Bíblia de Estudo Online

Mateus 7 Estudo: Sermão da Montanha – Parte 3

Mateus 7.1 – 6: Jesus nos ensina que não devemos formular julgamentos pessoais contra as pessoas. Quero dizer, não devemos “achar” que alguém é adúltero ou mentiroso, por exemplo.

Ainda que tenhamos certeza de que a pessoa cometeu o erro, devemos restringir a nossa opinião sobre ocaso ao momento em que ela for solicitada.

Jesus Cristo deixa claro que emitir julgamentos não está na nossa competência. Muitos cristãos são extremamente apressados no quesito: julgar o próximo.

O problema é que normalmente, pessoas que tem um julgamento formado em relação aos outros esquecem de avaliar a sua própria vida.

Mateus 7.7 – 12: Jesus nos mostra que a oração é uma estrada trilhada com perseverança. Devemos pedir, buscar e até mesmo bater em portas, através da oração para alcançar o que desejamos.

O Senhor deixa claro que a nossa perseverança será recompensada. Deus não nos enganará com algo parecido com o que pedimos, ele nos dará o que pedimos. Assim como um pai faz com seu filho.

Mateus 7.13,14: O caminho que conduz a vida eterna, é estreito. Há muita renúncia com relação ao que é mundano e carnal. Não podemos viver na libertinagem. Se queremos herdar a vida eterna, esse é o caminho que devemos trilhar.

Ao contrário disso, há o caminho da perdição. Largo, farto dos prazeres carnais, longe de Deus e próximo da religiosidade. Os que trilham este caminho serão lançados no inferno.

Mateus 7.15 – 20: Jesus nos adverte contra os falsos mestres. O perfil deles é a ganância pessoal e o desinteresse pelas pessoas. Pessoas representam apenas, oportunidade e riqueza.

Para reconhecê-los precisamos estar atentos as suas obras. O Senhor os compara a árvores. Se a árvore for boa dará bom fruto e se for mau, dará mau fruto.

Mateus 7.21 – 23: Muitos acreditam que a religiosidade é suficiente para assegurar a vida eterna, mas isso é um engano. O Senhor Jesus garante que se não houver intimidade com Deus a pessoa nunca será reconhecida no céu.

Mateus 7.24 – 29: Após essa declaração, Jesus Cristo dá o exemplo de dois construtores. Um que edifica a sua casa sobre a rocha e suporta as adversidades que lhe são impostas e o outro que edifica a sua casa sobre a areia e não suporta os mesmos embates.

Devemos construir a nossa vida sobre os ensinamentos de Jesus, eles são a garantia de uma vida alicerçada em Deus, sendo capaz de suportar as adversidades da vida. (Ver Mateus 6 Estudo)

Mateus 7.1 – 6: Não devemos julgar pessoalmente o próximo

1 Não julguem, para que vocês não sejam julgados.

2 Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

3 Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?

4 Como você pode dizer ao seu irmão: “Deixe-me tirar o cisco do seu olho”, quando há uma viga no seu?

5 Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

6 Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão.

Mateus 7.7 – 12: Devemos perseverar na oração

7 Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

8 Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.

9 Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?

10 Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra?

11 Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

12 Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas.

Mateus 7.13,14: O caminho estreito

13 Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.

14 Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.

Mateus 7.15 – 20: Cuidado com os falsos mestres

15 Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.

16 Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?

17 Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.

18 A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.

19 Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

20 Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!

Mateus 7.21 – 23: Nem todos entrarão no Reino dos Céus

21 Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor”, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

22 Muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?”

23 Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!

Mateus 7.24 – 29: A casa edificada sobre a rocha e sobre a areia

24 Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.

26 Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.

27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda.

28 Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino,

29 porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.