Números - Bíblia de Estudo Online

Em Números 36 vemos as regras referentes aos casamentos das herdeiras. Basicamente, Deus não queria que o israelitas se misturassem com as outras nações ou dividissem a terra com elas. Sendo assim, a herança só podia ser compartilhada entre eles.

Isso nos mostra que não devemos compartilhar partes importantes de nossas vidas com os descrentes. Nos Salmos 1, o salmista nos adverte a nos manter longe do caminho dos pecadores.

Ou seja, compartilhar nossos bens com eles é um erro grave e pode comprometer as promessas de Deus em nossa vida. Veja o exemplo de Sansão, Acabe ou mesmo Asa.

Todos acabaram arruinados por práticas que muitas vezes consideramos irrelevantes, que não vão nos causar dano, quando na verdade suas consequências podem ser permanentes e graves.

Se você deseja viver o melhor de Deus e permanecer neste lugar, tome o cuidado de compartilhar a benção de Deus com seus servos. Alimente seus relacionamentos íntimos, de conselheiros, com pessoas que amam a Deus e servem a Cristo.

Esboço de Números 36:

36.1 – 4: A lei da herança

36.5 – 13: Questão decidida 

 

Números 36.1 – 4: A lei da herança

1 Os chefes de família do clã de Gileade, filho de Maquir, neto de Manassés, que pertenciam aos clãs dos descendentes de José, foram falar com Moisés e com os líderes, os chefes das famílias israelitas.

2 E disseram: Quando o Senhor ordenou ao meu senhor que, por sorteio, desse a terra como herança aos israelitas, ordenou que vocês dessem a herança de nosso irmão Zelofeade às suas filhas.

3 Agora, suponham que elas se casem com homens de outras tribos israelitas; nesse caso a herança delas será tirada da herança dos nossos antepassados e acrescentada à herança da tribo com a qual se unirem pelo casamento.

4 Quando chegar o ano do Jubileu para os israelitas, a herança delas será acrescentada à da tribo com a qual se unirem pelo casamento, e a propriedade delas será tirada da herança da tribo de nossos antepassados.

Números 36.5 – 13: Questão decidida

5 Então, instruído pelo Senhor, Moisés deu esta ordem aos israelitas: A tribo dos descendentes de José tem razão.

6 É isto que o Senhor ordena quanto às filhas de Zelofeade: Elas poderão casar-se com quem lhes agradar, contanto que se casem dentro do clã da tribo de seu pai.

7 Nenhuma herança em Israel poderá passar de uma tribo para outra, pois todos os israelitas manterão as terras das tribos que herdaram de seus antepassados.

8 Toda filha que herdar terras em qualquer tribo israelita se casará com alguém do clã da tribo de seu pai, para que cada israelita possua a herança dos seus antepassados.

9 Nenhuma herança poderá passar de uma tribo para outra, pois cada tribo israelita deverá manter as terras que herdou.

10 As filhas de Zelofeade fizeram conforme o Senhor havia ordenado a Moisés.

11 As filhas de Zelofeade, Maalá, Tirza, Hogla, Milca e Noa, casaram-se com seus primos paternos,

12 dentro dos clãs dos descendentes de Manassés, filho de José, e a herança delas permaneceu no clã e na tribo de seu pai.

13 São esses os mandamentos e as ordenanças que o Senhor deu aos israelitas por intermédio de Moisés nas campinas de Moabe, junto ao Jordão, frente a Jericó.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here