Números - Bíblia de Estudo Online

Em instruções prévias, Moisés decretara que a herança de um homem que morreu sem filhos deveria ir para as filhas. Isto tinha surgido de uma situação específica envolvendo as filhas de Zelofeade, um descendente do clã Manassés de Gileade (Números 36:1-12).

A questão agora surgiu quanto à disposição das propriedades de tais filhas que se casaram com homens de outras tribos. Essa terra e propriedade seriam tiradas de Manassés e pertenceriam a essas outras tribos? Permaneceria com outra tribo na época do ano do Jubileu?

O Ano do Jubileu, ocorrendo a cada 50 anos, exigia o retorno de todas as propriedades compradas e hipotecadas aos seus proprietários originais (cf. Lv 25: 8-17).

Presumivelmente, no entanto, isso não ocorreria no caso de propriedades que haviam sido perdidas para um clã pelo casamento. Moisés concordou e, para evitar tal perda de terras tribais, ordenou que as filhas de Zelofeade casassem seus primos paternos, preservando assim sua herança dentro de seu próprio clã (vv. 10-12). (1)

Esboço de Números 36:

36.1 – 4: A lei da herança

36.5 – 13: Questão decidida 

 

Números 36.1 – 4: A lei da herança

1 Os chefes de família do clã de Gileade, filho de Maquir, neto de Manassés, que pertenciam aos clãs dos descendentes de José, foram falar com Moisés e com os líderes, os chefes das famílias israelitas.

2 E disseram: Quando o Senhor ordenou ao meu senhor que, por sorteio, desse a terra como herança aos israelitas, ordenou que vocês dessem a herança de nosso irmão Zelofeade às suas filhas.

3 Agora, suponham que elas se casem com homens de outras tribos israelitas; nesse caso a herança delas será tirada da herança dos nossos antepassados e acrescentada à herança da tribo com a qual se unirem pelo casamento.

4 Quando chegar o ano do Jubileu para os israelitas, a herança delas será acrescentada à da tribo com a qual se unirem pelo casamento, e a propriedade delas será tirada da herança da tribo de nossos antepassados.

Números 36.5 – 13: Questão decidida

5 Então, instruído pelo Senhor, Moisés deu esta ordem aos israelitas: A tribo dos descendentes de José tem razão.

6 É isto que o Senhor ordena quanto às filhas de Zelofeade: Elas poderão casar-se com quem lhes agradar, contanto que se casem dentro do clã da tribo de seu pai.

7 Nenhuma herança em Israel poderá passar de uma tribo para outra, pois todos os israelitas manterão as terras das tribos que herdaram de seus antepassados.

8 Toda filha que herdar terras em qualquer tribo israelita se casará com alguém do clã da tribo de seu pai, para que cada israelita possua a herança dos seus antepassados.

9 Nenhuma herança poderá passar de uma tribo para outra, pois cada tribo israelita deverá manter as terras que herdou.

10 As filhas de Zelofeade fizeram conforme o Senhor havia ordenado a Moisés.

11 As filhas de Zelofeade, Maalá, Tirza, Hogla, Milca e Noa, casaram-se com seus primos paternos,

12 dentro dos clãs dos descendentes de Manassés, filho de José, e a herança delas permaneceu no clã e na tribo de seu pai.

13 São esses os mandamentos e as ordenanças que o Senhor deu aos israelitas por intermédio de Moisés nas campinas de Moabe, junto ao Jordão, frente a Jericó.

 

Referências:

Merrill, E. H. (1985). Numbers. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 257). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here