ao Senhor quando será o fim dos tempos. A partir disso o Senhor começa a mostrar quais sinais antecederão tais fatos (Mateus 24.1 – 14).

Antes que venha o fim o Senhor Jesus anuncia que grandes tribulações atingirão Jerusalém e toda a Terra de uma maneira geral. 

Nos últimos dias aparecerão falsos Cristos. É imprescindível que o nosso discernimento espiritual esteja maduro. Precisamos diferenciar as muitas vozes dos últimos dias para sabermos seguir a direção de Deus.

Atentos a natureza (v.v 24.32 – 36)

Jesus utiliza o exemplo de recursos naturais para mostrar que devemos estar alertas. Ele mostra que assim como é possível perceber quando a figueira está prestes a dar frutos, é possível perceber o final dos tempos.

Jesus Cristo fala mais uma vez sobre como será a sua volta. Dessa vez ele fala que será um evento mundial. Algo que será registrado ao mesmo tempo em todo o mundo.

As informações que nos são dadas neste capítulo devem nortear a nossa vida e as nossas decisões. Quero dizer que são eventos que não podemos perder de vista. É muito importante que sejamos fiéis a mensagem do Evangelho e tementes a Deus.

Esboço de Mateus 24:

24.1 – 14: Os sinais do fim

24.15 – 22: A grande tribulação

24.23 – 31: A volta de Jesus

24.32 – 36: A lição da figueira

24.37 – 44: A volta do Filho do Homem

24.45 – 51: Parábola do empregado fiel

 

Jesus anuncia a destruição de Jerusalém (Marcos 13: 1–4; Lucas 21: 5–7)

Tendo completado Suas discussões e debates com os líderes religiosos, Jesus deixou o templo para retornar a Betânia (cf. 26: 6) através do Monte das Oliveiras (24: 3). As palavras que Jesus acabara de proferir ainda ardiam nos ouvidos de seus discípulos.

Ele havia denunciado a nação e disse que ela seria “desolada” (23:38). Se Jerusalém e o templo fossem destruídos, como haveria uma nação para o Messias governar?

Os discípulos apontaram os edifícios da área do templo para Jesus como se quisessem impressioná-lo com sua magnificência. O que poderia acontecer com edifícios tão impressionantes, especialmente para o templo de Deus?

A resposta de Jesus trouxe-lhes consternação: Nem uma pedra aqui será deixada em outra; cada um será derrubado. O templo seria destruído e Jerusalém com ele. Isso, no entanto, levou os discípulos a perguntar quando tudo isso aconteceria.

Quando Jesus alcançou o Monte das Oliveiras em sua caminhada até Betânia, sentou-se e os discípulos aproximaram-se dele. Quatro discípulos, Pedro, Tiago, João e André (Marcos 13: 3), fizeram a Jesus duas perguntas.

Quando isso acontecerá?

Isto é, quando o templo será destruído e nem uma pedra deixada em outro? Qual será o sinal da sua vinda e do fim dos tempos?

Essas duas perguntas suscitaram a seguinte discussão de Jesus, comumente chamada de O Discurso das Oliveiras (Mateus 24–25). As questões relacionadas à destruição do templo e de Jerusalém e o sinal da vinda do Senhor e do fim da Era.

Eles não têm nada a ver com a igreja, que Jesus disse que iria construir (16:18). A igreja não está presente em nenhum sentido nos capítulos 24 e 25. As perguntas dos discípulos dizem respeito a Jerusalém, Israel e a segunda vinda do Senhor em glória para estabelecer Seu reino.

Na verdade, Mateus não registrou a resposta de Jesus à primeira pergunta, mas Lucas o fez (Lucas 21:20). Os discípulos sentiram que a destruição de Jerusalém, da qual Jesus falara, introduziria o reino.

Eles estavam pensando, sem dúvida, em Zacarias 14: 1–2. (A destruição a que Jesus se referiu em Mateus 23:38 ocorreu em 70 d.C., uma destruição separada da final em Zacarias 14.)

Os sinais da volta

Jesus começou a descrever os eventos que levaram ao seu retorno na glória e indicar sinais desse retorno. Nesta seção (Mateus 24: 4-8), Ele descreveu a primeira metade do período de sete anos que precedeu Sua segunda vinda. Esse período é chamado a septuagésima semana de Daniel (Daniel 9:27).

Contudo, alguns pré-milenários sustentam que Cristo em Mateus 24: 4-8 falou de sinais gerais na atual Era da Igreja e que o tempo de angústia começa no v. 9. Outros afirmam que Cristo falou de sinais gerais no v. 14, com a Tribulação começando no v. 15.

Os eventos descritos nos versos 4–8 correspondem um pouco aos sete selos em Apocalipse 6. (Walvoord, no entanto, sustenta que todos os sete dos juízos de selo ocorrerão no segundo semestre de o período de sete anos; ver comentários sobre Rev. 6.)

Esse período será caracterizado por (a) falsos cristos (Mateus 24: 4–5; cf. Apoc. 6: 1–2; o primeiro selo é o Anticristo), (b) guerras e rumores de guerras (Mateus 24: 6; cf. Apocalipse 6: 3-4, o segundo selo é a guerra) em que as nações se levantarão umas contra as outras em escala global (Mt 24: 7a), ec) distúrbios incomuns na natureza, incluindo a fome ( v. 7b; cf. Apocalipse 6: 5-6, o terceiro selo é a fome, o quarto e quinto selos são morte e martírio [Apoc. 6: 7–11]) e terremotos (Mt 24: 7b; cf. Rev. 6: 12–14; o sexto selo é um terremoto).

Apenas o começo!

Essas coisas, disse Jesus, serão o começo das dores do parto. Como as dores de parto de uma gestante indicam que seu filho nascerá em breve, então esses conflitos e catástrofes universais significarão que o fim desta Idade Intermediária está próximo.

Jesus começou suas palavras (Mateus 24: 9) com uma palavra do tempo, então. No ponto médio do período de sete anos que precede a segunda vinda de Cristo, grande angústia começará a ser experimentada por Israel.

O Anticristo, que terá subido ao poder no mundo e terá feito um tratado de proteção com Israel, quebrará seu acordo naquele tempo (Dan. 9:27). Ele trará grande perseguição a Israel (Daniel 7:25) e até estabelecerá seu próprio centro de adoração no templo em Jerusalém (2 Ts 2: 3-4).

Isso resultará na morte de muitos judeus (Mateus 24: 9) e em muitas pessoas que se afastam da fé. Acreditar que os judeus serão traídos pelos descrentes (v. 10) e muitos serão enganados pelo surgimento dos falsos profetas (v. 5; Ap 13: 11-15). A maldade aumentará, fazendo com que o amor da maioria das pessoas (pelo Senhor) fique frio.

Aqueles que permanecerem fiéis ao Senhor até o final desse período de tempo serão salvos, isto é, libertados (Mateus 24:13). Isso não se refere a um esforço pessoal de resistência que resulte na salvação eterna de alguém, mas a libertação física daqueles que confiam no Salvador durante a Tribulação. Eles entrarão no reino em corpos físicos.

Por todo o mundo

Também o evangelho do reino será pregado em todo o mundo durante este período como um testemunho para todas as nações. Embora este seja um período terrível de perseguição, o Senhor terá servos que testemunharão e espalharão as boas novas a respeito de Cristo e do Seu reino em breve.

Essa mensagem será semelhante àquela pregada por João Batista, Jesus e os discípulos no início do Evangelho de Mateus, mas essa mensagem identificará claramente Jesus em Seu verdadeiro caráter como o Messias vindouro.

Esta não é exatamente a mesma mensagem que a igreja está proclamando hoje. A mensagem pregada hoje na Era da Igreja e a mensagem proclamada no período da Tribulação exige que nos voltemos ao Salvador para a salvação.

No entanto, na Tribulação, a mensagem enfatizará o reino vindouro, e aqueles que se dirigirem ao Salvador para a salvação terão permissão para entrar no reino. Aparentemente, muitos responderão a essa mensagem (cf. Apocalipse 7: 9-10).

Barbieri, L. A., Jr. (1985). Matthew. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 76–77). Wheaton, IL: Victor Books.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here