Novo Testamento - Jesus e a Bíblia

Nesta seção, você vai encontrar a acesso a todos os livros do Novo Testamento, podendo estuda-los individualmente, capítulo por capítulo.

Esta é uma introdução sobre as instruções de Jesus para a nova aliança. Aqui você terá informação sobre como o Textos Sagrados da Nova Aliança foram produzidos e chegaram a até nós.

Boa leitura!

Quais os Livros do Novo Testamento?

Evangelhos

Mateus

Marcos

Lucas

João

Atos dos Apóstolos

Epístolas

Romanos

1 Coríntios

2 Coríntios

Gálatas

Efésios

Filipenses

Colossenses

1 Tessalonicenses

2 Tessalonicenses

1 Timóteo

2 Timóteo

Tito

Filemom

Hebreus

Tiago

1 Pedro

2 Pedro

1 João

2 João

3 João

Judas

Apocalipse

 

A divisão e ordem dos escritos da Nova Aliança, não corresponde a data em que foram escritos, mas sim a organização por temas e autores.

Como Surgiu?

Nos primeiros anos do Cristianismo, os discípulos e apóstolos de Jesus Cristo, utilizavam apenas o Antigo Testamento como Palavra inspirada de Deus.

Com o passar do tempo, o crescimento da Igreja e o surgimento de conflitos e necessidades do povo, os apóstolos começaram primeiro a escrever a Biografia de Jesus.

Depois, foram escritas cartas pastorais e doutrinárias para diversas Igrejas, o que com a conversão de Saulo, aumentou muitíssimo.

Ao final do século II, um grupo de 27 escritos se destacavam de todos os outros que haviam surgido na época e tratavam do assunto e começou a ser reconhecido como Novo Testamento.

Com o uso crescente e popular que os cristãos faziam destes “livros” de língua grega, eles foram adquirindo autoridade e considerados inspirados pelo Espírito Santo, tal como o Antigo Testamento.

Como foi transmitido o texto que temos hoje?

Ao longo destes dois mil anos, mais de 5.000 cópias do Novo Testamento foram encontradas, é disparado o documento histórico com o maior número de cópias e autoridade de validação, entre as autoridades competentes.

Podemos não concordar com o seu conteúdo, mas ninguém pode invalidar sua originalidade e veracidade.

Nenhum destes documentos é o original, isto é, o primeiro a ser escrito. Todos são cópias de cópias. As mais antigas, datam do século III e foram encontradas no Egito, ou seja, o Evangelho teve uma expansão extraordinária, em pouco tempo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here