Neemias - Bíblia de Estudo Online

Em Neemias 6, observamos que a obra está chegando ao final e os inimigos, ao observarem isso, ficam ainda mais obstinados. Eles traçam uma série de planos malignos contra Neemias, com o objetivo de causar-lhe mal e atrasar a obra.

Grandes projetos atraem grandes responsabilidades. No caso da obra de Deus, precisamos orar continuamente pela liderança. O Diabo, nosso adversário está continuamente buscando meios para prejudica-los e atrapalhar o crescimento do Reino.

Mesmo com planos bem elaborados e argumentos persuasivos, os inimigos não conseguiram atrair a atenção de Neemias. Ele possuía uma grande e profunda visão espiritual (Ver Efésios 6 Estudo: Batalha Espiritual). O homem de Deus precisa enxergar além.

Apesar de todas as lutas a obra de reconstrução do muro foi concluída em 52 dias. Por isso Neemias diz:

“Quando todos os nossos inimigos souberam disso, todas as nações vizinhas ficaram atemorizadas e com o orgulho ferido, pois perceberam que essa obra havia sido executada com a ajuda de nosso Deus”.

As muitas promessas de Deus estavam tomando forma na vida de seu povo. Aquele que fez a ferida a estava restaurando. Agora o Templo e o muro estavam prontos. O sentimento de lar estava sendo restaurado.

Esboço de Neemias 6:

6.1 – 9: A estratégia do mal

6.10 – 14: A visão espiritual de Neemias

6.15 – 19: Com a ajuda de Deus

 

Neemias 6.1 – 9: A estratégia do mal

1 Quando Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o restante de nossos inimigos souberam que eu havia reconstruído o muro e que não havia ficado nenhuma brecha, embora até então eu ainda não tivesse colocado as portas nos seus lugares,

2 Sambalate e Gesém mandaram-me a seguinte mensagem: “Venha, vamos nos encontrar num dos povoados da planície de Ono”. Eles, contudo, estavam tramando fazer-me mal;

3 por isso enviei-lhes mensageiros com esta resposta: “Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês?”

4 Eles me mandaram quatro vezes a mesma mensagem, e todas as vezes lhes dei a mesma resposta.

5 Então, na quinta vez, Sambalate mandou-me um dos seus homens de confiança com a mesma mensagem; ele tinha na mão uma carta aberta

6 em que estava escrito: Dizem entre as nações, e Gesém diz que é verdade, que você e os judeus estão tramando uma revolta e que, por isso, estão reconstruindo o muro. Além disso, conforme dizem, você está na iminência de se tornar o rei deles,

7 e até nomeou profetas para fazerem em Jerusalém a seguinte proclamação a seu respeito: “Há um rei em Judá!” Ora, essa informação será levada ao rei; por isso, vamos conversar.

8 Eu lhe mandei esta resposta: Nada disso que você diz está acontecendo; é pura invenção sua.

9 Estavam todos tentando intimidar-nos, pensando: “Eles serão enfraquecidos e não concluirão a obra”. Eu, porém, orei pedindo: Fortalece agora as minhas mãos!

Neemias 6.10 – 14: A visão espiritual de Neemias

10 Um dia fui à casa de Semaías, filho de Delaías, neto de Meetabel, que estava trancado portas adentro. Ele disse: “Vamos encontrar-nos na casa de Deus, no templo, a portas fechadas, pois estão querendo matá-lo; eles virão esta noite”.

11 Todavia, eu lhe respondi: Acha que um homem como eu deveria fugir? Alguém como eu deveria entrar no templo para salvar a vida? Não, eu não irei!

12 Percebi que Deus não o tinha enviado, e que ele tinha profetizado contra mim porque Tobias e Sambalate o tinham contratado.

13 Ele tinha sido pago para me intimidar, a fim de que eu cometesse um pecado agindo daquela maneira, e então eles poderiam difamar-me e desacreditar-me.

14 Lembra-te do que fizeram Tobias e Sambalate, meu Deus, lembra-te também da profetisa Noadia e do restante dos profetas que estão tentando me intimidar.

Neemias 6.15 – 19: Com a ajuda de Deus

15 O muro ficou pronto no vigésimo quinto dia de elul, em cinquenta e dois dias.

16 Quando todos os nossos inimigos souberam disso, todas as nações vizinhas ficaram atemorizadas e com o orgulho ferido, pois perceberam que essa obra havia sido executada com a ajuda de nosso Deus.

17 E também, naqueles dias, os nobres de Judá estavam enviando muitas cartas a Tobias, que lhes enviava suas respostas.

18 Porque muitos de Judá estavam comprometidos com ele por juramento, visto que era genro de Secanias, filho de Ara, e seu filho Joanã havia se casado com a filha de Mesulão, neto de Berequias.

19 Até ousavam elogiá-lo na minha presença e iam contar-lhe o que eu dizia. E Tobias continuou a enviar-me cartas para me intimidar.

7 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem explicativo…. gostei muito , vai somar com o que eu já havia apreendido e estou a cada dia aprendendo com as revelações de Deus na sua própria palavra etc.

  2. Gostei muito desse estudo de nemias 6 de um modo simples mas muito proveitoso confesso que tenho dificuldade pra entender a bíblia mas mas consegui entender esse texto. obrigado por vocês se preocuparem com aqueles que ainda não entender bem a palavra de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here