Bíblia de Estudo Online

Neemias 1 Estudo: A Oração de Neemias

Neemias 1 Estudo: A Oração de Neemias

Em Neemias 1, vemos a maneira como Neemias ficou sabendo da situação dos exilados, que voltaram a Judá. O cenário aqui é o seguinte, Neemias estava servindo como copeiro a Artaxerxes, o terceiro rei persa no comando após a derrota de Nabucodonosor, rei da Babilônia.

Ele também era cativo, mas como Daniel, possuía posição de destaque no reino pagão, e assumiu posição de grande confiança. Ser copeiro do rei, exigia que Neemias fosse fiel e cuidasse do bem-estar de Artaxerxes.

Contudo, mesmo servindo na corte real, ele amava e se importava com seu povo. Por isso, quando Hanani o notificou sobre a situação miserável em que os exilados estavam, Neemias ficou devastado. Ele chorou, lamentou e jejuou por dias.

Ele apresenta ao Senhor Deus uma profunda oração de humilhação, e suplica ao Senhor que seja ouvido.

Neemias é um grande exemplo de amor ao próximo. Assim como Esdras, ele não pensava apenas em si, mas se importava sinceramente com seu povo. Embora vivesse em situação confortável e notória, seu coração foi partido ao saber como seu povo sofria.

É esse o tipo de atitude que o Senhor Deus espera de nós, como cristãos. Viver ostentando e esbanjando felicidade, de forma excessiva enquanto milhões de pessoas sofrem sem ajuda, pode se configurar pecado grave contra Deus e a humanidade.

Esboço de Neemias 1:

1.1 – 3: Notícias de Judá

1.4 – 10: A oração de Neemias

1.11: Ouvidos atentos

Neemias 1.1 – 3: Notícias de Judá

1 Palavras de Neemias, filho de Hacalias: No mês de quisleu, no vigésimo ano, enquanto eu estava na cidade de Susã,

2 Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém.

3 E eles me responderam: “Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo”.

Neemias 1.4 – 10: A oração de Neemias

4 Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus.

5 Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que te amam e obedecem aos teus mandamentos,

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

6 que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para a oração que o teu servo está fazendo diante de ti, dia e noite, em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado.

7 Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés.

8 Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo: Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre as nações,

9 mas, se voltarem para mim, obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, mesmo que vocês estejam espalhados pelos lugares mais distantes debaixo do céu, de lá eu os reunirei e os trarei para o lugar que escolhi para estabelecer o meu nome.

10 Estes são os teus servos, o teu povo. Tu os resgataste com o teu grande poder e com o teu braço forte.  

Neemias 1.11: Ouvidos atentos

11 Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze com que hoje este teu servo seja bem-sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste ho­mem. Nessa época, eu era o copeiro do rei.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

15 Comentários

  1. André disse:

    paz do Senhor estudo sobre pentecostes amado querido

  2. Isael Pereira disse:

    A paz do Senhor pastor estes estudos são abençoados estou sempre lendo e estou cada vez mais entendendo da palavra de Deus. Que Deus abençoe a cada dia mais, de cada vez mais sabedoria ao Senhor. Deus abençoe em nome de Jesus Cristo de Nazaré.

  3. jeferson disse:

    Obrigado por esta disposto a fazer a obra de Deus . Os estudos biblicos me fazem querer aprender mais a cada dia. Que Deus continue te abencoando a cada dia, vc e sua familia em none de jesus amem.

  4. Marilucia Leite da Costa disse:

    Paz do senhor pastor, muito bom o estudo. Já li a Bíblia toda, mas alguns livros não entendi. Resolvi lê livro por livro fazendo um estudo mais profundo. Comecei por Neemias. Que Deus continue te abençoando com muita sabedoria!!! Paz!!!!

  5. Vanessa de Santana dias da silva disse:

    Paz pastor tem muito interesse de a prender a bíblia saber explana os vesico capítulo mais não consigo parece que minha mente trava queria muito aprede a bíblia será que vc poderia mim ajuda a entender ela melhor

  6. vandeilson disse:

    muito bom gostei muito a paz do SENHOR

  7. Edinaldo A Silva disse:

    Parabéns meu irmão por sua dedicação ao estudo da Palavra de Deus, pois esse tempo destinado a narrativa da vida de Neemias, tem produzido no meu coração mais desejo de lutar nas guerras do Senhor. Deus continue lhe sustentando e fortalecendo seu coração para continuar semeando a boa semente que é a Palavra do Senhor.

  8. Josenilda de souza disse:

    Amei foi maravilhoso aprender mais de Deus parabéns

  9. Andréa Araujo disse:

    amei este site

  10. Luiz Fernando Pedretti Lopes disse:

    Parabéns meu querido irmão pela sua iniciativa. Os seus estudos têm sido muito edificantes. Por acaso você teria estudos sobre discipulado? Não tenho encontrado boas matérias à respeito! Os assuntos têm sido muito primário. Gostaria de ter assuntos para cristãos mais maduro na fé. Continue essa linda obra! Deus te abençoe e a sua família !

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});