Estudo do Evangelho Segundo Mateus

Quando alguém lida com a questão de quem escreveu um livro bíblico específico, a evidência é normalmente dupla: evidência fora do livro (“evidência externa”) e evidência dentro do próprio livro (“evidência interna”). Evidências externas apoiam fortemente a visão de que o apóstolo Mateus escreveu o Evangelho que leva seu nome.

Muitos pais da igreja antiga citaram Mateus como seu autor, incluindo Pseudo Barnabé, Clemente de Roma, Policarpo, Justino Mártir, Clemente de Alexandria, Tertuliano e Orígenes. (Para mais atestação, ver Norman L. Geisler e William E. Nix, Uma Introdução Geral à Bíblia. Chicago: Moody Press, 1968, p. 193.) Ele certamente não era um dos apóstolos mais proeminentes.

Alguém poderia pensar que o Primeiro Evangelho teria sido escrito por Pedro, Tiago ou João. Mas a extensa tradição que Mateus escreveu o elogia fortemente como seu autor.

Evidência interna

Elas também apoiam o fato de que Mateus foi o autor do Primeiro Evangelho. Este livro tem mais referências a moedas do que qualquer um dos outros três Evangelhos.

De fato, este Evangelho inclui três termos para moedas que não são encontrados em nenhum outro lugar no Novo Testamento: “A taxa de duas dracmas” (Mt 17:24); “Moeda de quatro dracmas” (17:27) e “talentos” (18:24).

Como a ocupação de Mateus era coleta de impostos, ele tinha interesse em moedas e anotava o custo de certos itens. A profissão de cobrador de impostos exigiria a capacidade de escrever e manter registros. Ele obviamente tinha a capacidade, humanamente falando, de escrever um livro como o Primeiro Evangelho.

Sua humildade cristã também aparece, pois somente ele se refere continuamente a si mesmo em todo o seu evangelho como “Mateus, o coletor de impostos”. Mas Marcos e Lucas não usam continuamente esse termo de desprezo quando se referem a ele.

Além disso, quando começou a seguir a Jesus, ele convidou seus amigos para um “jantar” (Mt 9: 9-10). Lucas, no entanto, chamou o jantar de “um grande banquete” (Lucas 5:29).

As omissões do Primeiro Evangelho também são significativas, pois o autor omitiu a Parábola do Fariseu e do Coletor de Impostos (Lucas 18: 9-14) e a história de Zaqueu, um cobrador de impostos que restituiu o que ele havia roubado (Lucas 19: 1-10).

A evidência interna sobre a autoria do Primeiro Evangelho aponta para Mateus como seu autor mais provável.

Mateus Capítulos

Capítulo 1: Genealogia e Nascimento de Jesus

Capítulo 2: A Matança das Crianças

Capítulo 3: O Ministério de João Batista

Capítulo 4: Jesus é Tentado pelo Diabo

Capítulo 5: O Sermão da Montanha

Capítulo 6: Sermão da Montanha – Parte 2

Capítulo 7: Sermão da Montanha – Parte 3

Capítulo 8: A Fé do Centurião

Capítulo 9: Jesus Cura e Perdoa Pecados

Capítulo 10: Jesus Envia os Discípulos

Capítulo 11: A Prisão de João Batista

Capítulo 12: O Reino Dividido

Capítulo 13: Jesus Ensina Por Parábolas

Capítulo 14: A Morte de João Batista

Capítulo 15: O Que Nos Torna Impuros?

Capítulo 16: A Confissão de Pedro

Capítulo 17: Transfiguração de Jesus

Capítulo 18: O Maior No Reino Dos Céus

Capítulo 19: Jesus e o Jovem Rico

Capítulo 20: O Dever de Servir

Capítulo 21: A Importância da Fé e Oração

Capítulo 22: O Maior Mandamento

Capítulo 23: Maior é o Que Serve

Capítulo 24: Os Sinais do Fim

Capítulo 25: A Parábola das Dez Virgens

Capítulo 26: Pedro Nega a Jesus

Capítulo 27: A Crucificação de Jesus

Capítulo 28: A Ressurreição de Jesus

 

A data do primeiro evangelho

Determinara a data em que foi escrito o Primeiro Evangelho em um ano específico é impossível. Várias datas para o livro foram sugeridas por estudiosos conservadores. C.I. Scofield na Bíblia original de referência de Scofield datou como sendo em A.D. 37 como uma data possível.

Poucos estudiosos dão uma data depois de 70 d.C, já que Mateus não fez referência à destruição de Jerusalém. Além disso, as referências do autor a Jerusalém como a “Cidade Santa” (Mt 4: 5; 27:53) implicam que ainda existia.

Mas algum tempo parece ter decorrido após os eventos da Crucificação e da Ressurreição. Mt 27: 7–8 refere-se a certo costume que continua “até hoje”, e 28:15 refere-se a uma história que circula “até hoje”.

Essas frases implicam a passagem do tempo e, no entanto, não tanto tempo os costumes judaicos haviam cessado. Uma vez que a tradição da igreja tem defendido fortemente que o Evangelho de Mateus foi o primeiro relato do Evangelho escrito, talvez uma data em algum lugar por volta de 50 d.C. satisfaria todas as exigências mencionadas.

Também seria cedo o suficiente para permitir que este seja o primeiro relato do Evangelho. 

 

Referências:

Barbieri, L. A., Jr. (1985). Mateus. Em J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), O Comentário do Conhecimento da Bíblia: Uma Exposição das Escrituras (Vol. 2, p. 15-16). Wheaton, IL: Victor Books.

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