Em Números 28 o povo estava contado, e as ordens para a divisão da terra já foram dadas, e um general das forças já foi nomeado e comissionado. Com isso poderia se esperar que este capítulo começasse com a história da campanha, ou pelo menos devesse nos dar um relato das ordenanças de guerra.

Mas não, ele contém as ordenanças de adoração, e informa que agora, quando estavam a ponto de entrar em Canaã, deveriam se certificar de levar consigo a sua religião, e não se esquecerem disso, na execução de suas guerras, v.v. 1,2.

As leis a respeito dos sacrifícios que deveriam ser oferecidos são aqui repetidas e recapituladas diariamente, v.v. 3-8. Semanalmente, v.v. 9-10. Mensalmente, v.v.11-15. Anualmente.

Na páscoa, v.v. 16-25. No pentecostes, v.v. 26-31. E o próximo capítulo diz respeito às solenidades anuais do sétimo mês. (Henry, Matthew, Comentário do Pentateuco)

Esboço de Números 28:

Números 28.1 – 8: Leis a respeito do sacrifício

Números 28.9 – 15: A festividade dos sábados

Números 28.16 – 31: Os sacrifícios da Páscoa 

 

Números 28.1 – 8: Leis a respeito do sacrifício

1 O Senhor disse a Moisés:

2 Ordene aos israelitas e diga-lhes: Tenham o cuidado de apresentar-me na época designada a comida para as minhas ofertas preparadas no fogo, como um aroma que me seja agradável.

3 Diga-lhes: Esta é a oferta preparada no fogo que vocês apresentarão ao Senhor: dois cordeiros de um ano, sem defeito, como holocausto diário.

4 Ofereçam um cordeiro pela manhã e um ao cair da tarde,

5 juntamente com uma oferta de cereal de um jarro da melhor farinha amassada com um litro de azeite de olivas batidas.

6 Este é o holocausto diário instituído no monte Sinai, de aroma agradável; é oferta dedicada ao Senhor, preparada no fogo.

7 A oferta derramada que a acompanha será um litro de bebida fermentada para cada cordeiro. Derramem a oferta de bebida para o Senhor no Lugar Santo.

8 Ofereçam o segundo cordeiro ao cair da tarde, juntamente com o mesmo tipo de oferta de cereal e de oferta derramada que vocês prepararem de manhã. É uma oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor.

Números 28.9 – 15: A festividade dos sábados

9 No dia de sábado, façam uma oferta de dois cordeiros de um ano de idade e sem defeito, juntamente com a oferta derramada e com uma oferta de cereal de dois jarros da melhor farinha amassada com óleo.

10 Este é o holocausto para cada sábado, além do holocausto diário e da oferta derramada.

11 No primeiro dia de cada mês, apresentem ao Senhor um holocausto de dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano, todos sem defeito.

12 Para cada novilho deverá haver uma oferta de cereal de três jarros da melhor farinha amassada com óleo; para o carneiro, uma oferta de cereal de dois jarros da melhor farinha amassada com óleo;

13 e para cada cordeiro, uma oferta de cereal de um jarro da melhor farinha amassada com óleo. É um holocausto, de aroma agradável, uma oferta dedicada ao Senhor, preparada no fogo.

14 Para cada novilho deverá haver uma oferta derramada de meio galão de vinho; para o carneiro, um litro; e para cada cordeiro, um litro. É o holocausto mensal, que deve ser oferecido cada lua nova durante o ano.

15 Além do holocausto diário com a oferta derramada, um bode será oferecido ao Senhor como sacrifício pelo pecado.

Números 28.16 – 31: Os sacrifícios da Páscoa

16 No décimo quarto dia do primeiro mês é a Páscoa do Senhor.

17 No décimo quinto dia desse mês haverá uma festa; durante sete dias comam pão sem fermento.

18 No primeiro dia convoquem uma santa assembleia e não façam trabalho algum.

19 Apresentem ao Senhor uma oferta preparada no fogo, um holocausto de dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano, todos sem defeito.

20 Para cada novilho preparem uma oferta de cereal de três jarros da melhor farinha amassada com óleo; para o carneiro, dois jarros;

21 e para cada cordeiro, um jarro.

22 Ofereçam um bode como sacrifício pela culpa, para fazer propiciação por vocês.

23 Apresentem essas ofertas além do holocausto diário oferecido pela manhã.

24 Façam assim diariamente, durante sete dias: apresentem a comida para a oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor; isso será feito além do holocausto diário e da sua oferta derramada.

25 No sétimo dia convoquem uma santa reunião e não façam trabalho algum.

26 No dia da festa da colheita dos primeiros frutos, a festa das semanas, quando apresentarem ao Senhor uma oferta do cereal novo, convoquem uma santa assembleia e não façam trabalho algum.

27 Apresentem um holocausto de dois novilhos, de um carneiro e de sete cordeiros de um ano, como aroma agradável ao Senhor.

28 Para cada novilho deverá haver uma oferta de cereal de três jarros da melhor farinha amassada com óleo; para o carneiro, dois jarros;

29 e para cada um dos cordeiros, um jarro.

30 Ofereçam também um bode para fazer propiciação por vocês.

31 Preparem tudo isso junto com a oferta derramada, além do holocausto diário e da oferta de cereal. Verifiquem que os animais sejam sem defeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here