Jesus e a Bíblia logo
  • Início
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
  • Contato
Menu
  • Início
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
  • Contato
O Segredo da Vida abundante em Jesus - Capa
DOWNLOAD GRÁTIS AQUI

Início » Bíblia de Estudo Online » Neemias 8 Estudo: Esdras e a leitura da Lei

Neemias 8 Estudo: Esdras e a leitura da Lei

diegonascimento316 Por diegonascimento316
Em Bíblia de Estudo Online
7
FacebookTwitterWhatsappTelegram

Em Neemias 8, lemos o relato de um momento histórico na restauração de Jerusalém. O culto nacional promovido por Esdras e Neemias, dois homens de Deus extraordinários.

De acordo com os registros históricos, Esdras saiu da capital 13 anos antes de Neemias, contudo é possível perceber que mesmo assim, a vida deles é determinante para a reforma.

Após longo 70 anos o povo agora está reunido em Jerusalém para um culto. Como povo, nação. Esdras o sacerdote, se coloca no púlpito e abre o livro da Lei, neste momento o povo reverentemente se põe de pé.

Com toda a capacidade e espiritualidade que tinha, começa a explicar os mandamentos do Senhor Deus. É muito importante isso.

A Palavra de Deus, ao ser ministrada, precisa ser entendida. O sacerdote teve o cuidado de ler e explicar a boa Palavra de Deus porque o entendimento dela pode transformar vidas.

Enquanto Esdras pregava o povo era convencido do seu pecado. A consciência espiritual lhes revelava o motivo do cativeiro, que era a desobediência e isso gerava quebrantamento.

Minha oração é para que tenhamos a mesma sensibilidade, de maneira que possamos ser moldados pela Palavra de Deus.

No momento oportuno, Neemias, Esdras e outros homens de Deus, pararam para consolar o povo. A intenção é que a tristeza não os consumisse.

O desejo de Deus é que sejamos conscientes de nossos pecados e sejamos capazes de pedir perdão. Não é interesse de Deus que sejamos consumidos pela depressão ou autopunição. A tristeza segundo Deus gera arrependimento e não morte (2 Coríntios 7.9).

As palavras deles foram a seguintes: “Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá”.

Neemias não queria que o povo passasse o dia lamentando. Havia 70 anos que eles faziam isso, agora, restaurados é tempo de celebração.

O tempo passava e Esdras continuava a ensinar o povo. Com isso, eles sentiam cada vez mais o desejo de fazer a vontade de Deus.

Percebemos que o contato com a Bíblia Sagrada, quanto mais intenso mais poderoso. À medida que somos expostos aos mandamentos, o Espírito Santo nos aperfeiçoa.

Esboço de Neemias 8:

8.1 – 4:  Esdras e a leitura da Lei

8.5 – 8: A explicação da Lei

8.9 – 12: Chega de tristeza

8.13 – 18: Guardando o mandamento

Neemias 8.1 – 4:  Esdras e a leitura da Lei

1 Quando chegou o sétimo mês e os israelitas tinham se instalado em suas cidades, todo o povo juntou-se como se fosse um só homem na praça, em frente da porta das Águas. Pediram ao escriba Esdras que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor dera a Israel.

2 Assim, no primeiro dia do sétimo mês, o sacerdote Esdras trouxe a Lei diante da assembleia, que era constituída de homens e mulheres e de todos os que podiam entender.

3 Ele a leu em alta voz desde o raiar da manhã até o meio-dia, de frente para a praça, em frente da porta das Águas, na presença dos homens, mulheres e de outros que podiam entender. E todo o povo ouvia com atenção a leitura do Livro da Lei.

4 O escriba Esdras estava numa plataforma elevada, de madeira, construída para a ocasião. Ao seu lado, à direita, estavam Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à esquerda estavam Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.

Neemias 8.5 – 8: A explicação da Lei

5 abriu o Livro diante de todo o povo, e este podia vê-lo, pois ele estava num lugar mais alto. E, quando abriu o Livro, o povo todo se levantou.

6 louvou o Senhor, o grande Deus, e todo o povo ergueu as mãos e respondeu: “Amém! Amém!” Então eles adoraram o Senhor, prostrados com o rosto em terra.

7 Os levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías, instruíram o povo na Lei, e todos permaneciam ali.

8 Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido.

Neemias 8.9 – 12: Chega de tristeza

9 Então Neemias, o governador, Esdras, o sacerdote e escriba, e os levitas que estavam instruindo o povo disseram a todos: “Este dia é consagrado ao Senhor, o nosso Deus. Nada de tristeza e de choro!” Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei.

10 E Neemias acrescentou: “Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá”.

11 Os levitas tranquilizaram todo o povo, dizendo: “Acalmem-se, porque este é um dia santo. Não fiquem tristes!”

12 Então todo o povo saiu para comer, beber, repartir com os que nada tinham preparado e para celebrar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas.

Neemias 8.13 – 18: Guardando o mandamento

13 No segundo dia do mês, os chefes de todas as famílias, os sacerdotes e os levitas reuniram-se com o escriba Esdras para estudarem as palavras da Lei.

14 Descobriram na Lei que o Senhor tinha ordenado, por meio de Moisés, que os israelitas deveriam morar em tendas durante a festa do sétimo mês.

15 Por isso anunciaram em todas as suas cidades e em Jerusalém: “Saiam às montanhas e tragam ramos de oliveiras cultivadas, de oliveiras silvestres, de murtas, de tamareiras e de árvores frondosas, para fazerem tendas, conforme está escrito”.

16 Então o povo saiu e trouxe os ramos, e eles mesmos construíram tendas nos seus terraços, nos seus pátios, nos pátios do templo de Deus e na praça junto à porta das Águas e na que fica junto à porta de Efraim.

17 Todos os que tinham voltado do exílio construíram tendas e moraram nelas. Desde os dias de Josué, filho de Num, até aquele dia, os israelitas não tinham celebrado a festa dessa maneira. E grande foi a alegria deles.

18 Dia após dia, desde o primeiro até o último dia da festa, Esdras leu o Livro da Lei de Deus. Eles celebraram a festa durante sete dias, e no oitavo dia, conforme o ritual, houve uma reunião solene.

O Segredo da Vida abundante em Jesus - Capa
DOWNLOAD GRÁTIS AQUI
Anterior

Neemias 7 Estudo: A Reforma Continua

Próximo

Neemias 9 Estudo: O Deus Doador

diegonascimento316

diegonascimento316

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Estudos Relacionados

Plano de Deus ou o seu?

Você está VIVENDO o PLANO de Deus (Ou o seu)?

Antigo Testamento Comentado - Jesus e a Bíblia

Antigo Testamento Completo e Comentado

Novo Testamento - Jesus e a Bíblia

Novo Testamento Completo e Comentado

Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Apocalipse 22 Estudo: A Árvore da Vida e o Novo Gênesis

Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Apocalipse 21 Estudo: A Nova Jerusalém

Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Apocalipse 20 Estudo: Derrota de Satanás e o Juízo Final

Comentários 7

  1. Isabella Golin says:
    4 meses atrás

    Tudo deu certo por causa de Deus!
    Começou com Neemias orando e jejuando para o rei deixar ele ir a cidade
    Depois, durante todos os problemas, dificuldades e acusações, eles oraram e manteram seus olhos firmes no Senhor
    Quando a cidade ficou pronta, eles consagraram um dia ao Senhor, festejaram e leram a bíblia
    Ou seja, tudo deu certo pois a base foi DEUS!
    Começou nEle, o meio foi com Ele e “acabou” com Ele!!
    O centro de tudo na nossa vida deve ser Ele!

    Responder
  2. MARIA JOSÉ LEMOS DE FREITAS says:
    1 ano atrás

    Estou gostando muito desse estudo. Primeira vez aqui. O ensinamento de Neemias nos direciona a sermos pessoas melhores. Neemias é um exemplo de liderança, intimidade com Deus!
    Que Deus abençoe .
    A paz do nosso DEUS! Amém!

    Responder
  3. Anônimo says:
    2 anos atrás

    Boa explicação ????????

    Responder
  4. Valdenice Pereira das Mercês Brito says:
    2 anos atrás

    Muito bom comentário. Deus continue te abençoando irmão.

    Responder
  5. Anônimo says:
    3 anos atrás

    Uma bênção gostei muito obrigada

    Responder
  6. Anônimo says:
    3 anos atrás

    A paz do Senhor Jesus esteja sempre contigo amada.
    Sei que não é nada fácil , vivemos constantemente num campo de batalha espiritual mas,em meio a tudo, temos conosco o general Jesus Cristo que não perde nenhuma batalha.Continue firme nas promessas de Deus,leia a sua palavra e teras força suficiente para vencer as tentações e o diabo.

    Responder
  7. Neide Santos says:
    4 anos atrás

    Retornei a pouco tempo para casa de meu pai não tá cendo fácil mas também sei qui tudo posso naquele que me fortalece.pois estou procurando me aprofundar mais com tudo o qui diz respeito do nosso senhor.quero muito ler e entender as escrituras pois quero buscar mais a presença do meu senhor.e gostei muito e me enterecei em aprender mais espero qui vcs possam me ajudar

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:

ÓTIMO! Vou Enviar Para SEU E-MAIL

Digite seu E-mail abaixo e AGUARDE A CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO
para receber o E-book de graça!
Claro, seus dados estão 100% seguros!