Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Mateus 25 Estudo: Continua o Sermão Profético

Mateus 25.1 – 13: A volta de Jesus Cristo é iminente. Não podemos nos acomodar e achar que temos todo o tempo a nossa disposição para estarmos prontos.

A parábola das dez virgens nos mostra que o tempo de estarmos prontos é hoje. Aqueles que não estiverem prontos no grande dia da volta de Jesus ficarão.

Mateus 25.14 – 30: O Senhor Deus confiou a cada um de nós dons espirituais e talentos para a edificação da igreja e a pregação do Evangelho.

Devemos usá-los com dignidade e compromisso com Deus e amor ao próximo. Não devemos nunca acreditar que somos inúteis ou insignificantes pois no Reino de Deus não há isso.

Mateus 25.31 – 46: Jesus Cristo ilustra, por meio da parábola das ovelhas e as cabras quem são aqueles que o servem de forma digna e honesta. Ele revela qual o serviço agradável a Deus.

É aquele que atinge diretamente ao próximo. Servir ao próximo, ser instrumento de Deus para suprir suas necessidades, se importar com seu estado físico, espiritual e emocional são atitudes que deixam a Deus profundamente feliz.

Tais atitudes serão recompensadas na eternidade, pois ele revela: “Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram”. 

Esboço de Mateus 25:

Mateus 25.1 – 13: A parábola das dez virgens

Mateus 25.14 – 30: A parábola dos talentos

Mateus 25.31 – 46: Parábola das ovelhas e as cabras

 

Continuação do Sermão

“O Reino dos céus, pois, será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes”. (Mateus 25.1,2)

Neste capítulo, estão a continuação e a conclusão do sermão profético do nosso Salvador, que teve início no capítulo anterior, a respeito da sua segunda vinda e do fim do mundo.

Esse foi o seu último sermão de advertência, como o de João 14.15,16 foi de consolo aos seus discípulos. Eles precisavam dos dois, num mundo com tanta tentação e tanto sofrimento, como é este.

A aplicação desse sermão é: “Vigiai, pois, e estai apercebidos também”. Prosseguindo com essas sérias advertências de despertar, neste capítulo temos três parábolas cujo escopo é o mesmo.

Elas têm a função de nos despertar a todos para uma maior preocupação e diligência, para que nos preparemos para a segunda vinda de Cristo, que foi mencionada em todas as suas despedidas à sua igreja, como sua despedida antes da sua morte (João 14.2), na da sua ascensão (Atos 1.11), e na da conclusão do cânone das Escrituras (Apocalipse 22.20).

Estejam Preparados

Cabe a nós nos prepararmos para a vinda de Cristo. Para que possamos, então, estar preparados para comparecer diante dele; e isto é apresentado na parábola das dez virgens (v.v 1-13).

Para que possamos, então, estar preparados para prestar contas a Ele; e isto é apresentado na parábola dos três servos (v.v 14-30).

Para que possamos, então, estar preparados para receber dele a nossa sentença final, e que ela possa ser de vida eterna; e isto é apresentado em uma descrição mais clara do processo do Juízo Final (v.v 31-46).

Estes temas devem ser considerados com muito cuidado, porque afetarão a cada um de nós por toda a eternidade. (Henry, Matthew, Comentário dos Evangelhos)

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.