Mateus - Bíblia de Estudo Online

Em Mateus 4, vemos que após o batismo, o Espírito Santo conduziu Jesus Cristo ao deserto para ser tentando pelo Diabo. O objetivo era que Jesus derrotasse as artimanhas utilizadas por ele, contra os seres humanos.

Ele ataca a necessidade do corpo, com a fome. A necessidade de poder, orientando Jesus a pular do templo. Por fim, a ganância ao oferecer a Jesus as riquezas do mundo em troca de adoração.

Por onde Jesus passa a luz resplandece. Os que estavam perdidos são iluminados. Os que não tem mais esperança voltam a sonhar. A pessoa de Cristo é fantástica.

Enquanto ensina pela Galileia eles escolhe os seus primeiros apóstolos. Pessoas simples, com uma vida normal são chamadas para mudar o mundo na companhia de Jesus.

Por onde quer que o Senhor Jesus passe os milagres mais extraordinários o seguem. Seu ensino revolucionário inflama as multidões da Galileia a mudar de vida e a ter esperança em Deus, novamente. 

Esboço de Mateus 4:

4.1 – 11: Jesus é tentado pelo Diabo

4.12 – 17: Início do ministério de Jesus na Galileia

4.18 – 22: Jesus chama os primeiros apóstolos

4.23 – 25: As maravilhas do ministério de Jesus

 

Jesus é Tentado pelo Diabo

Antes de começar oficialmente seu ministério, Jesus Cristo precisava enfrentar o “rei do pedaço”. Foi intenso! Mas o céu venceu (Mateus 4:1-11). Eu imagino que os tambores do inferno rugiram ao som de pancadas intensas. Ao que tudo indica o próximo adversário do Diabo é o Messias.

Derrotá-lo seria a derrota de Deus. Fazê-lo pecar, blasfemar ou ceder a ganância, eram armas que ao longo dos séculos deu certo com todos os melhores campeões do Reino dos céus.

O palco está armado e soa o gongo. O Diabo lança a primeira proposta, Jesus esquiva e dá contragolpe. Segunda proposta, Jesus esquiva e dá contragolpe. Terceira proposta, Jesus esquiva e nocauteia o Diabo.

Anjos e demônios atônitos, e o Pai orgulhoso, muito orgulhoso do seu Filho. Não poderia ter começado melhor. Jesus humilhou. Todos os árbitros deram 10 – 0 para o Filho de Deus.

De agora em diante, o “rei do pedaço” é outro.

Início do Ministério de Jesus na Galileia

Se você deseja fazer um bom e breve resumo da vida de Jesus, basta apenas concluir: Ele brilhou!

Não quero dizer que ele era um exibido ou que fosse paranoico por seguidores nas redes sociais, não é isso. A luz de Jesus Cristo ilumina a vida de bilhões de pessoas.

Todas transformadas, tocadas, curadas. Ele tirou as trevas que nos cobriam com sua poderosa luz. A morte que antes imperava e colocava medo, é ineficiente. Segurança e paz é o que cerca a alma daqueles que foram iluminados por Cristo.

Jesus Chama os Primeiros Apóstolos

É difícil imaginar como Jesus conseguiu dividir a história com um grupo de seguidores tão humanos. A seleção não foi feita nas regiões celestiais. Não foram anjos de elite ou humanos com superpoderes.

Foi gente simples, com problemas, limitações, contas e que deram muita dor de cabeça ao Senhor que o ajudaram na tarefa. Deus não chama super-heróis, ele chama, quem quiser pode vir.

Mas adianto, é preciso ter coragem porque as coisas vão sair do controle e Deus vai te levar por uma trajetória completamente nova, diferente de tudo que você imaginou.

As Maravilhas do Ministério de Jesus

Os milagres de Jesus são com certeza uma marca fenomenal no seu ministério. Todos os que sofriam, vinham até ele e eram curados. Seu prazer está em restaurar e promover vida. Remover limitações, obstáculos, a incredulidade, enfim. Jesus quer nos ver florescendo, dando frutos.

Não há nele prazer em nos ver sofrer ou vier debaixo de opressão. Pelo contrário, seu prazer está em nos ver sorrindo e felizes, com tudo aquilo que Ele faz por nós.

3 COMENTÁRIOS

  1. É para isso que o Espírito Santo nos impunciona, jejuar e orar porque o diabo vem para nos tentar segundo às nossas necessidades e também a entrar em lutas fazendo para sairmos debaixo da graça de Deus e ainda oferecendo riqueza fácil se adorar a ele mas como basta ter fé em Cristo porquê Deus é o dono de todas as coisas e é galardoador daqueles que o buscam

  2. Glorificado seja Deus pela sabedoria compartilhada neste estudo. Que Deus possa sempre trazer luz aos seus olhos e permaneça guardada a fé, pois creio que novos discípulos serão gerados para multiplicar este conhecimento fundado no amor e graça em nome de Jesus Cristo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here