Bíblia de Estudo Online Diego Nascimento

Neemias 4 Estudo: Lidando Com os Problemas

Em Neemias 4, o escritor nos mostra que a oposição se torna ferrenha contra a reconstrução do muro, em Jerusalém. A princípio eles tentam abater moralmente os trabalhadores. Ridicularizam, zombam, dizem que a obra deles é vulnerável, uma piada.

Percebendo isso, Neemias começa um período de oração específico por essa causa. Ele quer terminar a reconstrução e está disposto a fazer o que for necessário.

Quando novos ataques surgem, ele intensifica a oração e se movimenta de maneira que todos eles sejam resolvidos. Ele muda a estratégia de acordo com a necessidade.

Neemias é um líder excepcional. Ele não fica reclamando das dificuldades, ou pergunta a Deus: “Por quê o Senhor está permitindo isso? É a tua obra!”.

Não! Neemias ora pedindo a Deus força e livramento. Em meio a tudo isso ele trabalha de maneira dedicada e orienta seu povo com sabedoria.

Que Deus levante em nossa geração um número cada vez maior de homens e mulheres como Neemias, dispostos a resolver problemas e dar prosseguimento ao Reino de Deus.

Esboço de Neemias 4:

Neemias 4.1 – 3: Opositores zombam da obra

Neemias 4.4 – 6: Orando e agindo

Neemias 4.7 – 15: Lidando com os problemas

Neemias 4.16 – 23: Mudando a estratégia

A Censura dos Inimigos

“Quando Sambalate soube que estávamos reconstruindo o muro, ficou furioso. Ridicularizou os judeus e, na presença de seus compatriotas e dos poderosos de Samaria, disse: “O que aqueles frágeis judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrifícios? Irão terminar a obra num só dia? Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas? ” (Neemias 4:1,2)

A censura maldosa e escarnecedora que Sambalate e Tobias lançaram sobre os judeus pela sua tentativa de edificar os muros ao redor de Jerusalém, ressoavam pelo país.

Samaria também foi informada a esse respeito. Ela era um ninho de inimigos dos judeus e sua prosperidade; lemos aqui como eles receberam essas notícias no coração.

Eles estavam muito irados com a iniciativa deles e se indignaram muito. Causou-lhes aborrecimento o fato de Neemias ter vindo para almejar o bem-estar dos filhos de Israel (Neemias 2.10).

Mas, quando ouviram acerca desse grande empreendimento para o bem deles, sua paciência esgotou-se. Até aqui, eles tinham se contentado com o pensamento de que, enquanto Jerusalém estivesse sem muros, eles podiam consumi-la e tornar-se senhores dela sempre que quisessem.

Porém, caso voltasse a ser murada, ela não somente estaria protegida contra eles, mas, gradualmente, se tornaria temível para eles. A força e segurança da Igreja são a desgraça e aborrecimento dos seus inimigos.

O Desprezo

Eles a desprezaram, e fizeram dela objeto do seu escárnio. Nisso, manifestaram sua maldade; mas isso foi transformado em bem. Pelo fato de entenderem que esse era um empreendimento tolo que afundaria debaixo do seu próprio peso, não se movimentaram para obstruí-lo até que era tarde demais.

Com uma deplorável arrogância e maldade, eles buscam caçoar desse projeto. Sambalate fala com escárnio dos operários: “Estes fracos judeus” (Neemias 4.2).

“Que tipo de material usarão? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas? E por que tanta pressa? Acaso acham que podem terminar a construção do muro em um dia, e fazer a festa de dedicação com sacrifício no dia seguinte? Pobre povo tolo! Veja como se expõem ao ridículo!”.

Tobias não fala com menos escárnio em relação à obra. Ele também apresenta seu gracejo e faz questão de mostrar sua sagacidade (Neemias 4.3). Escarnecedores profanos estimulam um ao outro.

“Miserável obra”, diz ele, “eles se envergonharão dela: vindo uma raposa, não com sua sutileza, mas com seu peso, derrubará facilmente o seu muro de pedra”. Muita boa obra tem sido vista com desdém pelo soberbo e presumido zombador (veja Provérbios 21.24). (Henry, Matthew, Comentário de Josué a Ester)

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

11 Comentários

  1. Jamilia de Souza Teixeira disse:

    Esto como prof na minha ig onde congrego e sempre que presciso venho aqui buscar ensinamento pois acho muito bém explicativo de forma fácil. paz do Senho

  2. Divaldo Gil Manuel Torres disse:

    Deus seja louvado pela sapiência como fazes exposição da palavra. Que o Senhor continue te abençoando.

  3. Hamadach Araújo disse:

    Eu gostei edifica minha vida pra está mais disposição

  4. Pastor Jorge Diniz disse:

    Muito bom, enriquece nosso conhecimento

  5. orondin Maria S A. disse:

    tenho muita vontade ser usada na palavra de Deus tenho vontade de fazer um curso teologico a distancia.como fazer?

  6. Pastora Bene disse:

    Eu louvo a Deus por vocês terem criado esse Sat!!!
    É muito bom

  7. Max Alves disse:

    Muito bom irmão Diego foi muito esclarecedora esta palavra gostei demais, pela graça faço uma obra missionária aqui na Aldeia Indígena Estiva mun.Marcação -pb e tem sido de grande ajuda os seus comentários e estudos. muito obrigado!

  8. Vagner disse:

    Boa tarde,querido adorei quando achei esse site de vocês pesquisando Gênesis ao apocalipse de capítulo a capítulo.

    Porque os senhores não fazem estudos crônicas ou Gênesis ao apocalipse.

    Minha sugestão.adoro ler .
    Seria bom pra estudar mas é aprimorar mas conhecimento.

  9. Vera Olinda disse:

    Amei participar desses estudo,assim leio mais a biblia e me fortaleço.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.