Mateus - Bíblia de Estudo Online

Em Mateus 28, o escritor nos mostra o que aconteceu após a ressurreição de Jesus, no terceiro dia seguinte a crucificaçãoCoisas realmente extraordinárias esperavam as testemunhas daqueles dias, especialmente aqueles que o seguiam e criam nele.

Para saber todos os detalhes, veja: O Estudo Sobre a Ressurreição de Jesus.

Esboço de Mateus 28:

28.1 – 7: Anjos anunciam a ressurreição de Jesus Cristo

28.8 – 15: Jesus aparece as mulheres

28.16 – 20: Jesus aparece aos discípulos

 

Os Anjos

Na madrugada do primeiro dia da semana, várias mulheres foram ao túmulo de Jesus. Eles sabiam onde o Senhor havia sido colocado, pois viram José e Nicodemos rolando a pedra sobre a porta do sepulcro (Mateus 27:56).

As mulheres estavam retornando ao túmulo no domingo de manhã, agora que o sábado havia terminado, para ungir o corpo de Jesus para o sepultamento (Marcos 16: 1).

Houve, no entanto, um violento terremoto associado a um anjo vindo do céu e rolando a pedra da porta do sepulcro. A aparência do anjo era como um relâmpago e suas roupas eram brancas como a neve.

Os soldados romanos que guardavam a tumba ficaram tão assustados com o anjo que eles tremeram e aparentemente desmaiaram. Eles haviam sido enviados para lá para selar e guardar o túmulo, mas o poder deles era inútil diante desse mensageiro angélico.

As mulheres veem Jesus ressurreto

Embora os soldados estivessem com medo, o anjo tinha uma mensagem especial para as mulheres. Para eles, ele anunciou o fato da ressurreição, pois Aquele que procuravam não estava mais lá, mas havia ressuscitado exatamente como Ele disse (Mateus 28: 5–8).

Ele lhes dissera várias vezes que Ele ressuscitaria no terceiro dia (16:21; 17:23; 20:19). Se Ele não tivesse surgido, Ele teria sido um enganador indigno de mais devoção. Uma prova que Ele havia ressuscitado era o túmulo vazio.

As mulheres foram encorajadas a vir e ver o lugar onde o Senhor estivera deitado. Então o anjo disse-lhes para irem rapidamente e dizerem aos discípulos que Ele havia ressuscitado dos mortos e estaria indo à frente deles na Galileia, exatamente como Ele havia dito (26:32).

Eles O veriam ali e, de fato, o fizeram (Mateus 28:16-20; João 21:1–23). Mas essas palavras não impediram que Ele aparecesse a elas em outras ocasiões, como fez mais tarde naquele dia (João 20: 19–25).

As mulheres obedeceram às instruções do anjo, pois se apressaram para longe do túmulo, com a intenção de encontrar os discípulos e contar-lhes as boas novas. Eles estavam cheios de alegria sobre o fato da ressurreição, mas eles estavam com medo de não poderem compreender as implicações deste grande evento.

Referências:

Barbieri, L. A., Jr. (1985). Matthew. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 92–93). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here