Números - Bíblia de Estudo Online

Para o ministério levítico descrito em Números 4:1–3. , um levita deveria ter entre 30 e 50 anos de idade. O propósito de contar os machos levitas da idade de um mês ou mais (3: 39-41), portanto, era puramente por causa da redenção do primogênito de Israel.

A idade de 30 anos para a idade mínima de serviço sacerdotal ainda era o costume séculos depois. No entanto, os levitas podiam e serviam em várias funções nas idades mais jovens (Nm 8:24). O que estava envolvido neste relato foi o trabalho pesado de transportar o tabernáculo e todos os seus apetrechos.

Primeiro, os coatitas deviam ser empregados. Aarão e seus filhos tiveram a tremenda tarefa de abaixar o véu (a cortina de proteção, v. 5) e colocá-lo sobre a arca junto com couros e panos (Números 4:4–20).

As razões eram (1) para guardar a arca sagrada do olhar dos olhos humanos (v. 20) e (2) para protegê-la dos elementos. Eles deveriam fazer o mesmo com a mesa da Presença (“a mesa dos pães da proposição”, v. 7, KJV) com todos os seus vasos, o candelabro (v. 9), e todos os outros artigos usados ​​no culto do tabernáculo (v 12).

Eles deveriam limpar o grande altar de bronze do holocausto de suas cinzas e cobrir e seus utensílios com um pano e peles (vv. 13-14). Para todos esses objetos pesados, Aarão e seus filhos deveriam amarrar os bastões de transporte apropriados (vv. 6, 8, 11, 14) ou armações (vv. 10, 12).

Quando todos haviam sido preparados pelos sacerdotes, os remanescentes coatitas levíticos, deveriam transportar os móveis mencionados acima, sendo extremamente cuidadosos em não tocar em nenhum dos objetos para que eles não morressem (v. 15; cf. vv. 19-20).

Eleazar o sacerdote, deveria supervisionar todo o procedimento e ver que os óleos, incenso e grãos eram manuseados adequadamente (v. 16). (1)

Esboço de Números 4:

4.1 – 20: O trabalho dos levitas

4.21 – 33: A responsabilidade das famílias levitas

4.34 – 49: Contagem das famílias levitas 

 

Números 4.1 – 20: O trabalho dos levitas

1 Disse o Senhor a Moisés e a Arão:

2 Façam um recenseamento dos coatitas na tribo de Levi, pelos seus clãs e famílias;

3 contem todos os homens entre trinta e cinquenta anos, aptos para servir, para que façam o serviço da Tenda do Encontro.

4 O serviço dos coatitas na Tenda do Encontro será o cuidado das coisas santíssimas.

5 Quando o acampamento tiver que mudar, Arão e os seus filhos entrarão e descerão o véu protetor e com ele cobrirão a arca da aliança.

6 Depois a cobrirão com couro, estenderão um pano inteiramente azul sobre ela e colocarão as varas no lugar.

7 Sobre a mesa da Presença eles estenderão um pano azul e colocarão os pratos, os recipientes para incenso, as tigelas e as bacias para as ofertas derramadas, e os pães da Presença, que devem estar sempre sobre ela.

8 Sobre tudo isso estenderão um pano vermelho e o cobrirão com couro. Depois colocarão as varas no lugar.

9 Pegarão também um pano azul e cobrirão o candelabro usado para iluminação, as suas candeias, as suas tesouras de aparo, os seus apagadores e todos os jarros para o seu suprimento de óleo.

10 Em seguida o embrulharão com todos os seus utensílios numa cobertura de couro e o colocarão num suporte para carregar.

11 Sobre o altar de ouro estenderão um pano azul e o cobrirão com couro. E colocarão as suas varas no lugar.

12 Apanharão todos os utensílios usados na ministração no santuário, depois os embrulharão num pano azul e os cobrirão com couro; a seguir os colocarão num suporte para carregar.

13 Tirarão a cinza do altar de bronze e estenderão sobre ele um pano roxo.

14 Colocarão sobre ele todos os utensílios usados na ministração no altar: os braseiros, os garfos de carne, as pás e as bacias da aspersão. Sobre ele estenderão uma cobertura de couro e colocarão as varas no lugar.

15 Quando Arão e os seus filhos terminarem de cobrir os utensílios sagrados e todos os artigos sagrados, e o acampamento estiver pronto para partir, os coatitas virão carregá-los. Mas não tocarão nas coisas sagradas; se o fizerem, morrerão. São esses os utensílios da Tenda do Encontro que os coatitas carregarão.

16 “Eleazar, filho do sacerdote Arão, ficará encarregado do azeite para a iluminação, do incenso aromático, da oferta costumeira de cereal e do óleo da unção. Ficará encarregado de todo o tabernáculo e de tudo o que nele há, isto é, seus utensílios e seus artigos sagrados”.

17 O Senhor disse ainda a Moisés e a Arão:

18 Não permitam que o ramo dos clãs coatitas seja eliminado dentre os levitas.

19 Mas, para que continuem vivos e não morram quando se aproximarem das coisas santíssimas, Arão e os seus filhos entrarão no santuário e designarão a cada homem a sua tarefa e o que deverá carregar.

20 Os coatitas não entrarão para ver as coisas sagradas, nem por um breve momento, para que não morram.

Números 4.21 – 33: A responsabilidade das famílias levitas

21 E o Senhor disse a Moisés:

22 Faça também um recenseamento dos gersonitas, pelas suas famílias e clãs;

23 conte todos os homens entre trinta e cinquenta anos, aptos para servir, para que façam o serviço da Tenda do Encontro.

24 Este é o serviço dos clãs gersonitas, o que devem fazer e carregar:

25 Eles levarão as cortinas internas do tabernáculo, a Tenda do Encontro, a sua cobertura, a cobertura externa de couro, as cortinas da entrada da Tenda do Encontro.

26 Farão tudo o que for necessário com aquelas coisas e com as cortinas externas do pátio que rodeia o tabernáculo e o altar, com a cortina da entrada, com as cordas e com todos os utensílios usados em seu serviço.

27 Todo o serviço deles, tudo o que devem fazer e carregar estará sob a direção de Arão e de seus filhos. Designe como responsabilidade deles tudo o que tiverem que carregar.

28 Esse é o serviço dos clãs gersonitas na Tenda do Encontro. Suas atividades estarão sob a supervisão de Itamar, filho do sacerdote Arão.

29 Conte os meraritas conforme os seus clãs e famílias,

30 todos os homens entre trinta e cinquenta anos, aptos para servir, para que façam o serviço da Tenda do Encontro.

31 Esta é a responsabilidade deles no serviço que deverão realizar na Tenda do Encontro: carregar as armações do tabernáculo, seus travessões, suas colunas e suas bases,

32 bem como as colunas do pátio, que rodeia a tenda, com suas bases, suas estacas e suas cordas; todos os seus utensílios e tudo o que está relacionado com o seu uso. Designe a cada um aquilo que deverá levar.

33 Esse é o serviço dos clãs meraritas. Todo o serviço deles na Tenda do Encontro estará sob a supervisão de Itamar, filho do sacerdote Arão.

Números 4.34 – 49: Contagem das famílias levitas

34 Moisés, Arão e os líderes da comunidade contaram os coatitas, conforme seus clãs e famílias,

35 todos os homens entre trinta e cinquenta anos, aptos para servir, para que fizessem o serviço da Tenda do Encontro.

36 Foram contados, conforme os seus clãs, 2. 750 homens.

37 Esse foi o total de recenseados dos clãs coatitas que serviam na Tenda do Encontro. Moisés e Arão os contaram de acordo com a ordem do Senhor, anunciada por Moisés.

38 Os gersonitas foram contados conforme os seus clãs e famílias,

39 todos os homens entre trinta e cinquenta anos, aptos para servir, para fazer o serviço da Tenda do Encontro.

40 Foram contados conforme os seus clãs e famílias 2. 630.

41 Esse foi o total de recenseados dos clãs gersonitas que serviam na Tenda do Encontro. Moisés e Arão os contaram de acordo com a ordem do Senhor.

42 Os meraritas foram contados conforme os seus clãs e famílias,

43 todos os homens entre trinta e cinquenta anos, aptos para servir, para fazer o serviço da Tenda do Encontro.

44 Foram contados conforme os seus clãs 3. 200.

45 Esse foi o total de recenseados dos clãs meraritas que serviam na Tenda do Encontro. Moisés e Arão os contaram de acordo com a ordem do Senhor, anunciada por Moisés.

46 Assim Moisés, Arão e os líderes de Israel contaram todos os levitas conforme os seus clãs e famílias;

47 todos os homens entre trinta e cinquenta anos de idade que vieram para servir e carregar a Tenda do Encontro

48 somavam 8. 580.

49 Conforme a ordem do Senhor anunciada por Moisés, a cada um foi designado o seu trabalho e foi dito o que deveria carregar. Assim foram todos contados, conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.

 

Referências:

Merrill, E. H. (1985). Numbers. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 1, p. 220–221). Wheaton, IL: Victor Books.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here