Jesus e a Bíblia logo
  • Início
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
  • Contato
Menu
  • Início
  • Bíblia de Estudo
  • Estudos
    • Jesus
    • Parábolas de Jesus
  • Sobre
  • Contato
O Segredo da Vida abundante em Jesus - Capa
DOWNLOAD GRÁTIS AQUI

Início » Bíblia de Estudo Online » Números 21 Estudo:  A Partida do Arraial

Números 21 Estudo:  A Partida do Arraial

diegonascimento316 Por diegonascimento316
Em Bíblia de Estudo Online
0
FacebookTwitterWhatsappTelegram

Em Números 21 vemos que mesmo depois de tantas provisões e reveses causados pela desobediência e incredulidade, o povo continua com a mesma atitude, e mais uma vez reclama de Deus e de Moisés.

Mais uma vez eles questionam o fato de terem sido tirados do Egito, e reclamam da escassez de água e chamam de “miserável” o maná, que caía do céu.

Indignado, o Senhor envia serpentes para morde-los. Quando se veem cercados pela morte, eles imploram a Moisés que ore a Deus para que sejam curados.

A direção que o Senhor Deus dá a Moisés, é para que ele construa uma serpente de bronze, e todo aquele que olhasse para ela, ficaria vivo.

O objetivo de Deus nesta serpente, é fazer um apontamento profético para Jesus Cristo, Seu filho (João 3:14,15). Em nossos dias, todo aquele que olhar para Jesus e recebê-lo como Senhor e Salvador será salvo e ficará vivo, para sempre.

Esboço de Números 21:

21.1 – 3: Arade é derrotado

21.4 – 9: A serpente de metal

21.10 – 20: A partida do arraial

21.21 – 35: A derrota de Seom e Ogue 

 

Números 21.1 – 3: Arade é derrotado

1 Quando o rei cananeu de Arade, que vivia no Neguebe, soube que Israel vinha pela estrada de Atarim, atacou os israelitas e capturou alguns deles.

2 Então Israel fez este voto ao Senhor: “Se entregares este povo em nossas mãos, destruiremos totalmente as suas cidades”.

3 O Senhor ouviu o pedido de Israel e lhes entregou os cananeus. Israel os destruiu completamente, a eles e às suas cidades; de modo que o lugar foi chamado Hormá.

Números 21.4 – 9: A serpente de metal

4 Partiram eles do monte Hor pelo caminho do mar Vermelho, para contornarem a terra de Edom. Mas o povo ficou impaciente no caminho

5 e falou contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que vocês nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não há água! E nós detestamos esta comida miserável!”

6 Então o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo, e muitos morreram.

7 O povo foi a Moisés e disse: “Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós”. E Moisés orou pelo povo.

8 O Senhor disse a Moisés: “Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá”.

9 Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo.

Números 21.10 – 20: A partida do arraial

10 Os israelitas partiram e acamparam em Obote.

11 Depois partiram de Obote e acamparam em Ijé-Abarim, no deserto defronte de Moabe, ao leste.

12 Dali partiram e acamparam no vale de Zerede.

13 Partiram dali e acamparam do outro lado do Arnom, que fica no deserto que se estende até o território amorreu. O Arnom é a fronteira de Moabe, entre Moabe e os amorreus.

14 É por isso que se diz no Livro das Guerras do Senhor: Vaebe, em Sufá, e os vales, o Arnom

15 e as ravinas dos vales que se estendem até a cidade de Are chegam até a fronteira de Moabe.

16 De lá prosseguiram até Beer, o poço onde o Senhor disse a Moisés: “Reúna o povo, e eu lhe darei água”.

17 Então Israel cantou esta canção: Brote água, ó poço! Cantem a seu respeito,

18 a respeito do poço que os líderes cavaram, que os nobres abriram com cetros e cajados. Então saíram do deserto para Mataná,

19 de Mataná para Naaliel, de Naaliel para Bamote,

20 e de Bamote para o vale de Moabe, onde o topo do Pisga defronta com o deserto de Jesimom.

Números 21.21 – 35: A derrota de Seom e Ogue

21 Israel enviou mensageiros para dizer a Seom, rei dos amorreus:

22 “Deixa-nos atravessar a tua terra. Não entraremos em nenhuma plantação, em nenhuma vinha, nem beberemos água de poço algum. Passaremos pela estrada do rei até que tenhamos atravessado o teu território”.

23 Seom, porém, não deixou Israel atravessar o seu território. Convocou todo o seu exército e atacou Israel no deserto. Quando chegou a Jaza, lutou contra Israel.

24 Porém Israel o destruiu com a espada e tomou-lhe as terras desde o Arnom até o Jaboque, até o território dos amonitas, pois Jazar estava na fronteira dos amonitas.

25 Israel capturou todas as cidades dos amorreus e as ocupou, inclusive Hesbom e todos os seus povoados.

26 Hesbom era a cidade de Seom, rei dos amorreus, que havia lutado contra o antigo rei de Moabe, tendo tomado todas as suas terras até o Arnom.

27 É por isso que os poetas dizem: Venham a Hesbom! Seja ela reconstruída; seja restaurada a cidade de Seom!

28 Fogo saiu de Hesbom, uma chama da cidade de Seom; consumiu Ar, de Moabe, os senhores do alto Arnom.

29 Ai de você, Moabe! Você está destruído, ó povo de Camos! Ele fez de seus filhos, fugitivos, e de suas filhas, prisioneiras de Seom, rei dos amorreus.

30 “Mas nós os derrotamos; Hesbom está destruídapor todo o caminho até Dibom. Nós os arrasamos até Nofá, e até Medeba”.

31 Assim Israel habitou na terra dos amorreus.

32 Moisés enviou espiões a Jazar, e os israelitas tomaram os povoados ao redor e expulsaram os amorreus que ali estavam.

33 Depois voltaram e subiram pelo caminho de Basã, e Ogue, rei de Basã, com todo o seu exército, marchou para enfrentá-los em Edrei.

34 Mas o Senhor disse a Moisés: “Não tenha medo dele, pois eu o entreguei a você, juntamente com todo o seu exército e com a sua terra. Você fará com ele o que fez com Seom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom”.

35 Então eles o derrotaram, bem como os seus filhos e todo o seu exército, não lhes deixando sobrevivente algum. E tomaram posse da terra dele.

O Segredo da Vida abundante em Jesus - Capa
DOWNLOAD GRÁTIS AQUI
Anterior

Números 20 Estudo: Eles Não Aprenderam

Próximo

Números 22 Estudo: Balaque e Balaão

diegonascimento316

diegonascimento316

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Estudos Relacionados

Plano de Deus ou o seu?

Você está VIVENDO o PLANO de Deus (Ou o seu)?

Antigo Testamento Comentado - Jesus e a Bíblia

Antigo Testamento Completo e Comentado

Novo Testamento - Jesus e a Bíblia

Novo Testamento Completo e Comentado

Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Apocalipse 22 Estudo: A Árvore da Vida e o Novo Gênesis

Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Apocalipse 21 Estudo: A Nova Jerusalém

Apocalipse - Bíblia de Estudo Online

Apocalipse 20 Estudo: Derrota de Satanás e o Juízo Final

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:

ÓTIMO! Vou Enviar Para SEU E-MAIL

Digite seu E-mail abaixo e AGUARDE A CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO
para receber o E-book de graça!
Claro, seus dados estão 100% seguros!