Em Neemias 1, vemos a maneira como Neemias ficou sabendo da situação dos exilados, que voltaram a Judá. O cenário aqui é o seguinte, Neemias estava servindo como copeiro a Artaxerxes, o terceiro rei persa no comando após a derrota de Nabucodonosor, rei da Babilônia.
Ele também era cativo, mas como Daniel, possuía posição de destaque no reino pagão, e assumiu posição de grande confiança. Ser copeiro do rei, exigia que Neemias fosse fiel e cuidasse do bem-estar de Artaxerxes.
Contudo, mesmo servindo na corte real, ele amava e se importava com seu povo. Por isso, quando Hanani o notificou sobre a situação miserável em que os exilados estavam, Neemias ficou devastado. Ele chorou, lamentou e jejuou por dias.
Ele apresenta ao Senhor Deus uma profunda oração de humilhação, e suplica ao Senhor que seja ouvido.
Neemias é um grande exemplo de amor ao próximo. Assim como Esdras, ele não pensava apenas em si, mas se importava sinceramente com seu povo. Embora vivesse em situação confortável e notória, seu coração foi partido ao saber como seu povo sofria.
É esse o tipo de atitude que o Senhor Deus espera de nós, como cristãos. Viver ostentando e esbanjando felicidade, de forma excessiva enquanto milhões de pessoas sofrem sem ajuda, pode se configurar pecado grave contra Deus e a humanidade.
Tristes notícias de Jerusalém
Somos levados a acreditar, por seu comportamento, que Neemias era um homem fervoroso e dedicado que passava bastante tempo em oração e que além disso era bastante fiel às tradições de seu povo.
Porém, a sua fervorosa preocupação pela situação de Jerusalém e a sua vontade de cooperar pessoalmente com a restauração da capital parecem ter se dado acidentalmente (Neemias 1).
Um grupo de peregrinos de Jerusalém, liderados por um homem chamado Hanani, que pode ser que fosse próximo de Neemias trouxeram tristes notícias sobre a situação da capital.
Estas notícias trouxeram grande amargura ao coração de Neemias e uma atenção maior da sua própria obrigação de descobrir uma forma pela qual ele pudesse levar alívio aos seus conterrâneos aflitos.
Quisleu era o nome concedido ao nono mês do calendário judaico, compatível mais ou menos à época de novembro/dezembro.
Susã, a capital dos reis persas, encontrava-se situada no sudoeste da Pérsia, por volta de 240 quilômetros ao norte do golfo pérsico.
Os judeus que escaparam e que restaram da escravidão seriam aqueles que escaparam da deportação na Babilônia e os que foram deixados em Judá.
A oração (Neemias 1.4-11)
Na invocação apresentada em Neemias 1, supostamente proferida na tranquilidade de seu aposento, porém rigorosamente registrada nos seus diários, possuímos uma ideia da autenticidade e da piedade desse homem de Deus.
Ao longo dos três ou quatro meses que se passaram entre o surgimento das notícias de Jerusalém e a confissão do seu sigilo ao imperador (1.1; 2.1), é simples que em Neemias cresceu a confiança de que havia alguma coisa que ele conseguiria realizar para contribuir na solução às suas orações pelos seus irmãos da Judéia.
Sendo assim, vemos o significado da sua súplica especial de que Deus lhe desse simpatia diante do rei (Neemias 1.11).
Como copeiro do imperador, a sua maior chance de auxiliar os seus irmãos era por meio da ajuda de Artaxerxes, o dominante mais rico daquela época.
pastor,paz do Senhor Jesus, seu site é muito bom
Obrigado!
Paz do Senhor Pastor, sues estudos são muito bons que DEUS continue te usando grandemente!
PARABENS PELO TRABALHO, FICO FELIZ EM APRENDER A PALAVRA DE DEUS.
Paz do Senhor meu pastor! Excelentes os seus estudos, tenho estudado sempre que tenho oportunidade. Que Deus continue te dando sabedoria, para passar a todos nós que buscamos aprender a palavra de Deus. Fica na paz.
paz do Senhor estudo sobre pentecostes amado querido
Tem sim, basta digitar o termo na barra de pesquisa que vai aparecer.
A paz do Senhor pastor estes estudos são abençoados estou sempre lendo e estou cada vez mais entendendo da palavra de Deus. Que Deus abençoe a cada dia mais, de cada vez mais sabedoria ao Senhor. Deus abençoe em nome de Jesus Cristo de Nazaré.
Obrigado por esta disposto a fazer a obra de Deus . Os estudos biblicos me fazem querer aprender mais a cada dia. Que Deus continue te abencoando a cada dia, vc e sua familia em none de jesus amem.
Paz do senhor pastor, muito bom o estudo. Já li a Bíblia toda, mas alguns livros não entendi. Resolvi lê livro por livro fazendo um estudo mais profundo. Comecei por Neemias. Que Deus continue te abençoando com muita sabedoria!!! Paz!!!!
Marilucia me identifiquei contigo , pois já li a Bíblia toda e comecei hoje a estudar a Bíblia por livro e o primeiro ta sendo o
de neemias
Paz pastor tem muito interesse de a prender a bíblia saber explana os vesico capítulo mais não consigo parece que minha mente trava queria muito aprede a bíblia será que vc poderia mim ajuda a entender ela melhor
Paz minha amada!
No momento, o que posso fazer é continuar escrevendo estudos e publicando aqui, no jesuseabiblia.com.
Enquanto você lê os estudos, aprende.
muito bom gostei muito a paz do SENHOR
Parabéns meu irmão por sua dedicação ao estudo da Palavra de Deus, pois esse tempo destinado a narrativa da vida de Neemias, tem produzido no meu coração mais desejo de lutar nas guerras do Senhor. Deus continue lhe sustentando e fortalecendo seu coração para continuar semeando a boa semente que é a Palavra do Senhor.
Amei foi maravilhoso aprender mais de Deus parabéns
amei este site
Glória a Deus!
Parabéns meu querido irmão pela sua iniciativa. Os seus estudos têm sido muito edificantes. Por acaso você teria estudos sobre discipulado? Não tenho encontrado boas matérias à respeito! Os assuntos têm sido muito primário. Gostaria de ter assuntos para cristãos mais maduro na fé. Continue essa linda obra! Deus te abençoe e a sua família !
Obrigado Pastor!
Com relação aos discipulados, eu não tenho. O meu foco é em estudos bíblicos.
Deus abençoe!