Em Neemias 10, vemos que as autoridades se apressaram para promulgar o decreto de santificação que havia sido acordado entre eles. A reforma precisava ser terminada e eles não queriam deixar nada para depois.

Sendo assim, eles leem o decreto publicamente e o aprovam. As normas de agora em diante estavam claras e todos se comprometeram a segui-las. Está registrado o nome de cada um dos líderes que aprovaram o decreto como forma de honra a sua obediência.

Esboço de Neemias 10:

Neemias 10.1 – 27: Relação dos que aprovaram o decreto

Neemias 10.28 – 39: O decreto

Os Que Assinaram…

“Esta é a relação dos que o assinaram: Neemias, o governador, filho de Hacalias, e Zedequias…” (Neemias 10:1)

Os nomes dessas pessoas públicas que, como representantes e líderes da congregação, colocaram suas mãos e selaram esse concerto, porque teria sido um trabalho infindável para cada pessoa selá-lo.

E, se esses líderes fizessem a sua parte em obedecer a esse concerto, seu exemplo teria sido uma influência positiva sobre todo o povo. Neemias, que era o governador, assinou primeiro, para mostrar sua prontidão e presteza nessa obra e para servir de exemplo para os outros.

Aqueles que estão acima dos outros em dignidade e poder devem ir à frente no caminho de Deus. Após ele, vinte e dois sacerdotes assinaram, entre os quais eu duvido que não encontremos Esdras, que era um homem ativo na solenidade (Neemias 8.1).

Essa solenidade ocorreu no primeiro dia do mesmo mês, e, portanto, não podemos imaginar que ele estivesse ausente; mas ele, tendo feito anteriormente a sua parte como escriba, agora deixou que os outros fizessem a parte deles.

Abaixo dos sacerdotes, dezessete levitas assinaram esse concerto, entre os quais encontramos todos ou quase todos que foram a boca da congregação em oração (Neemias 9.4,5).

Isso mostrava que eles foram tocados por aquilo que tinham dito, e não colocariam fardos sobre os outros que eles próprios não estariam dispostos a levar. Aqueles que conduzem na oração também devem conduzir nas outras boas obras.

Ao Lado dos Levitas

Ao lado dos levitas, 44 dos chefes do povo selaram o concerto por eles e por todo o restante, especialmente aqueles que tinham influência, para que guardassem os mandamentos de Deus.

Seus nomes são registrados aqui, para honra deles, como homens dispostos e ativos em avivar e esforçar-se em perpetuar a religião em seu país. A memória desses será abençoada.

É perceptível que a maioria desses que foram chamados (Neemias 7.8ss.), como cabeças das casas ou clãs, estão aqui mencionados entre os primeiros dos chefes do povo que assinaram.

Quem quer que fosse o chefe que levava o nome daquele que era o chefe quando saíram da Babilônia, e esses eram os mais qualificados para assinar pela casa dos seus pais.

Aqui estão: Parós, Paate-Moabe, Elão, Zatu, Bani (Neemias 10.14), Azgade, Bebai, Bigvai Adim, Ater, Hasum, Bescd, arife, Anatote, e alguns outros nos versículos seguintes, que são todos encontrados naquela lista. Aqueles que têm influência devem usá-la para Deus. (Henry, Matthew, Comentário de Josué a Ester)

2 COMENTÁRIOS

  1. rio de janeiro 20/11/2018
    ola bom dia com a graca e a paz vinda de deus por meio de jesus cristo nosso senhor e salvador
    eu sou o pr. marcos nunes
    estou escrevendo estas linha para felicitar o irmao diego nascimento pelo estudo do livro de neeemias
    gostei da aplicabilidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here