Início Bíblia de Estudo Online Neemias 4 Estudo: Lidando Com os Problemas

Neemias 4 Estudo: Lidando Com os Problemas

Neemias - Bíblia de Estudo Online

Em Neemias 4, o escritor nos mostra que a oposição se torna ferrenha contra a reconstrução do muro, em Jerusalém. A princípio eles tentam abater moralmente os trabalhadores. Ridicularizam, zombam, dizem que a obra deles é vulnerável, uma piada.

Percebendo isso, Neemias começa um período de oração específico por essa causa. Ele quer terminar a reconstrução e está disposto a fazer o que for necessário.

Quando novos ataques surgem, ele intensifica a oração e se movimenta de maneira que todos eles sejam resolvidos. Ele muda a estratégia de acordo com a necessidade.

Neemias é um líder excepcional. Ele não fica reclamando das dificuldades, ou pergunta a Deus: “Por quê o Senhor está permitindo isso? É a tua obra!”.

Não! Neemias ora pedindo a Deus força e livramento. Em meio a tudo isso ele trabalha de maneira dedicada e orienta seu povo com sabedoria.

Que Deus levante em nossa geração um número cada vez maior de homens e mulheres como Neemias, dispostos a resolver problemas e dar prosseguimento ao Reino de Deus.

Esboço de Neemias 4:

Neemias 4.1 – 3: Opositores zombam da obra

Neemias 4.4 – 6: Orando e agindo

Neemias 4.7 – 15: Lidando com os problemas

Neemias 4.16 – 23: Mudando a estratégia

A Censura dos Inimigos

“Quando Sambalate soube que estávamos reconstruindo o muro, ficou furioso. Ridicularizou os judeus e, na presença de seus compatriotas e dos poderosos de Samaria, disse: “O que aqueles frágeis judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrifícios? Irão terminar a obra num só dia? Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas? ” (Neemias 4:1,2)

A censura maldosa e escarnecedora que Sambalate e Tobias lançaram sobre os judeus pela sua tentativa de edificar os muros ao redor de Jerusalém, ressoavam pelo país.

Samaria também foi informada a esse respeito. Ela era um ninho de inimigos dos judeus e sua prosperidade; lemos aqui como eles receberam essas notícias no coração.

Eles estavam muito irados com a iniciativa deles e se indignaram muito. Causou-lhes aborrecimento o fato de Neemias ter vindo para almejar o bem-estar dos filhos de Israel (Neemias 2.10).

Mas, quando ouviram acerca desse grande empreendimento para o bem deles, sua paciência esgotou-se. Até aqui, eles tinham se contentado com o pensamento de que, enquanto Jerusalém estivesse sem muros, eles podiam consumi-la e tornar-se senhores dela sempre que quisessem.

Porém, caso voltasse a ser murada, ela não somente estaria protegida contra eles, mas, gradualmente, se tornaria temível para eles. A força e segurança da Igreja são a desgraça e aborrecimento dos seus inimigos.

O Desprezo

Eles a desprezaram, e fizeram dela objeto do seu escárnio. Nisso, manifestaram sua maldade; mas isso foi transformado em bem. Pelo fato de entenderem que esse era um empreendimento tolo que afundaria debaixo do seu próprio peso, não se movimentaram para obstruí-lo até que era tarde demais.

Com uma deplorável arrogância e maldade, eles buscam caçoar desse projeto. Sambalate fala com escárnio dos operários: “Estes fracos judeus” (Neemias 4.2).

“Que tipo de material usarão? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas? E por que tanta pressa? Acaso acham que podem terminar a construção do muro em um dia, e fazer a festa de dedicação com sacrifício no dia seguinte? Pobre povo tolo! Veja como se expõem ao ridículo!”.

Tobias não fala com menos escárnio em relação à obra. Ele também apresenta seu gracejo e faz questão de mostrar sua sagacidade (Neemias 4.3). Escarnecedores profanos estimulam um ao outro.

“Miserável obra”, diz ele, “eles se envergonharão dela: vindo uma raposa, não com sua sutileza, mas com seu peso, derrubará facilmente o seu muro de pedra”. Muita boa obra tem sido vista com desdém pelo soberbo e presumido zombador (veja Provérbios 21.24). (Henry, Matthew, Comentário de Josué a Ester)

11 COMENTÁRIOS

  1. Esto como prof na minha ig onde congrego e sempre que presciso venho aqui buscar ensinamento pois acho muito bém explicativo de forma fácil. paz do Senho

  2. Muito bom irmão Diego foi muito esclarecedora esta palavra gostei demais, pela graça faço uma obra missionária aqui na Aldeia Indígena Estiva mun.Marcação -pb e tem sido de grande ajuda os seus comentários e estudos. muito obrigado!

  3. Boa tarde,querido adorei quando achei esse site de vocês pesquisando Gênesis ao apocalipse de capítulo a capítulo.

    Porque os senhores não fazem estudos crônicas ou Gênesis ao apocalipse.

    Minha sugestão.adoro ler .
    Seria bom pra estudar mas é aprimorar mas conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here